Jump to content
Sign in to follow this  
GSI2

persianas eletricas + arduino = domotica

Recommended Posts

GSI2

Boas

Tenho persianas elétricas em todas as divisões da minha casa cada persiana tem o seu comando e não dispõe de qualquer outro tipo de controle (interruptor de parede) eu queria criar um novo comando mas que fosse master que fechasse ou abrisse todas em simultâneo e ao mesmo tempo fazer isso através do computador tanto para fechar todas ou individualmente. Existe alguma forma de "ler" a frequência a que trabalha cada comando (e a sua função abrir/parar/fechar) e recriar essa mesma através do computador com algum tipo de hardware?

Pelo que pesquisei sobre o arduino as possibilidades são imensas e facilmente se encontra boa informação pela web, mas não para o que acabo de mencionar.

O arduino iria ser usado para controlar todos os pontos de luz que tenho a trabalhar com kits de tomada com comando que desmontei e alterei para controlar a iluminação da casa.

Existe a possibilidade de controlar as persianas com o arduino?

bubulindo

As persianas e luzes funcionam com X10??

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

GSI2

Desmontei um dos comandos das persianas e vejo la um emissor 433Mhz a questão é, e visto que não percebo nada de nada destas frequências ou qualquer outro tipo. Será possível com o arduino com apenas um transmissor emitir as diversas frequências para cada uma das persianas e as suas funções abrir/parar/fechar ou seja escolher qual a frequência (por software) e emitir pelo arduino.

Deste modo nem precisava de qualquer ligação física com as persianas nem os módulos da luzes desvantagem não tenho qualquer tipo de resposta para o arduino fico sem saber o estado aberto/fechado e nas luzes o mesmo.

Não, as persianas não funcionam com X10.

M6

As persianas e luzes funcionam com X10??

Sim.

O X10 comanda quase tudo.

Podes é ter de trocar algumas peças.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

bubulindo

Eu referia-me ao X10, sobre a rede electrica... erro meu em nao especificar mais.

Nao me parece que seja este o caso, no entanto.

Se arranjares um transdutor (ou receptor) de 433MHz, podes tentar descobrir o que e que o comando envia para o receptor da persiana e depois colocares o Arduino a enviar esse comando. Pode dar trabalho... mas e possivel de chegar la. Se realmente o protocolo for o X10 e tiveres a descricao do mesmo, e so implementar os comandos e ligar um transmissor nessa mesma frequencia ao arduino.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

GSI2

Já comprei um Arduino Mega + emissor e receptor de 433Mhz e com a ajuda deste topic http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1216065789

e as livrarias KaKuDecoder consegui descobrir todos os sinais dos comandos que dizem respeito a iluminação.

Comprei tb um comando para as persianas que me permite fechar ou abrir as persianas uma a uma ou todas em simultâneo.

Criei servidor web e depois de algumas horas a implementar funções já consigo ligar e desligar tudo a partir do PC excepto as persianas.

Não consigo descodificar o sinal das persianas  😡 como fiz para os kits de tomada com comando.

Estou perdido e sem orientação para onde seguir  :cheesygrin: a frequência das persianas estão a dar conta de mim 😡

Alguém experiente em 433Mhz que me possa indicar o caminho a seguir para descodificar o sinal delas?

Já nem o google me ajuda.

bubulindo

LOL reparei agora no título e domotica não é só o Arduino e persianas. LOL

Quando dizes que não consegues descodificar, o que queres dizer??

Sabes qual é a frequência que as persianas funcionam? É mesmo 433MHz?

E qual é a baud rate que as persianas usam?

Chegas a receber alguma coisa, mas não consegues fazer sentido do que recebes, ou não recebes mesmo nada??

Tens o modelo das persianas para tentarmos encontrar mais info?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

GSI2

domotica de baixo custo, ou domotica de pobre :cheesygrin:

Sim as persianas funcionam a 433 porque vejo la o emissor no comando mas usando as livrarias kaku não obtenho

qualquer tipo de resposta por parte do arduino, conforme tenho com os outros comandos das tomadas.

Não sei qual é o baud rate, as persianas são da perfialsa. No site deles não tem qualquer tipo de informação.

http://www.perfialsa.pt/menu02txt/02produtos/pro_motores01.html

bubulindo

Os baud rates são normalizados (regra geral) experimenta com todos os valores. :\

include <ai se te avio>

Mãe () {

}