Jump to content
dipacheco

Não devia retornar o último dos códigos??

Recommended Posts

dipacheco

Boas pessoal... tenho uma tabela com códigos que não estao alternados... este código não me deveria retornar o ultimo dos codigos??

command = New SqlCommand("SELECT Codigo FROM Clientes ORDER BY Codigo ASC", connect)
reader = command.ExecuteReader
While reader.Read
     ultimocodigo = reader(0)
End While
reader.Close()

É que nao retorna nada, fica em branco!

dipacheco

nao é por aí... tb fica em branco! e no entanto se fizer um select por um nome ou assim ele funciona... estranho.

Caça

O que é que fica em branco? Não trás nenhum valor?

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

dipacheco

ele nem entra no reader... e é com o ASC nao é com o DESC... o asc é ascendente... logo 1.2.3.4.5.... e o ultimo a ser lido é o ultimo, q é o q pretendo. mas ele n entra no ciclo while! estranho...

dipacheco

e é estranho pq isto estava a funcionar e nada do q possa ter feito deveria alterar isto... ate porque isto é um formulario em q inicialmente ele so mostra a ultima posiçao vaga... ou seja, este evento é no form_load... n tem nada antes...

ultimocodigo está definido com integer daí nao fazer reader(0).tostring ... e codigo no sql tb é int!

Private Sub Form_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        Me.CenterToScreen()
        connect = New SqlConnection("Data Source=PACHECO-PC\SQLEXPRESS;Initial Catalog=Teste;Integrated Security=True")
        connect.Open()
        command = New SqlCommand("SELECT Codigo FROM Clientes ORDER BY Codigo ASC", connect)
        reader = command.ExecuteReader
        While reader.Read
            ultimocodigo = reader(0)
        End While
        reader.Close()
        TextBox1.Text = ultimocodigo + 1
        connect.Close()
        ComboBox1.SelectedIndex = 0
    End Sub

ribeiro55

ASC não, DESC é o mais correcto.

Só tens de garantir que só é devolvida uma única linha.

LIMIT com MySQL e TOP com MSSQL/e talvez Access

Estares a afectar a variável por cada linha que te é devolvida... no mínimo não está correcto.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

dipacheco

pois, mesmo assim deveria devolver o valor exacto... e ja entendi o q está a fazer, infelizmente! ele está a correr tudo e devolve-me o campo NULL q é o ultimo (onde serao inseridos novos dados)... o q n faz sentido nenhum!

Caça

Está-te a devolver um NULL porque não encontrou nenhum registo

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

dipacheco

oh caça... encontrou! eu se fizer dentro do ciclo while um if... em q so m substitui o valor da variavel caso o mesmo nao seja "" entao ele ja funciona...

while reader.read
     if reader(0).tostring <> "" then
          ultimocodigo=reader(0)
     end if
end while

Assim funciona...

ribeiro55

pois, mesmo assim deveria devolver o valor exacto... e ja entendi o q está a fazer, infelizmente! ele está a correr tudo e devolve-me o campo NULL q é o ultimo (onde serao inseridos novos dados)... o q n faz sentido nenhum!

Da forma como estás a fazer devolveria-te tudo (literalmente) excepto um "valor exacto".

Não existe "último campo NULL para inserir" como se vê nas datagrids e afins.

A base de dados não te vai devolver nunca tal coisa, a menos que exista um registo e que esse campo seja NULL.

Estás a trabalhar em MSSQL, portanto isto devolve-te o valor que queres:

SELECT TOP 1 Codigo + 1 FROM Clientes ORDER BY Codigo DESC

Se vier a NULL, é porque está mesmo null.

Aconselho-te a correres esta query num ambiente controlado (como o SQL Server Management Studio) e veres exactamente o que te é devolvido.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

dipacheco

lol... nao sei pq isto m está a acontecer sinceramente! se correr isso sem o "codigo+1" no mssql devolve-me 247 q é o ultimo codigo. se correr no vb.net dá ""

Enfim... obrigado d qlq forma!

ribeiro55

Então o comando não está a ser devidamente executado a partir do VB.

E porque não sem o Codigo+1 ? Já te vem correcto da db. Para quê dar a soma ao cliente?

Sérgio Ribeiro