Jump to content
Elyst

ler, imprimir e inverter vectores

Recommended Posts

Elyst

Boas tardes,

Sou um iniciado em programação e estou a criar um pequeno programa que lide com vectores.

O objectivo seria que o programa regista-se valores dados pelo utilizador, fosse capaz de imprimir o vector e por fim inverter o mesmo.

A minha ideia inicial era criar um menu simples no main. Teria um ciclo propositadamente infinito que pedia ao utilizador um número e com base nesse número corria uma função (por exemplo ao carregar no 2 o programa ia ler o vector e correr a função destinada para esse mesmo fim). Logicamente um dos botões terminaria o programa.

os erros que o meu código dá:

. Ao executar uma das funções ele diz "falha na segmentação"

. Não sei exactamente como fazer para inverter o vector. Pensei em escreve-lo ao contrario começando o ciclo em 100 e correndo até 0. Mas se o vector só tiver 10 números então o que isto fará será escrever 90 zeros e termina a função

. uma pergunta : para chamar o vector para uma função qualquer tenho de usar v[100] ou posso apenas escrever v ? Isto porque v[100] é um vector com 100 posições de memória e v é apenas um inteiro não é?

#include <stdio.h>

int writevector (int v[100]) /*regista valores no vector*/
{
  int i;
  printf("insira os valores a preencher no vector, para parar introduza o valor '-1' ");

for(i=0;i<100;i++)
  {scanf("%d",&v[i]);
  if(i==(-1)) {printf("terminou o vector"); break;}
  }
}

int printvector (int v[100])	/*escreve os valores no vector*/
{
  int i;
  printf("escrevendo o vector...");
  for(i=0;i<100;i++)
  { printf("%d ",v[i]);
  }
}

int invertvector (int v[100])	/*inverte os valores no vector*/
{
  int i;

for(i=100;i>0;i--)
  {
   printf("%d",v[i]);
  }
}

int main ()
{
  int v[100], i, c;

for(i;
  {
  printf("(1) escrever. (2) ler. (3) inverter, (4) sair do programa ");
  scanf("%d",&c);

switch (c)
    {	case (1): writevector (v[100]); break;
        case (2): printvector (v[100]); break;
case (3): invertvector (v[100]); break;
case (4): return 0;
    }
   }
return 0;
}

Muito obrigado pela ajuda

Cumps.

PS: desculpem qualquer erro ridículo que apareça por aí, por enquanto não vejo nenhum mas estou certo que deve haver muitos  😳

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

Localhost

O problema de segmentation fault está precisamente na maneira como chamas as tuas funções e como as defines. Para se passar um vector para uma função tens de ter (na definição - cabeçalho - da função) um ponteiro que vai receber o primeiro elemento - o seu endereço - e mandar para ela esse mesmo endereço.

Em código:

void print_string (char *my_string) // recebe o endereço do inicio da string
{
    scanf ("%s", my_string);
    printf ("%s\n", my_string);
}

char my_string[MAX];

print_string (my_string); // passámos o endereço do primeiro elemento. Também podia ser: print_string (&my_string[0]);

Em relação ao problema de inverter a string, tens que utilizar a função strlen.

here since 2009

NelsonBN

verifica lá assim:

#include <stdio.h>

int writevector (int *v) /*regista valores no vector*/
{
  int i,aux;
  printf("insira os valores a preencher no vector, para parar introduza o valor '-1' ");

for(i=0;i<100;i++)
  {scanf("%d",&aux);
  if(aux==(-1)) {printf("terminou o vector"); break;}
else { v[i] = aux;}
  }
return i;
}

int printvector (int *v, int t)        /*escreve os valores no vector*/
{
  int i;
  printf("escrevendo o vector...");
  for(i=0;i<t;i++)
  { printf("%d ",v[i]);  }
}

int invertvector (int *v, int t)        /*inverte os valores no vector*/
{
  int i;

for(i=t-1;i>=0;i--)
  {
   printf("%d ",v[i]);
  }
}

int main ()
{
  int v[100], i, c,z=0;

for(i;
  {
  printf("(1) escrever. (2) ler. (3) inverter, (4) sair do programa ");
  scanf("%d",&c);

switch (c)
    {        case (1): z=writevector (v); break;
        case (2): printvector (v,z); break;
        case (3): invertvector (v,z); break;
        case (4): return 0;
    }
   }
return 0;
}

Elyst

Já percebi qual o meu erro. Devia chamar o vector para as funções como um apontador, estou a ver...

Estive a testar as alterações que o NelsonBN fez e o programa funciona bem. Ainda assim restam-me 3 perguntas.

1) Como é que é feita a inversão do vector? Chamas para a função também um inteiro "z" que é zero... portanto o ciclo nem deveria começar... será que podias explicar melhor este ciclo "for(i=t-1;i>=0;i--)" na parte em que o vector é invertido?

2) Na função que escreve o vector tenho a mesma dúvida. Como é que a função não escreve o -1 ?

3) Não é muito importante mas no fim do programa escrevi "return 0;" a seguir ao ciclo infinito. É redundante pois o programa nunca vai usar aquela linha de código. O programa nunca sairá do ciclo a menos que eu use o "case (4)". Seria melhor eu mudar para

case (4): break;
    }
   }
return 0;
}

acho que esta questão é mais relacionada com o que é de facto boa prática e não tanto quanto ao como funciona. Mas também convém ter boa prática para manter programas claros e simples.

Muito obrigado pela ajuda.

Cumps.

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

NelsonBN

1) Como é que é feita a inversão do vector? Chamas para a função também um inteiro "z" que é zero... portanto o ciclo nem deveria começar... será que podias explicar melhor este ciclo "for(i=t-1;i>=0;i--)" na parte em que o vector é invertido?

Se reparares bem z só vai ter zero quando o programa arranca.... depois de inserires os valores no vector, ele assume o numero de valores inseridos no vector....

case (1): z=writevector (v); break;

2) Na função que escreve o vector tenho a mesma dúvida. Como é que a função não escreve o -1 ?

scanf("%d",&aux);
  if(aux==(-1)) {printf("terminou o vector"); break;}
        else { v[i] = aux;}

repara que recebes os valores para uma variável auxiliar, e depois verificas se é igual a -1, caso seja interrompes o "for", caso contrario manda o valor dessa variável para o vector...

3) Não é muito importante mas no fim do programa escrevi "return 0;" a seguir ao ciclo infinito. É redundante pois o programa nunca vai usar aquela linha de código. O programa nunca sairá do ciclo a menos que eu use o "case (4)". Seria melhor eu mudar para

é suficiente este:

case (4): break;
    }
   }
return 0;
}

mas eu para fazer menus, sou mais adepto da função do..while,

na minha opinião do ciclo for deve ser usado quando sabemos o inicio e fim de algo....

os ciclos while e do..while deve ser usados quando sabemos quando determinada coisa começa, mas não sabemos ao certo quando acaba.... mas isto é a minha opinião....

mas como já deves ter reparado em programação, há muitas maneiras de resolver o mesmo problema...

Elyst

só para esclarecer.

1) Z vai portanto tomar o ultimo valor do vector certo? e é usado para marcar o fim na função que escreve o vector certo?

2) exactamente, vi o if mas não pensei, mea culpa.

3) entendi, no meu caso o programa tem return 0 no caso do (4) e no final do programa, mas ele nunca chega ao final do programa por isso é redundante. Quando a sugestão, vou começar a usar mais o do while nestes casos assim até treino uma função que não conheco tão bem.

Obrigado pela ajuda, acho que já estou a compreender o funcionamento do programa.

Um grande abraço.

NelsonBN

1) Z vai portanto tomar o ultimo valor do vector certo? e é usado para marcar o fim na função que escreve o vector certo?

atenção.... z não vai receber o ultimo valor de vector... vai sim receber o numero da ultima posição do vector preenchida....

mas agora que estas a falar nisso e para esta minha afirmação fazer sentido o correcto seria colocar antes assim

na função "writevector()"

return i-1;

e na função "printvector()"

for(i=0;i<=t;i++)

e na função "invertvector()"

for(i=t;i>=0;i--)

o efeito vai ser o mesmo.... mas assim faz mais sentido, porque assim o função writevector() retornar sempre o numero de elementos inseridos....

Elyst

muito obrigado pela ajuda.

Reparei agora que se pretendia que a inversão do vector fosse guardada num outro vector mas isso são alterações que faço facilmente depois... espero eu...