Jump to content
Marzkor

C#.Net vs VB.NET

C#.Net Ou VB.Net  

17 members have voted

1. 1. C#.Net Ou VB.Net

• C#
      7
    • VB
      10

Recommended Posts

Marzkor

A minha questão é qual é melhor melhor linguagem .Net, Vb ou C# tendo em consideração os seguintes factores:

- Velocidade de Desenvolvimento

- Velocidade de Execução

- Sintaxe

- Procura de Trabalho

- Salário

- Futuro!!!

- Suporte (apoio por parte da m$ às linguagens)

- Aplicação (será mesma pois são baseadas .net  ou uma tem mais que a outra)

bioshock

Ambas fazem o mesmo. Apenas têm duas ou três diferenças substanciais que já foram debatidas aquilo pelo fórum.

O factor sintaxe é estúpido. Isto porque é à escolha do freguês. Pessoalmente prefiro código limpo ou seja código onde, mesmo quem não seja da área da programação, perceba.

Relativamente à procura de trabalho, esse sim é um factor válido e tendo em consideração as vezes que consultei anúncios em que pediam .NET para desenvolvimento, posso dizer-te que em 70% dos casos é pedido C#.

Marzkor

Em relação ao Salário e ao Futuro pois para mim o mais importante neste momento é futuro porque como disseste neste momento são muito parecidas ?

bioshock

São tão parecidas que existem conversores entre as mesmas. O que fazes numa fazes noutra, propriamente dito. É uma questão de escolha, como já o disse.

O mercado de trabalho é sempre uma incógnita. Num ano pode haver uma aptidão para procura de programadores .NET (ASPx, VB e/ou C#) como no ano seguinte a direcção ser totalmente inclinada para PHP (por exemplo).

Podes ler muitos artigos, obter muitas opiniões, mas o que interessa é o que tu escolhes.

Marzkor

Tive a fazer mais umas pesquisas e o C# permite unmanaged code(O que é isto?)

ribeiro55

Unmanaged code é código que é "compilado directamente para código máquina", mega baixo nível, não passa por uma linguagem intermédia.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Marzkor

Desse ponto de vista o C# é mais forte do que o VB.Net, por ter esta opção?

Outra questão é pq que há mais empresas a pedir C# do que VB.Net? É mais poderoso?

Porque eu já tenho alguns conhecimentos de Vb.Net e não queria aprender uma linguagem que "não me vale de nada"(aprender o que já sei, para que ?), seria desperdiçar o meu tempo.

uncle_j

Em primero lugar o v.net e o c#.net , usam o mesmo  .net framework, 90% sao iguais, mais com syntaxe diferentes. C# .net ( e igual ao  java) e a linguagem escolhida pela Microsoft para competetir com o java.No mercado de trabalho o java e o c#.net estao no topo.

Acho que o importante e sabares programar bem sem bugs, depois escolhes a tua linguagem preferida.

http://www.dmbcllc.com/Articles/WebDevelopment/VBNETorCSharp/tabid/164/Default.aspx

Marzkor

Apesar de as duas linguagens serem .net elas tem diferenças. Mas n respondeste a minha questão pq que as empresas preferem C#?

Weasel

Apesar de as duas linguagens serem .net elas tem diferenças. Mas n respondeste a minha questão pq que as empresas preferem C#?

Imagino que seja pela sintaxe ser mais parecida com as demais (C, C++, etc.)

Knowledge to the masses

Caça

Imagino que seja pela sintaxe ser mais parecida com as demais (C, C++, etc.)

Quem já está habituado ao VB, facilmente consegue programar em C#, isto é, desde que não seja um programa que requer conhecimentos muito avançados.

As diferenças são poucas na minha opinião.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

jpaulino

Essencialmente porque C# foi a grande aposta da Microsoft para combater outras linguagens como Java,php,etc.

O Visual Basic já existia e as equipas de desenvolvimento eram independentes (quando se lançou a plataforma .NET). A equipa de desenvolvimento de C# fez um grande esforço para tornar esta numa grande linguagem, mas a equipa de VB não acompanhou, e muitas funcionalidades apareceram apenas em C#.

Além disso, como o sintaxe é semelhante (em alguns aspectos) a Java, C, C++, etc, muitos programadores acabaram por mudar para C# pois a curva de aprendizagem era relativamente rápida e a produtividade que se conseguia com esta plataforma .NET era aliciante para os mercados.

Hoje a realidade é bem diferente e existe inclusivé uma estratégia de co-evolução das duas linguagens, onde todas as novidades são lançadas para ambas(VB.NET e C#), e está-se a tornar as duas cada vez mais semelhantes. O Visual Studio 2010, plataforma .NET Framework 4.0 é a prova disso, tendo o VB.NET incorporado algumas funcionalidades que apenas existiam em C# e tendo também o C# incorporado algumas funcionalidades que apenas existiam em VB.NET.

Outra das provas desta estratégia de co-evolução é o recente lançamento da versão em VB para desenvolvimento em Windows Phone 7 e o anuncio (que será também muito em breve) da versão em VB de XNA (desenvolvimento jogos, XBox, etc).

No entanto, ainda há quem pense que C# é muito superior a VB.NET, e essa mentalidade leva algum tempo a mudar :/

Já dizia Albert Einstein: "É  mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito"

Marzkor

Jpaulino obrigado pela resposta, fiquei muito mais esclarecido.

Em edições futuras poderá ser possível mudar a linguagem da aplicação, dentro do próprio Visual Studio, ou seja, poderemos ter programadores de VB.NET e C# a trabalhar na mesma aplicação.
Quando é que está previsto sair esta funcionalidade? :cheesygrin:

Só n percebo o facto de  Java ser multi-plataforma e C#  logo axo que n é possível combater tal diferença. 🤔

jpaulino

Quando é que está previsto sair esta funcionalidade? :cheesygrin:

Já esteve mais longe :D

Marzkor

A sintaxe de C# é igual a de java?

Se sim, talvez mas vale aprender java pois possui multi-plataforma e outras vantagens ?

Triton

De que resultado estás à espera no quadro de VB.NET? Claro que vão dizer que VB.NET é melhor. :cheesygrin:

<3 life

Caça

Talvez porque criaste o tópico na secção VB.NET...

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Marzkor

lol criei na secção do Vb.net porque é o que tem mais tópicos logo a mais pessoas que vêm. Não há nada a fazer :)