Jump to content
thoga31

[Fedora 14 | Problema] Boot não inicia

Recommended Posts

thoga31

Boas, pessoal,

Estou a entrar agora no mundo Linux, e, como li que é um OS bom para principiantes como eu no Linux que sempre trabalhou com Windows, instalei o Ubuntu através do próprio Windows (excelente para geeks como eu :D ).

Estou a apreciar a experiência, apesar de ainda não me entender com as instalações de outras aplicações através da shell. Hábito do "seguinte > seguinte > seguinte > ... > concluir" ;)

Contudo, estou a gostar bastante do Fedora (vi-o nos PCs da minha universidade), e decidi instalá-lo. Então, fiz o download do Live CD para poder testar e depois instalar caso gostasse mesmo, e deparei-me com uns problemas. Estou a utilizar a minha pen drive de 1GB com o ISO já "descompactado", e obrigo o PC a arrancar pela pen...

Primeira tentativa...

Missing operating system

Tive de fazer Ctrl+Alt>Del. Depois, decidi refazer o download, e houve progressos... Segunda tentativa... diz que falta o BOOTMNG, por favor, prima Ctrl+Alt+Del... e, mais uma vez, o thoga faz o milagre das três teclas...

Terceira tentativa, quarta, quinta, sexta... sábado, e hoje domingo :P , não sai daí.

Sinceramente, não sei o que fazer. Já experimentei fazer o download do DVD completo, de 3.3GB, arranco através do DVD, este é lido por 3 segundos, e aparece o ecrã de selecção de OS...

What's the problem?

Alguém me pode dar uns conselhos e umas dicas, versão geek? :D

Cumpz,

Thoga31

Knowledge is free!

portaro

quando é lido ele chega a carregar a imagem ou seja

texto de boot (grub)

clicas

e que acontece?

fica tudo preto?

Placa gráfica?

thoga31

Adoraria ver o menu que o Fedora mostra... ;)

Mas não, apenas me são mostradas mensagens em "linha de comandos" (ecrã preto, letras cinzentas...)

O DVD não corre, pela pen ou diz que falta o OS ou diz que falta o tal BOOTMNG... menu do Fedora, nem vê-lo...

Knowledge is free!

apocsantos

Boa noite,

É estranho acontecer isso com a distrib. GNU/Linux Fedora. Já confirmas-te que o DVD está bem gravado? E que a bios está a fazer a sequência de boot correcta?

Eu instalei recentemente Fedora num pc e não tive problema nenhum.

Nessa maquina já tentas-te instalar a distribuição Ubuntu? Li acima que estavas a experimentar Ubuntu.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

portaro

Se falta a bootmng então o conteúdo de cd não está correcto tem de carregar o vmlinuz.

Tenta voltar a gravar certifica-te de comprovar o md5sum do iso, e se faze boot ppor pen escolhe esse caminho nas opções de boot f2 - (pode variar de acordo com o tipo de pc)  ou na sequência de boot  f12.

thoga31

Bem, experimentei instalar o Fedora nos meus dois PCs, e em ambos falta o BOOTMGR (não MNG, enganei-me :P )

Em ambas as "máquinas" meti-lhe o Ubuntu 10.10, sem problemas, pelo instalador "fácil" - aquele que faz o download a partir do Windows e instala na hora, em que no final basta reiniciar.

Pois, também acho que o DVD e o ISO (LiveCD) estão com falta de ficheiros. Mas um amigo meu está com o mesmo problema, e ele tem colegas na universidade exactamente com o mesmo problema do BOOTMGR!!! 😲

Sinceramente, já não sei quais as voltas a dar mais! :crazy:

Obrigado pelas respostas dadas até agora. :P Grato!

Cumpz.

EDIT:

De referir que já tentei o download do DVD por link directo e por torrent, bem como o Live CD por ambos os métodos. ;)

Também tentei primeiro o ambiente Desktop, e depois o skin KDE... Vira o disco e toca o mesmo...

Experimentei o PT. Vou experimentar o EN, isto nunca se sabe! ;)

Knowledge is free!

apocsantos

Boa tarde,

É possível que em Inglês (EN) funcione, pois pode ser um bug especifico na tradução para PT. Já me aconteceu semelhante com openSuse.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

thoga31

O inglês também não funciona. Tentei o Mandriva, tanto o DVD como o LiveCD, e o primeiro não faz nada: mostra o ecrã de selecção de OS à mesma. O Live CD indica a falta do BOOTMGR.

Ou a internet anda com gula e a comer-me os mesmos ficheiros por vício, ou o problema está mesmo em ambos os PCs!!!

Mais alguma sugestão sobre o que se terá passado, ou como tentar resolver?

Knowledge is free!

apocsantos

Bom dia,

Fiquei com uma questão: Já testas-te o mesmo CD/DVD em pc's diferentes? Pode eventualmente ser uma "birra" na BIOS. 

Alguns fabricantes de pc's portáteis, incluem algumas opções de configuração da controladora do HDD na BIOS, que causam esse tipo de problemas. De cabeça não sei qual é a opção, mas tenho isso apontado. Caso o problema se mantenha num só PC, diz a marca e modelo do pc ou da BIOS que eu vejo na cabula o "truque" para evitar esse problema.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

thoga31

Fiquei com uma questão: Já testas-te o mesmo CD/DVD em pc's diferentes? Pode eventualmente ser uma "birra" na BIOS. 

Boas, apocsantos.

Experimentei nos meus dois PCs e no PC do meu amigo.

Os meus PCs são:

• Asus A6JC
    OS de origem: Windows XP Home Edition (v2002). OS actual: Windows XP Home Edition SP3
  • HP530
    OS de origem: Windows Vista Home Premium. OS actual: o mesmo (mas SP2).

O PC do meu amigo é um Toshiba, não me lembro do modelo, mas sei que tem cerca de 3 anos, veio com o programa e-escola quando era só para 10ºs anos.

Cumpz.

Knowledge is free!

apocsantos

Bom dia,

Tentei instalar numa maquina, só mesmo para "despistagem", e em modo gráfico no Asus A6JC, ele efectivamente "faz birra", por causa de drivers. Fiz a instalação em modo de texto e instalei o ambiente grafico posteriormente sem dificuldades.

Como a maquina era emprestada (de um colega de trabalho), não tive tempo para realizar mais testes. Alterei a ordem de boot da Bios, desactivei a gestão de energia, e instalei em modo de texto.

Penso que o problema possa mesmo estar com alguma incompatibilidade de algum modulo do kernel "base" da distribuição Fedora.

Se tiveres oportunidade coloca cá o texto ou "imagem" do texto que de aparece com o erro, para ser mais simples e correcto dar-te mais indicações de como ultrapassar. Uma coisa posso já dizer-te: Não existem impossiveis! :D

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

thoga31

Boas, apocsantos!

Finalmente consegui uma explicação: o modelo A6JC faz birra! :D   Assim já sei que não é de download defeituoso nem nada disso...

Nem é necessário screenshot... :)   É muito simples. Coloco o DVD/CD ou inicio através da pen drive (premir ESC --> escolher USB Drive "bla bla bla"), e acontece o seguinte:

• DVD/CD
    Aparece o cursor a piscar

_

e, quando o DVD/CD aparenta estar a ser lido, apresenta repentinamente o ecrã de selecção de OS, sem "dizer" mais nada:

(...)
    Microsoft Windows XP
    Ubuntu
    Tempo restante (...): 30_
    Para opções avançadas de arranque, prima F8.

• Pen Drive
    Aparece a seguinte mensagem:

Falta BOOTMGR
    Prima Ctrl+Alt+Del para reiniciar.
    _

Nada é impossível. Mas para um beginner em Linux, instalar por texto e depois o GUI à parte, isso é um desafio e pêras... B)

Cumpz.

Knowledge is free!

apocsantos

Boas,

Tal como eu deduzi pelo teste que fiz, ele faz birra. Eu ando bastante ocupado ultimamente com trabalhos de ultima hora que supostamente já deveriam estar feitos "antes de ontem" mas só me chegaram às mãos hoje, por isso não terei grande disponibilidade para voltar a pedir o Asus emprestado para fazer um manual de como ultrapassar o problema, pelo menos nas próxima semana.

De qualquer forma, vê na net os manuais da distribuição GNU/Linux Fedora que encontras informação "passo-a-passo" de como instalar em modo de texto e instalar o ambiente gráfico posteriormente.

Pensa neste desafio como um "bom desafio" para ser ultrapassado. Eu recordo-me da primeira vez que instalei GNU/Linux, na altura Red-Hat 4.1 o desafio que foi configurar o Xfree86, para quem se lembrar disso. Eu perdi um fim de semana a "dar voltas ao miolo" para o conseguir fazer e acabei achando a experiência "gratificante". Ainda por cima a internet naquele tempo era "à rasca" comparado com o que existe actualmente.

Dá uma olhada na documentação, não é assim tão dificil! quando te aparece o cursor a piscar ele já leu o boot e tentou carregar a gui de instalação, se fizeres (salvo erro) crtl+f1 ele deve mostrar-te o que está a acontecer "por detraz" e onde está a "fazer birra" eu de cabeça não me lembro, pois testei de madrugada...

Vai postanto novidades de como isso corre :)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

thoga31

Boas, apocsantos.

Ok, vou enfrentar o desafio. Mas admito que tenho muito receio de "dar cabo" de um dos computadores... Foram formatados ambos há pouco tempo, não me apetece fazer mais uma directa a configurá-los a contra-relógio, pois são as minhas ferramentas de trabalho indispensáveis de momento... O que um faz, o outro não faz, literalmente (gestão de HDD à minha maneira para não sobrecarregar os dois, pois nenhum tem mais de 100GB :) ).

Cumpz.

Knowledge is free!