Jump to content
rjsma

Apanhar o id atraves do nome de utilizador

Recommended Posts

rjsma

Boa tarde,

Preciso da vossa ajuda para arranjar aqui um raciocino lógico e correcto. Ao clicar num nome de utilizador iria abrir uma página do perfil desse utilizador.

Pensei no seguinte:

Colocar um link para a pagina perfil onde o id fosse igual ao id do utilizador clicado.Mas para isso tenho que ter um valor na variável $id_user e isso não estou a conseguir pensar como posso apanhar o id do utilizador que cliquei.

<a href='perfil.php?id=$id_user'>".$urlpriva['utilizador']."</a>

Depois na página do perfil utilizo um while para mostrar as informaçoes do id seleccionado.

$id = (isset($_GET['id']))

$sql = mysql_query("Select * from utilizadores WHERE privado_comunidade id='$id' ");

//Percorre os campos da tabela
while($urlpriva=mysql_fetch_array($sql)){
  echo " Categoria: " . $urlpriva['categoria'] .";

}

Resumindo o meu único problema e colocar no $id_user o id do utilizador em questão.

Abraços

Lfscoutinho

Boas,

Bem, eu percebi a tua pergunta, mas não sei bem como te explicar...

Ora aqui vai a minha tentativa: da mesma maneira que está a escrever o nome de utilizador, escreves o id...

Por exemplo, se estiveres a fazer um consulta à BD para pegar o nome, tens que pegar o ID também...

Enfim, peço desculpa por não estar a ser muito claro, mas espero que tenhas percebido alguma coisita. Sorry.

rjsma

Penso que percebi.Era isto que estava a falar?

<a href='perfil.php?id='".$urlpriva['id']."'>".$urlpriva['utilizador']."</a>

Tambem pensei nisso ma so problema e que isto esta num while e a query que tenho é de um tabela diferente dos utilizadores e nesta tabela nao tenho o id do utilizador so o nome do utilizador.Resumindo estou a ir buscar o nome de utilizador a uma tabela e tenho de ir buscar o id a outra tabela. Porque este nome de utilizador e o utilizador que inseriu o comentario e por isso não estou a utilizar o campo utilizador da tabela utilizadores que onde esta o campo id que quero ir buscar.

:thumbsup: Acho que sou eu que já estou todo confuso xd

Lfscoutinho

Boas,

Exactamente. Pois.. suponho que o teu problema é teres a tua base de dados mal estruturada :s

rjsma

hum...sempre posso por a gravar o id do utilizador tudo na mesma tabela quando gravo o  comentario na bd.Mas continua aquela questao de conseguir apanhar o id do utilizador.

Alguem tem alguma sugestão?

blackangel

Tu tens de ter o id na mesma tabela que tens o utilizador, senão como queres associa-lo ao utilizador?

Isso a melhor, (e assim a olhar muito rápido para isso), única maneira é mesmo essa, se tiveres o id do utilizador na mesma tabela que tens o nome quando fazes uma query para ir buscar o nome apanhas também o id.

Se estou a perceber mal explica te melhor.

rjsma

O meu problema é só gravar o id do utilizador ao inserir um comentario.

Para gravar o utilizador que escreveu o comentario na tabela faço $_SESSION['utilizador']; para gravar o user em sessao .

Lfscoutinho

Boas,

@azevedo seria mais fácil se mostrasses a estrutura da tua base de dados, pois como já te disse antes, parece-me que o teu problema é teres a base de dados mal estruturada.

blackangel

deixa me ver se percebi, tu quando guardas um comentario inseres um user na bd?

com auto_increment no id certo?

depois queres quando alguem está a ver esse comentário clique no nome do utilizador e veja o perfil dele

certo?

se assim for, e caso nao tenhas mesmo outra maneira de saber o id, podes fazer uma query à bd do estilo

select * from tabela where user=$_GET['utilizador']

e assim tens dados e id

Lfscoutinho

Boas,

@blackangel pelo que eu percebi ele tem uma tabela utilizadores, onde tem (id, nome, etc..) e tem uma tabela comentários, onde em vez de ter (id, user_id, etc...) tem (id, user_nome, etc...). Isto, foi o que eu entendi. Acho que era mais fácil ele reestruturar a base de dados e depois voltar à programação. Mas, é só a minha opinião...

rjsma

deixa me ver se percebi, tu quando guardas um comentario inseres um user na bd?

com auto_increment no id certo?

depois queres quando alguem está a ver esse comentário clique no nome do utilizador e veja o perfil dele

certo?

se assim for, e caso nao tenhas mesmo outra maneira de saber o id, podes fazer uma query à bd do estilo

select * from tabela where user=$_GET['utilizador']

e assim tens dados e id

Esta aqui a estrutura das 2 tabelas em questao. AS dos utilizadores e a dos comentarios:

http://img52.imageshack.us/i/utilizadores.jpg/

http://img22.imageshack.us/i/urlir.jpg/

Quando insiro um comentario ele grava na bd o utilizador que escreveu o comentario(utilizador da sessao).

Certo, quando clica no nome aparece o perfil dele.

Não posso fazer dessa maneira a query porque da forma que fiz tem que ser mesmo o id, ve:

<a href='perfil.php?id=$id_user'>".$urlpriva['utilizador']."</a>

blackangel

@Lfscoutinho completamente de acordo, a relação devia ser feita pelo id e não pelo nome!

Mas caso não queira estar a alterar a base de dados, que para mim seria a melhor maneira alterar a bd, podes fazer a solução que te dei, uma vez que não podes alterar código e queres mesmo passar o id para a outra pagina, fazes a query que te disse antes de mudares de pagina e já tens o id dessa forma, se bem que é repetição de código e para mim má programação

bioshock

Se queres apanhar o ID de algo, terás de estruturar uma query que faça o que pretendes.

SELECT ID FROM Tabela WHERE Nome = bioshock

Agora é só adaptares ao teu código.

rjsma

@Lfscoutinho completamente de acordo, a relação devia ser feita pelo id e não pelo nome!

Mas caso não queira estar a alterar a base de dados, que para mim seria a melhor maneira alterar a bd, podes fazer a solução que te dei, uma vez que não podes alterar código e queres mesmo passar o id para a outra pagina, fazes a query que te disse antes de mudares de pagina e já tens o id dessa forma, se bem que é repetição de código e para mim má programação

Não sei se sou eu que não estou-me a fazer entender ou se são vocês que não estão a perceber

Eu tenho estado este tempo todo a disser que tenho de fazer a relação pelo o id e não pelo o nome.

Estão a disser que tenho de reformular as tabelas mas não percebi porque.

Estrutura das tabelas

1)http://img52.imageshack.us/i/utilizadores.jpg/

2)http://img22.imageshack.us/i/urlir.jpg/

Na tabela do utilizador só necessito do campo id. Portanto se tiver o id do utilizador em sessao na tabela 2 facilita-me e muito a minha tarefa e deixo de ter 2 tabelas e fico a passar so a ter 1 tabela nesta fase. Não querendo ser ignorante mas ao fazer isto $id_user=$_SESSION['id']; ele não armazena o id do user da sessão na variavel?

blackangel

Na tabela do utilizador só necessito do campo id. Portanto se tiver o id do utilizador em sessao na tabela 2 facilita-me e muito a minha tarefa e deixo de ter 2 tabelas e fico a passar so a ter 1 tabela nesta fase. Não querendo ser ignorante mas ao fazer isto $id_user=$_SESSION['id']; ele não armazena o id do user da sessão na variavel?

sim se tiveres o id em sessao claro que podes fazer isso,

quanto à questao de reestruturar as tabelas, normalmente as relaçoes sao sempre feitas por ids e tu estas a fazer por username

rjsma

Se queres apanhar o ID de algo, terás de estruturar uma query que faça o que pretendes.

SELECT ID FROM Tabela WHERE Nome = bioshock

Agora é só adaptares ao teu código.

bioshock, penso que assim não dá, pelo menos não deu comigo.

$apanha_id="SELECT ID FROM utilizadores WHERE utilizador = '$utilizador'";
$id_user=mysql_query($apanha_id,$ligacao);

Pos um echo para mostrar o valor da variavel e aparece isto  Resource id #4.

E na bd não grava nenhum valor.

blackangel

bioshock, penso que assim não dá, pelo menos não deu comigo.

$id_user=mysql_query($apanha_id,$ligacao);

Pos um echo para mostrar o valor da variavel e aparece isto  Resource id #4.

E na bd não grava nenhum valor.

isto tem de funcionar, tas a fazer um select do mais simples que existe, e parece-me estar bem feito

faz echo da query e testa no phpmyadmin, e ja vez se da erro ou nao.

dizes que nao grava valor nenhum, é normal tas a fazer um select e nao um insert

rjsma

Já tinha posto um echo para mostrar o valor da variavel e aparece isto  Resource id #4. No phpmyadmin aparece correctamente o id.

dizes que nao grava valor nenhum, é normal tas a fazer um select e nao um insert

Ai não é normal porque tenho um insert mais abaixo .

$inserir = "INSERT INTO favoritos (id_user, utilizador, nome, categoria, url, descricao, palavras_chaves, privado_comunidade, favicon, data) VALUES ('{$id_user}','{$utilizador}','{$nome}', '{$categoria}', '{$url}', '{$descricao}', '{$palavras_chaves}','{$comunidade}', '{$favicon_addr}','{$data}')";
$query = mysql_query ( $inserir, $ligacao);

Lfscoutinho

Boas,

Muito sinceramente, penso que devias estudar um pouquinho mais bases de dados. Mas, isto é só um conselho.

E, já que estou numa onde de conselhos, aqui vão alguns:

[*]Reestrutura as tuas tabelas, isto é, na tabela utilizadores metes os campos que são propriedades dos utilizadores (id, nome, user, data nascimento, etc...) e na outra tabela metes as suas propriedades e um campo "user_id". Depois, crias um relacionamento entre o campo id da tabela utilizadores e o campo user_id da outra tabela

[*]Dá aos campos, tipos apropriados. Ou seja, por exemplo no campo data de nascimento em vez de varchar, podes usar o tipo date, no campo sexo e estado civil podes utilizar um campo do tipo enum, no campo senha se fores encriptar com md5 mete char(32), etc etc...

Depois disso tudo fica mais fácil... Mas é só a minha opinião :thumbsup:

blackangel

nao tinhas dito que tinhas um insert  :thumbsup:

quanto à query, está bem feita, logo o problema nao vem daí

o problema esta que tens de por esse resultado num mysql_fetch_array ou mysql_fetch_assoc de modo a poderes retirar de lá o valor

tipo

$apanha_id_resultado=mysql_query($apanha_id,$ligacao);
$res=mysql_fetch_assoc( $apanha_id_resultado);
$id_user= $res['ID'];

rjsma

nao tinhas dito que tinhas um insert  :P

quanto à query, está bem feita, logo o problema nao vem daí

o problema esta que tens de por esse resultado num mysql_fetch_array ou mysql_fetch_assoc de modo a poderes retirar de lá o valor

tipo

$apanha_id_resultado=mysql_query($apanha_id,$ligacao);
$res=mysql_fetch_assoc( $apanha_id_resultado);
$id_user= $res['ID'];

Assim já gravou o valor correcto do id.

Agora quando vou buscar o id do utilizador, não aparece o id, fica assim perfil.php?id=

Penso que assim devia dar.

<a href='perfil.php?id=' ".$urlpriva['id_user']." '>".$urlpriva['utilizador']."</a>

Pus o id_user fora da tag <a> para ver o valor que mandava ca para fora.Depois de fazer isto venho a confirmar que o valor que está a mandar e o id correcto do utilizador.

<td>".$urlpriva['id_user']."</td>

Portanto não sei porque que não coloque o valor do id_user quando está na tag <a>

blackangel

tens ai umas aspas a mais ("")

<a href='perfil.php?id=' ".$urlpriva['id_user']." '>".$urlpriva['utilizador']."</a>

<a href='perfil.php?id=' .$urlpriva['id_user'].'>".$urlpriva['utilizador']."</a>

num URL quando passas parametros nao precisas aspas

rjsma

tens ai umas aspas a mais ("")

<a href='perfil.php?id=' .$urlpriva['id_user'].'>".$urlpriva['utilizador']."</a>

num URL quando passas parametros nao precisas aspas

Penso que não tenho as aspas a mais porque se tirar as aspas aparece parse error

Parse error: syntax error, unexpected T_ENCAPSED_AND_WHITESPACE, expecting T_STRING or T_VARIABLE or T_NUM_STRING