Jump to content
anolsi

Alterações na Wiki P@P

Recommended Posts

anolsi

A Wiki P@P esteve offline durante algum tempo para procedermos a algumas alterações no seu funcionamento:

• Alteração da estrutura dos artigos: Assim ficou mais coerente com a nova estrutura do fórum.
  • Alterações no design: Também para ficar mais coerente com os temas das restantes páginas da comunidade
  • Adicionado a possibilidade de discussão do artigo: Não para tirar dúvidas, pois os comentários são moderados
  • Adicionado a possibilidade de partilha nas redes sociais
  • Adicionado o número de visualizações de cada artigo
  • Adicionadas tags nos artigos e uma tagcloud para mais fácil navegação: Ainda a ser construída aos poucos

Esperamos que as alterações vão ao encontro das vossas necessidades.

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

jviana

OLá. quero dizer que esta ideia é simplesmente fantástica!

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

softklin

Boas, no meio dessas alterações, o tipo de letra dos blocos de código também sofreu alterações. Pergunto-vos se isso tem a ver com as alterações ao design, ou se passou ao lado.

Pessoalmente, não acho o tipo de letra indicado para código, por causa da variação de tamanho de letras diferentes. O espaçamento entre linhas também parece estar muito reduzido. Algo como temos no fórum acho que seria o ideal.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

anolsi

Supostamente devias estar a ver uma letra monospaced. Podes colocar aqui um print de como vês? E browser e SO?

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."

softklin

Epá, ontem estava com pressa, e nem sequer reparei que as imagens não se vêem nada... :S Aqui fica uma resolução como deve ser de ambas:

Firefox: http://i56.tinypic.com/2ppzo08.jpg

Chrome: http://i53.tinypic.com/5cylc2.jpg

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

softklin

Desculpem novamente a demora. É estranho, no meu Firefox 4, a letra aparece-me como Times New Roman. Porém no Chrome, aparece-me o tal tipo de letra monospaced, que o Anolsi falou.

Pode ser alguma configuração daqui, seria bom se alguém com Firefox pudesse testar isso.

NOTA: como referencia, tenho esta página http://wiki.portugal-a-programar.org/ajudem_o_wiki

anolsi

Eu uso o FF4, mas o problema é que eu tenho o tipo de letra já instalado e por isso não consigo testar bem...

jpaulino

Pensava que todos suportavam o @font-face, mas após uma rápida pesquisa, vi casos em que no FF4 dá problemas. Tenho de fazer uns testes :/

Knitter

Isto nunca mais foi resolvido? Ficou esquecido? No meu sistema não tenho um tipo de letra legível em nenhum dos browsers que testei, desde o FF4, aparece letras com serifas e de tamanho reduzido, no safari e no chrome as letras ficam esquisitas, parece que lhes falta definição e o tamanho é pequeno, no Opera as linhas ficam umas em cima das outras.

thoga31

Em último recurso, enquanto isso não é resolvido, e se a Wiki Team concordar, colocamos um link para instalarem o tipo de letra.

A não ser que se volte a uma letra pré-existente em todos os PCs, como a Courier New ou a Lucida Console, ou semelhante.

Knowledge is free!

Rechousa

Em último recurso, enquanto isso não é resolvido, e se a Wiki Team concordar, colocamos um link para instalarem o tipo de letra.

Olá, a ideia é interessante, mas não sou apologista da mesma. Acho que isso não é solução. O que irias colocar no link? um TTF? E iria funcionar em outras plataformas (Mac OS, Linux, Smartphone, Tablet?)

A não ser que se volte a uma letra pré-existente em todos os PCs, como a Courier New ou a Lucida Console, ou semelhante.

Voto na velhinha "Courier New" porque considero que é um tipo de letra de fácil leitura :)

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

thoga31

Olá, a ideia é interessante, mas não sou apologista da mesma. Acho que isso não é solução. O que irias colocar no link? um TTF? E iria funcionar em outras plataformas (Mac OS, Linux, Smartphone, Tablet?)

Voto na velhinha "Courier New" porque considero que é um tipo de letra de fácil leitura :D

Compreendo. O staff tem de discutir este problema.

Mas olha que o novo tipo de letra também não é "ilegível", e é mais agradável e moderna. :)

Knowledge is free!

Rechousa

Compreendo. O staff tem de discutir este problema.

Claro, só dei a minha opinião.

Mas olha que o novo tipo de letra também não é "ilegível", e é mais agradável e moderna. :D

Se calhar isso até se resolve facilmente experimentando como é fica cada um destes (e outros eventualmente) tipos de letra. Até pode haver um tipo de letra que fique melhor que a(s) restantes e pronto, problema resolvido :) Na altura, quando for para opinar, experimenta-se e decide-se :D

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Rui Carlos

Ou eu não percebi bem o problema, ou basta definirem no CSS várias fontes (por exemplo, as mesmas usadas no fórum), e ficam com o problema resolvido.

pedrotuga

Pessoal, não sejam malucos, já estão praí a falar de tipos de letra monobloco para texto simples.

Verdana e tahmoa são finalmente, os tipo de letra usados em todo o lado. Pelo simples motivo que se chegou à conclusão que são os mais legíveis.

Estamos a falar de uma página web, não tragam ao barulho tipos de letra que ninguem usa na web, nem os browser sabem bem o que fazer deles.

Mas acho boa onda tipo de letra como currier new, fixedsys, terminus :) mas não para páginas até porque nem são suportadas.

softklin

pedrotuga, o texto da página está correcto, o problema é com os blocos de código, que aparecem com um tipo de letra não uniforme nos diversos sistemas.

Também concordo que o tipo de letra devia ser revertido para o courrier, tal como anteriormente. Por exemplo, no Windows aparece-me como Times New Roman, como podem ver nas screens das minhas mensagens anteriores. Para além de ser pouco legível para código (na minha opinião), os caracteres ficam com tamanhos diferentes (em largura)

Rui Carlos

Também concordo que o tipo de letra devia ser revertido para o courrier, tal como anteriormente. Por exemplo, no Windows aparece-me como Times New Roman, como podem ver nas screens das minhas mensagens anteriores. Para além de ser pouco legível para código (na minha opinião), os caracteres ficam com tamanhos diferentes (em largura)

Mas há algum problema em definir vários tipos de letra possíveis na propriedade font-family, tal como é feito actualmente no fórum? O browser depois escolhe a primeira que tiver disponível.

softklin

É possível, mas acho que seria preferível um "tipo de letra de código", tal como o courrier new (acho que é o tipo por omissão para fontes monospaced nos diversos borwsers).

O problema é que para isso funcionar, o tipo de letra tem de estar instalado na máquina, e o tipo de letra que se está a tentar usar não é comum nas instalações dos diversos SO.

thoga31

O staff já está a discutir este problema. O mais provável é, enquanto não houver uma solução definitiva, mudar-se para Courier New ou semelhante, reconhecida "universalmente" pelos PCs. :)

Knowledge is free!

thoga31

Pessoal que está a ter problemas a ver o código na fonte monospaced que tentámos implementar:

Se puderem, digam-nos os OS e os Browsers onde isso vos está a acontecer. É necessário para estudarmos a melhor solução possível. :)

Knowledge is free!