Jump to content
Sign in to follow this  
pedrocarlos

Aplicação p/ Associação - Qual BD usar?

Recommended Posts

pedrocarlos

Boa tarde,

Pediram-me p/ fazer um programa que registe a informação dos sócios de uma associação.

Estou a pensar usar o NetBeans e utilizar o Java (POO).

A minha dúvida é, que motor Base Dados (free) devo usar para guardar a informação? MySQL ou outro? como faço a conexão à base dados?  🤔

A aplicação é para apenas ficar instalada num pc da associação (não é para funcionar em rede)

Obrigado  :thumbsup:

Knitter

Eu sugiro um base de dados para objectos, como por exemplo o DB4O, http://www.db4o.com/. Existe um artigo sobre o assunto num das recentes edições da Revista Programar.

Terás a vantagem de funcionar de modo embutido na aplicação, de não precisares de escrever SQL e de facilitar bastante o desenvolvimento já que não tens de preocupar com traduções entre os teus objectos e as tabelas e não tens a necessidade de configurações complexas como no caso de ORMs.

Se quiseres mesmo um motor com SQL, então o HSQLDB pode ser uma boa aposta, http://hsqldb.org/

pedrocarlos

Knitter,

Então em vez de guardar os campos (nome, telm) de cada tabela, guardo logo o objecto (Socio)? é isso que queres dizer??

e assim não vou precisar de usar Sql porque não tenho tabelas?

funciona como BD virtual, certo?

Knitter

Não sei o que é uma BD virtual... não conheço o termo.

Sim, não terás SQL e sim, não guardas os campos guardas logo o objecto directamente e do mesmo modo pesquisas por objectos usando Java e não SQL para fazer queries. É um sistema de bases de dados para objectos, logo trabalhas apenas com objectos.

Existem sistemas de bases de dados com abordagens diferentes dos relacionais (que usam SQL, tabelas e relações entre os dados), e bases de dados para objectos são um tipo diferente de base de dados mas são, do mesmo modo, uma base de dados.

Dá uma vista de olhos pela edição 24 da revista, http://www.revista-programar.info/?action=editions&type=viewmagazine&n=24. O artigo é pequeno e deve dar uma visão geral do motor.

No entanto, se estás mais confortável com SQL, um motor relacional serve perfeitamente, e aí o HSQLDB pode ser uma boa escolha dada a sua simplicidade de utilização em Java. Mas acho que um motor para objectos se adequa bem ao que pretendes fazer.

Knitter

Nos meus também não :thumbsup: , não sei já como fui introduzido no tema mas sei que já uso essa opção há algum tempo em projectos que vou desenvolvendo por curiosidade, só recentemente optei por usar num projecto com fins comerciais. Mas existem vários motores, o DB4O é apenas um dos mais conhecidos com vertente livre (GPL 3 se não me engano) e para Java.

Existem alguns pormenores associados à utilização de um motor de bases de dados para objectos, como o caso das comparações entre objectos e da utilização de objectos que o motor "conhece", mas tudo isto é indicado no tutorial introdutório que acompanha o download do DB4O.

Qualquer questão é só colocares, isso é simples de usar.

pedrocarlos

Knitter,

Já tive a ver o artigo na Revista_programar. É de facto um artigo muito bom!

A implementação não me parece muito difícil.

Já agora, ainda outra dúvida, depois terminar o desenvolvimento do projecto, o NetBeans tem como criar um setup instalação (como no Delphi) ou não ? Ou tenho de copiar o ficheiro JAR ?

Obrigado

Knitter

Tens de copiar o JAR, podes usar um sistema para criar ficheiros de instalação mas para todos os efeitos é só copiar o a pasta dist, onde está o JAR e as bibliotecas necessárias.

Se quiseres fazer um ficheiro de instalação tens opções livres, por exemplo o Inno Setup, www.jrsoftware.org/isinfo.php,  para Windows ou o Izpack, izpack.org/, que é Java. O NetBeans IDE não tem módulo nenhum para isso, que eu saiba, eventualmente no site de extensões pode existir alguma coisa.

magician

Para soluções pequenas, leves e portáveis uso esta http://www.h2database.com/, é uma base de dados SQL como MySQL com a vantagem de poder ser integrada dentro da própria aplicação.

Tem de ser fazer a passagem POJO <-> SQL uma vez que é uma BD SQL mas tem muito boa performance e é apenas um simples jar com perto de 1mb.

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!