Jump to content
JD557

Relação de composição em vários ficheiros

Recommended Posts

JD557

Boas noites,

Tenho um projecto da faculdade para entregar em breve. O trabalho já está feito e funcional, mas como tenho de entregar um diagrama UML resolvi dar um jeito ao código de forma a tirar as partes "feitas à trolha".

Como neste caso me fazia sentido ter relações de composição, acabei a meter várias classes privadas dentro de outras.

Exº:

• class EcraJogo
    • class KeyboardListener
    • class MouseListener
    • class NovoJogoMenu
      • class OKListener

[*]class OpcoesMenu

• class OKListener

Há alguma forma de eu colocar a classe NovoJogoMenu e a classe OpcoesMenu em ficheiros separados (sendo que elas continuam a ter acesso aos membros privados de EcraJogo)?

Só quero mesmo tentar meter o código bonito, antes já tinha isso a funcionar de outra maneira, mas ia ficar uma salgalhada no UML. :)

Se calhar é uma pergunta um bocado básica, mas já estive à procura no google e não encontro nada.  :thumbsup:

MIEIC @ FEUP

http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog

Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu

Knitter

Separar e manter o acesso aos membros privados, directamente, não. Mas podes ter métodos de acesso, como é suposto, e usar esses métodos para aceder aos membros.

Não há grande motivo para se pretender aceder directamente ao membros privados de uma classe, deve ser tudo feito por métodos de acesso.

Não sei como tens o código feito, e será difícil dizer a melhor maneira para separar as coisas, mas não me parece que essas classes que tens sejam sequer precisas. Isto olhando para os nomes delas e tentando adivinhar o que fazem.