Jump to content
dieh

Jogo Do Quadrado - ajuda !!

Recommended Posts

dieh

ola pessoal, bem sou nova neste forum.  Gostaria de pedir ajuda para fazer este jogo :D   e um trabalho muito importante que tenho de fazer e nunca tive programação. é o meu primeiro ano e como devem imaginar tenho muitas dificuldades mesmo.

como funciona o jogo:

1. Descrição do Jogo

Na sua variante mais simples, este é um jogo para duas pessoas que decorre num

tabuleiro com N linhas e M colunas. O jogo inicia-se num tabuleiro vazio e os jogadores

alternadamente colocam uma peça numa intersecção entre uma linha e uma coluna. As

peças são iguais para os dois jogadores. Perde o jogo quem colocar uma peça que permita

formar um quadrado no tabuleiro. A figura seguinte ilustra uma situação de jogo num

tabuleiro com 4 linhas e 5 colunas. Nesta altura estão colocadas 5 peças no tabuleiro.

Das duas jogadas possíveis assinaladas na figura, uma delas provoca o final do jogo

porque passará a existir um quadrado delimitado nos cantos por 4 peças colocadas no

tabuleiro.

O jogo pode ser generalizado para vários jogadores. As regras mantêm-se e os jogadores

vão alternadamente colocando peças no tabuleiro. Quando um jogador é eliminado, a

dimensão do tabuleiro aumenta (é adicionada uma coluna à direita e uma linha ao fundo)

e o jogo continua. Nenhuma das peças já colocadas é retirada do tabuleiro. Vence o jogo

quem não for eliminado.

Gestão do Jogo

O programa deve gerir o estado do tabuleiro durante um jogo efectuado por 2 ou mais

jogadores. A dimensão do tabuleiro é acordada entre os jogadores, mas o número inicial

de linhas não pode ser superior a 8 e o número inicial de colunas não pode exceder 15.

Antes do jogo, o programa obtém a identificação dos jogadores e verifica se estes estão

registados (ver detalhes mais à frente). Caso não estejam, podem criar um registo ou

jogar em modo convidado.

Espero que me ajudem se for possivel :$

um sincero obrigado a quem o fizer :/

Lfscoutinho

Olá,

Apesar de não saber C, vou-te dar a minha opinião...

Eu não li o exercício e acho que ninguém o vai ler. O que deves fazer é colocar as tuas dúvidas e não esperares que alguém te dê o código feito, porque isso não vai acontecer (a não ser que apareça ai algum cavalheiro, o que duvido.. lool).

Localhost

Pois é... lamento informar mas estás completamente tramada...

here since 2009

xtrm0

Parece-me um bom exercicio para praticar c++. Só que sem de ajuda de outras pessoas, devido ao reduzido grau de dificuldade.  :bye2:

<Signature goes here>

NelsonBN

bem.... na minha opinião o exercício não é muito complicado de fazer.... mas isso de complicado ou não é muito relativo....

agora outra coisa... segundo dizes, isso é um trabalho da escola.... se queres mesmo aprender c, tens de praticar muito e tentar resolver os problemas como base naquilo que tu já sabes, e só em caso de duvida é deves vir pedir....

se alguém te fazer o trabalhos não vais aprender nada, e depois corres o risco de alguém fazer a solução para o problema em questão com matéria que ainda não deste...

o que é que já aprendes-te em c?

KTachyon

Se nunca tiveste programação, quanto tempo tens para aprender e fazer o trabalho?

Se já tens bases, começa pelo início:

• 1 matriz de inteiros de NxM (array de duas dimensões), eventualmente char em vez de int

• A matriz deve ser inicializada a 0, e utilizas os valores de 1 a 9 para representar as jogadas dos jogadores.

• Para "veres" o tabuleiro, mandas imprimir os valores da matriz, cada linha, uma linha de output. Se tiveres um output com um tipo de letra de tamanho fixo, o tabuleiro fica bem representado

• Com um loop, vais rodando o jogador, pedes as coordenadas, e registas no array (se na posição estiver zero).

Testas bem testado e depois passas para uma fase seguinte, que deverá ser implementar o algoritmo da condição de vitória, que pode ser resolvido de várias formas. Mas quando lá chegares logo pedes sugestões.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare