Jump to content
nuno.magalhaes

Acentuação

Recommended Posts

nuno.magalhaes

tenho à minha responsabilidade vários sites, uns elaborados em php outros em html. a questão que coloco para me tentarem ajudar é a seguinte. Nalguns deles, nomeadamente os que eu uso a linguagem php, não me aceita as palavras com acentuação. por exemplo a palavra notícias aparece not$cias, em que o $ não $ mas outro caracter qualquer menos o í (i com acento). Uso a expresão echo para introduzir código html dentro do php. A questão é simples, como escrevo uma palavra com acentuação em html?

Lfscoutinho

Boas,

Isso é um problema com a codificação. Podes utilizar a função utf8_encode() do PHP para resolver :D

ruimcosta

mete

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

antes do </head>

Abraços e beijinhos,Rui Costa

Lfscoutinho

Boas,

A solução do @ruimcosta é melhor. No entanto, se continuares a ter problemas mete o charset como utf e se continuar usa o utf8_encode().

Nota: Tenta o que o @ruimcosta disse, mas não antes de fechar o head e sim depois de abrires. Ou seja, <head><meta...., isto para não teres problemas no título, descrição, palavras-chaves, etc.

jose.vicente

Bom dia,

è importante verificar se o tipo de dado apresentado é dinâmico, ou seja se vem de um banco de dados, sendo assim pode ser que a estrutura da tabela esteja com seu padrao de texto diferente de utf-8. abraços!

SergioC92

Para resolver isso basta meteres isto dentro da tag HEAD:

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

Cumps, Sérgio Camilo.

isapinhal

Boas pessoal,

Eu ja tentei o que aqui foi dito, mas quando a informaçao vem da Base de dados o que foi aqui dito nao da no entanto eu esperimentei com html_entity_decode($variavel) e ja deu.

Com essa funçao todas as strings vindas da Base de dados que tenham acentos sao reproduzidos com eles.

Espero ter ajudo...

Cumprimentos

IsapINHAL ;)

triplexim32

Muitas das vezes o mais facil é:

Se tas em windows:

-Crias um documento txt escreves la "çççç" (pode ser qualquer letra desde que saia dos ranges de utf-7, pode ate ser letras acentuadas) e depois mudas a extensão do ficheiro para .php, metes lá o teu codigo dentro e fica a funcionar.

Mas aconselho-te tambem a acrescentares no html:

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

ou

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

e no php ao inicio de cada pagina:

header('Content-Type: text/html; charset=utf-8');

Isto vai ajudar o browser a interpretar melhor a pagina.

Não uses

utf8_encode() ou utf8_decode() como sugeriram, é desnecessário.

Uso esta técnica principalmente por causa de dar respostas em ajax, assim evito o uso de utf8_encode()

<

Demoins

nuno.magalhaes,

As soluções apresentadas pelos utilizadores SergioC92 e Lfscoutinho são duas formas de fazer a mesma coisa.

No entanto gostaria de acrescentar ao que estes membros disseram que deverás ter sempre em atenção 3 coisas para evitar o problema com as codificações, sendo elas:

1º Sempre que criares um ficheiro novo, certifica-te que a codificação do mesmo está como UTF8. Em caso negativo deverás efectuar a conversão para esta codificação de caracteres ou, se tiver disponível (e é mais preferível), para UTF8 sem BOM.

2º No documento que carrega o cabeçalho html mete, tal como disse o SergioC92, a meta tag <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

3º Sempre que utilizares base de dados mantêm o charset como utf8_general_ci

Se seguires este conselho poderás escrever qualquer tipo de caractere sem te preocupares mais com a codificação.

Espero ter-te ajudado.

ruimcosta

Já agora aproveito para perguntar algo relacionado.

O mesmo se passa com caracteres não latinos? Russo, árabe, chines?

Tudo em utf-8 resolve?

Abraços e beijinhos,Rui Costa

Demoins

Sim, a codificação utf8 consegue aguentar com esses caracteres também. Faz uma pesquisa no google e vê um pouco sobre isso.

mjamado

O mesmo se passa com caracteres não latinos? Russo, árabe, chines?

Tudo em utf-8 resolve?

Sim, mas é preciso que as fontes usadas suportem (muito poucas fontes contém esses caracteres).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.