Jump to content

Queria fazer algo no meu programa mas não sei como, ajuda?

Recommended Posts

Posted

Boas,

A janela do programa é a seguinte:

http://img585.imageshack.us/img585/6923/janela.jpg

Agora o que queria fazer é que no botão sinalizado aparece-se um contador em "HH, MM, SS" que fosse até ao tempo de actualização que iria ser definido pelo utilizador como por exemplo assim:

http://img809.imageshack.us/img809/6859/botaof.jpg

E fazendo o tempo de actualização que mudasse o texto para "Actualizando..." e depois repeti-se até o utilizador clicar no botão de novo

Já tentei procurar como poderia fazer mas não encontrei nada 😄

Se alguém me pudesse ajudar seria óptimo 😄

Posted

As minhas dúvidas são as seguintes:

• Como é que crio o timer que vai desde o tempo que o utilizador define, segundo a janela "5" até 0
  • Como faço para quando chegar a zero usar o timer que já tenho feito e actualizar os dados

E bem penso que se resume a isto, no entanto o que me está a atrofiar mais é mesmo o primeiro ponto  😄

Posted

Um timer é apenas uma thread que executa em paralelo com a tua thread principal e que, em intervalos pré-definidos, executa uma acção. Neste caso um timer poderá decrementar o tempo. A formatação do tempo em minutos:segundos já será algo que tens de ser tu a fazer mas é algo simples.

Para criares o timer que conta o tempo, crias um timer com um intervalo de 1 segundo cuja acção é actualizar o texto e decrementar o contador de tempo.

Para determinares quando chegaste ao zero podes usar um segundo timer, apenas porque facilita a criação de acções independentes, ou usar o mesmo timer e ver quando o tempo chegou a zero.

Deixo um projecto exemplo, criado com NetBeans IDE, que usa dois timers independentes para fazer a contagem de tempo, o botão só é activado quando inserires um valor no campo dos minutos e, naturalmente, não tem qualquer protecção para erros ou preocupação com funcionalidade, http://www.speedyshare.com/files/27701339/TDemo.zip

A parte importe com uso de timers é:

//faz aparecer o tempo no botão
        tempo = new Timer(1000, new ActionListener()    {

public void actionPerformed(ActionEvent e) {
                jbtnActualizar.setText("" + --segundos);
                System.err.println("tick...");
            }
        });

//dispara quando os minutos definidos pelo utilizador chegarem ao fim
        //usa o MAX de inteiros para evitar que o evento dispare na criação do timer
        //já que ainda não sabermos qual o valor correcto a usar
        actualizador = new Timer(Integer.MAX_VALUE, new ActionListener() {

public void actionPerformed(ActionEvent e) {
                JOptionPane.showMessageDialog(me, "Actualizar coisas....", "Tempo terminou!", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
            }
        });

//..... algum código depois, acção do botão
private void jbtnActualizarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                               
        if (iniciado) {
            actualizador.stop();
            tempo.stop();
            jbtnActualizar.setText("Iniciar");
        } else if (jftTempo.getValue() != null) {
            int t = Integer.parseInt(jftTempo.getValue().toString());
            segundos = t * 60; //minutos > segundos
            intervalo = segundos * 1000; // segundos > milisegundos
            actualizador.setInitialDelay(intervalo);
            actualizador.setDelay(intervalo);
            actualizador.restart();
            tempo.restart();
        }
    }

//.... resto do código
}
Posted

Knitter muito obrigado pelas dicas, vou já experimentar, no entanto penso que não lhe expliquei, é suposto queo botão "actualizar" faça o que tem a fazer sempre até que seja clicado outra vez... não sei se teve isto em conta :dontgetit:

Posted

Isso é apenas uma questão de colocares o código correcto na acção do botão, no exemplo que coloquei apenas foquei o uso dos timers porque parecia ser essa a dúvida, naturalmente, não coloquei o código para resolver o problema mas sim para exemplificar a utilização de um timer 😄