Jump to content
Sign in to follow this  
dipacheco

É possivel personalizar report??

Recommended Posts

dipacheco

Boas pessoal.. tudo bem? Preciso de personalizar um report... fazer um report ordenadinho, com as coisas sempre no sítio correcto e uniforme de report em report... é possivel criar um "modelo" e usar sempre esse modelo??

Caça

Podes, isto é, o cabeçalho e o rodapé sempre iguais, porque o resto varia..

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

dipacheco

isso é mau... queria personalizar mais algumas coisas... claro q os dados variam mas por exemplo cabeçalhos de "tabelas" e afins... queria que fosse quase sempre igual!

Caça

Tens de desenhar um report como queres mas não podes chegar a definir um datasource(poder podes, mas depois tens de apagar), ou seja, para alem do cabeçalho e do rodapé, também podes desenhar o corpo..

Quando fores a utiliza-lo defines o datasource e atribuis os dados aos respectivos controlos

Pedro Martins

dipacheco

é que normalmente o report nao fica como "parece" por assim dizer... lol dps tem smp a influencia do tamanho dos campos que vêm da BD e etc... e fica sempre mais estranho do que o que se pretende... vamos la ver no que dá.

Caça

Consumas desenhar o report pelo wizard?

Pedro Martins

dipacheco

nao... faço um report normal...

uso sempre o método que tu me deste a dica (penso que foste tu)... mas hoje estou a deparar-me com um problema...

criei um dataset com 3 datatables... mas qnd uso uma tabela no report ele pede qual a data q quero usar... qnd coloco uma segunda tabela nao consigo mudar a datatable d onde vêm os dados...

Caça

E estás a carregar os três DataTables?

Pedro Martins

dipacheco

imagino... estou no report... carrego no icone pra fazer uma tabela... e ele pergunta de onde vêm os meus dados

eu digo q é do dataset1 ... e depois tnh d escolher uma datatable... e escolho a 1 porque é a q m interessa...

no entanto, depois tnh d criar outra tabela q iria precisar da datatable 2... mas aí ele ja n pergunta, pelo contrario, faz uso da 1 q foi a q selecionei anteriormente...

dipacheco

Para teres uma ideia do que estou a fazer...

Faço isto num formulário em que tenho o botão para criar algo...

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        doc.Clear()
        doclinha.Clear()
        doci.Clear()
        connect = New SqlConnection("Data Source=PACHECO-PC\SQLEXPRESS;Initial Catalog=Teste;Integrated Security=True;")
        connect.Open()
        Dim command As New SqlClient.SqlDataAdapter("SELECT Numero,Datadia,Datames,Dataano,Nome1,Nome2,Morada1,Morada2,Codigopostal, FROM Tabela1 WHERE Numero='1'", connect)
        command.Fill(doc)
        command = New SqlClient.SqlDataAdapter("SELECT Produto,Designacao,Quantidade FROM Tabela2 WHERE Numero='1'", connect)
        command.Fill(doclinha)
        command = New SqlClient.SqlDataAdapter("SELECT Taxa,ValorA,ValorB FROM Tabela3 WHERE Numero='1'", connect)
        command.Fill(doci)
        Relatorio.Show()
        connect.Close()
    End Sub

Depois faria isto num formulário onde tenho o report viewer...

Public Property dadosdocs As DataTable
    Public Property dadosdocslinhas As DataTable
    Public Property dadosdocsi As DataTable

Private Sub Relatorio_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        Me.CenterToScreen()
        ReportViewer1.SetDisplayMode(Microsoft.Reporting.WinForms.DisplayMode.PrintLayout)
        For Each dr As DataRow In dadosdocs.Rows
            DataSet1.DataTable1.Rows.Add(dr(0), dr(1), dr(2), dr(3), dr(4))
        Next
        Me.ReportViewer1.RefreshReport()
    End Sub

Obviamente que a 2ª parte não está ainda a fazer nada porque ainda nem sequer referenciei o report viewer para o Report q estou a criar...

Depois disto criei a dataset1 e criei 3 datatables... no primeiro coloco os dados referentes à data table docs, no 2º ao datatable docslinhas e no 3º o referente ao datatable docsi.

Depois faço um report e adiciono uma tabela, ao adicionar ele pede-me onde vai buscar os dados... eu coloco para a priemira tabela, ou seja, ao datatable1! Msa quando faço o 2º ele nao deixa colocar um diferente e fico apenas com os campos referentes ao datatable 1!!

Caça

Só estas a inserir os dados no datatable1 faltam os outros

Pedro Martins

dipacheco

oh caça... eu passei-te o codigo so para teres uma ideia do q estou a fazer. lol nao foi pra ligares ao codigo pq eu nem o esotu a executar ainda!

mas estou a ver q isto vai ser nó e dos grandes!

será q n é possivel eu criar uma folha no word conforme eu queria e dizer que o campo X vai para o certo sitio nessa folha... etc!

Caça

Podes ter vários DataSets/DataTables no mesmo report... Não estou a ver qual é a tua dificuldade

Pedro Martins

dipacheco

Experimenta por exemplo criar um report normal.. adicionar um tabela.. ele pergunta logo de onde vêm os dados... aparece-me o dataset1 (ótimo) e aparecem os 3 datatables mas so m permite escolher um... e partir daí nunca mais me pergunta nada e usa sempre esse datatable!

Caça

Na toolbox, em cima, tem lá um botão "New". Clicas e escolhes "New DataSet"

Pedro Martins

dipacheco

mas ha maneira d eu criar um documento no word como eu quiser e enviar pra la os dados?

Caça

Claro, podes fazer por Early Binding ou por Late Binding.

Escolhe a tua opção

Pedro Martins

Caça

Early Binding - é mais rápido porque o código já está compilado, no entanto tens de levar contigo a dll do word

Late Binding - é mais lento porque o código é compilado durante a execução, a vantagem é que não tens de levar nenhuma dll contigo

Pedro Martins

dipacheco

nao posso fazer d uma maneira nem de outra... porque o q quero fazer nao pode ser editado, logo word está fora de questao. terão mesmo que ser os reports... q raiva! :)

entao... tem 3 selects distintos à minha bD e quero fazer um report com valores dos 3 selects... mas mts valores... basicamente sera uma tabela no meio, q contem dados sobre compras/vendas. em cima tem d ter os dados do cliente... em baixo duas novas tabelas com dados referentes aos totais das compras...

alguma sugestao pratica e simples?? MUITO SIMPLES!! lol

Caça

Vais ter de trabalhar com mais de um DataTable ao mesmo tempo, já viste com se adicionam?

Pedro Martins

dipacheco

mas caça... eu ja tenho o dataset criado... com 3 datatable! LOL o q n consigo é fazer uso dos 3 datatable...