Jump to content
Sign in to follow this  
nelgaio

Quiosque Multimédia VB2010+Access DB

Recommended Posts

nelgaio

Boas :P

Estou a criar um projecto para a escola, Quiosque Multimédia, que consiste em o aluno/admin fazer o login na aplicação que irá poder consultar as suas notas, faltas e sumários, o admin poder editar, ou seja, introduzir as notas, faltas e sumários. Já conectei a base de dados ao Visual Basic, consegui fazer o login mas queria fazer mais algumas coisas e que era necessário para tal ficar a funcionar da maneira desejada. Precisava de ter alguma maneira de identificar quem está a ser logado, se o aluno ou o admin, para depois o botão de introduzir as notas ficar enable para o admin e para os alunos não. Agradecia uma ajuda, quero acabar com isto!  ;)

Weasel

É simples, crias uma tabela na base de dados chamada utilizadores (por exemplo) com (pelo menos) os seguintes campos

Username, password, tipo

Exemplo:

joao, 23AD34j, admin

miguel, nicker92, aluno

Os utilizadores ao fazer login e ao serem validados (a password e o username estarem correctos) irás dar as permissões devidas de acordo com o campo "tipo"

If tipo = "admin" Then
Button1.Enabled = True
End If

Atenção isto é um exemplo guia muito básico do que deves fazer/seguir, pois podes fazer coisas muito mais complexas.

Ex.

• Criar uma tabela com as permissões de cada utilizador;
  • Encriptar as passwords para que quem gere a base de dados não tenha acesso ás mesmas;
  • Criar uma tabela registo com todas as acções dos utilizadores dentro do software;
  • etc.

Knowledge to the masses

nelgaio

Vou ver o que consigo fazer ;) Será que dá para depois de fazer login, no form ter o nome da pessoa logada e se é admin ou aluno?

nelgaio

Preciso de uma sintaxe qualquer para ir buscar a variável tipo_utilizador da tabela, mas não sei qual. Coloquei algo do género, mas não está a dar.

Dim tipo = Login.PapDataSet.Login.tipo_utilizadorColumn.ReadOnly

If tipo = "1" Then

Button5.Enabled = False

End If

nelgaio

Já tinha programado com VB, mas nunca tinha com uma base de dados access  ;)

Ajudem-me a ir buscar esta variável da tabela do access  :P

nelgaio

Preciso de uma ajudinha  :)

Fiz com esta query o login

SELECT        COUNT(*) AS Result, utilizador AS UtilizadorInput, [password] AS PasswordInput, tipo_utilizador AS TipoUtilizador

FROM            Login

GROUP BY utilizador, [password], tipo_utilizador

HAVING        (COUNT(*) = 1) AND (utilizador = ?) AND ([password] = ?) OR

(tipo_utilizador = '1') OR

(tipo_utilizador = '2')

Vi neste video:

https://www.youtube.com/embed/XMhwAG0pYJE?feature=oembed

Precisava de ajuda para agora dizer que button1.enabled=false quando o tipo de utilizador for "1", que é o aluno. Este botão só deve aparecer para o administrador.

Ajudem-me!! 😲

nelgaio

Se alguém souber uma maneira melhor de conectar à base de dados access e que me dê uma ajudinha. Pois acho que desta maneira não vai funcionar.