Jump to content
Sign in to follow this  
rdias

Duvida Alocar Matriz

Recommended Posts

rdias

Boas,

Estou a desenvolver um jogo em que tenho uma matriz de inteiros que é alocada dinamicamente e com o decorrer do jogo vou precisar de alocar mais linhas e colunas a essa matriz.

A minha pergunta é:

Para aumentar essa matriz, tenho de alocar uma nova matriz com o tamanho pretendido e libertar a anterior (copiando os devidos valores primeiro) ou basta alocar mais campos na mesma matriz ? (ou outra solução)

rdias

A matriz é criada com o malloc mas depois de criada é necessário aumentar o numero de linhas e colunas (mantendo a informação lá guardada).

Já tentei usar o realloc mas ainda não consegui  :wallbash:

EDIT: Uma solução possível seria alocar uma nova matriz com o novo tamanho, copiar os valores da anterior, e libertar a anterior. Mas se houvesse uma maneira melhor de fazer isso era preferível.

pedrosorio

A matriz é criada com o malloc mas depois de criada é necessário aumentar o numero de linhas e colunas (mantendo a informação lá guardada).

Já tentei usar o realloc mas ainda não consegui  :wallbash:

EDIT: Uma solução possível seria alocar uma nova matriz com o novo tamanho, copiar os valores da anterior, e libertar a anterior. Mas se houvesse uma maneira melhor de fazer isso era preferível.

Deves usar realloc como foi dito. Para cada malloc que fizeste, tens que fazer um realloc.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

rdias

Já consegui!!

Estava-me a dar um erro de violaçao de acesso á mem. porque estava a fazer realloc ás linhas e colunas.

Solução:

- Para as linhas que faltavam fiz malloc

- Para cada linha fiz realloc ás colunas

Obrigado  :)