Jump to content
bigboy123

Conectar à Base de Dados MySQL sem conectores

Recommended Posts

bigboy123

Ora boas..

Gostaria de saber se é possível conectar a uma base de dados mysql sem utilizar o conector mysql para vb.net...

Como eu quero publicar a minha aplicação não iria dar lá muito jeito pedir ao usuário para instalar um conector mysql para poder por a aplicação a rodar certo? Então vim pedir a vossa ajuda para contornar este problema tendo assim no fim apenas o programa sem conectores externos à aplicação.

Talvez usando Data Sources que o Visual Studio oferece?

Obrigado  :thumbsup:

Caça

Tens mesmo que usar, depois quando criares o setup adicionas os conectores na instalação

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Lfscoutinho

Boas,

Esta não é a muito a minha área, mas penso que deves utilizar o conector. Depois, quando fores gerar o instalador (penso que com o inno setup, por exemplo) adicionas o conector. Assim, o utilizador depois não o precisa de instalar, pois será instalado automaticamente.

Acho que é algo mais ou menos assim, mas espera mais um bocadinho que os experts do VB esclarecem-te melhor :thumbsup:

EDIT: Afinal, era mesmo mais ou menos assim e já tens ai a resposta :D

bigboy123

Boas,

Esta não é a muito a minha área, mas penso que deves utilizar o conector. Depois, quando fores gerar o instalador (penso que com o inno setup, por exemplo) adicionas o conector. Assim, o utilizador depois não o precisa de instalar, pois será instalado automaticamente.

Acho que é algo mais ou menos assim, mas espera mais um bocadinho que os experts do VB esclarecem-te melhor :D

EDIT: Afinal, era mesmo mais ou menos assim e já tens ai a resposta :thumbsup:

Obrigado pela resposta mas eu já sabia dessa solução, o problema é que eu não quero nenhum setup para a aplicação.. Apenas o .exe e mais nadinha  :thumbsup:

bigboy123

Se fores Jedi, acho que consegues usando a Força...

Se o que tu pretendes é fazer comentários desses mais vale nem comentares amigo  :thumbsup:

falco
Se o que tu pretendes é fazer comentários desses mais vale nem comentares amigo  :thumbsup:

E viva o sentido de humor!

Lfscoutinho

Boas,

@carlosmorais, penso que ao criares o instalador com o inno setup, aparece uma parte para adicionares dll's e afins. Nessa parte, adicionas o conector. Peço desculpa se estou a errar, porque eu só fiz uma vez um teste à cerca de 2 anos atrás e não me recordo muito bem. Mas penso que o @Caça te posso ajudar melhor.

De qualquer maneira, espero não estar enganado e que tenha ajudado de alguma maneira :thumbsup:

bigboy123

@carlosmorais, esse link é quase perfeito  :thumbsup:

MAS...

Não existe maneira de conectar à base de dados mysql através do System.Data.SqlCliente ou outro import do género?

Relembro que o meu objectivo é não exigir instalação de componentes à parte ao usuário ... :x

Caça

Não, as Dlls tem de estar lá, não o podes evitar..

É a mesma coisa do que abrir a tua aplicação sem o teu exe, o que é impossível

Com SQL e Access não precisas porque as dlls já vão na Framework, mas o MySQL não vai

Pedro Martins

carlosmorais

acho que com o mysql não dá, mas não tenho acerteza do que digo...

carlosmorais

Não, as Dlls tem de estar lá, não o podes evitar..

É a mesma coisa do que abrir a tua aplicação sem o teu exe, o que é impossível

Com SQL e Access não precisas porque as dlls já vão na Framework, mas o MySQL não vai

como o  @Lfscoutinho disse, adicionei as dll's e mando executar o installer, mas sabes se como é que incorporo a BD que tenho e as configarações(user, pass, porta...)?

PS:desculpem por estar a fugir um bocado ao tópico

Lfscoutinho

Boas,

Bem... se vais usar MySQL, não vais incorporar a BD. Esta deve estar num servidor, digo eu...

Já os dados da configuração, podes guardar nas settings (não me lembro se é esse o nome, só me lembro que para ir até lá, era algo como: project - properties - settings). Atenção, não sei se é o método mais aconselhável... E, para que depois de instalado seja possível alterar esses dados, deves criar um form para esse efeito.

Caça

Bem... se vais usar MySQL, não vais incorporar a BD. Esta deve estar num servidor, digo eu...

Pois, passou-me ao lado

EDIT: E também tens de levar o app.config, só crias levar o exe e já vais com um monte de coisas

Pedro Martins

bigboy123

Então se calhar vou recorrer a uma base de dados feita no formato ODBC para que não tenha de andar com essas complicações do MySQL porque também vou ter PHP a ir buscar dados à base de dados ...  :dontgetit:

E já agora... ODBC em níveis de segurança é igual ao MySQL certo?

Lfscoutinho

Boas,

@Caça fui ver o teu perfil e pareces-me o boss aqui da coisa  :cheesygrin:

Diz-me cá uma coisa, quando fazes um software que vai usar base de dados o que usas!? SQL Server e depois incluis aqueles dois ficheiros (2 ou 1 !?) no instalador, é isso ? Ou usas outra forma !?

Desculpa lá estar a chatear, mas desde já obrigado :thumbsup:

EDIT:

@bigboy123 Então se também vais usar o PHP, acho que é mais uma razão para usares MySQL e não mais uma razão para não usares... Mas, é só a minha opinião...

bigboy123

Boas,

@Caça fui ver o teu perfil e pareces-me o boss aqui da coisa  :cheesygrin:

Diz-me cá uma coisa, quando fazes um software que vai usar base de dados o que usas!? SQL Server e depois incluis aqueles dois ficheiros (2 ou 1 !?) no instalador, é isso ? Ou usas outra forma !?

Desculpa lá estar a chatear, mas desde já obrigado :thumbsup:

EDIT:

@bigboy123 Então se também vais usar o PHP, acho que é mais uma razão para usares MySQL e não mais uma razão para não usares... Mas, é só a minha opinião...

Mas também da para usar muito bem ODBC  :D

Caça

Não é o sitio indicado, mas normalmente uso SQL Server 2008 e Entity Framework.

Raramente uso uma BD pelo método de "anexo", tenho-a sempre a correr num servidor, dai não levar os dois ficheiros.

Para a instalação da mesma gero os Scripts de criação (DDL) e executo no Servidor

Pedro Martins

carlosmorais

Boas,

Já os dados da configuração, podes guardar nas settings (não me lembro se é esse o nome, só me lembro que para ir até lá, era algo como: project - properties - settings). Atenção, não sei se é o método mais aconselhável... E, para que depois de instalado seja possível alterar esses dados, deves criar um form para esse efeito.

:wallbash: o problema é que não vai estar no servidor, o objectivo é instalar-la em cada PC... tive a estúpida ideia de  usar o MySQL com SGBD, simplesmente porque queria fazer em MySQL, e só depois me deparei com este problema... a melhor solução seria mudar de SGBD, mas já é um bocado tarde!

Caça

Também tens de ter em conta que só instalas uma vez.

Não penses que só com o exe funciona logo, também é preciso a Framework instalada, etc., dai ser melhor criares um setup com todos os requisitos e rodar em todas as máquinas e nunca mais pensas no assunto.

Pedro Martins

carlosmorais

Também tens de ter em conta que só instalas uma vez.

Não penses que só com o exe funciona logo, também é preciso a Framework instalada, etc., dai ser melhor criares um setup com todos os requisitos e rodar em todas as máquinas e nunca mais pensas no assunto.

Sim, eu sei... mas se for com SQL Server, basta instalar o programa, o Framework e adicionar a Base de Dados ao projecto certo?

Caça

Certo, a diferença para o MySQL é que precisa de mais um Runtime, só.

É escusado deitares trabalho fora..

Pedro Martins

carlosmorais

isto é o projecto da minha PAP, e no final tenho de entregar um CD com o programa, se isto for com config. os super experts que fazem a avaliação não vão conseguir instalar para testar...