Jump to content
carmezim

ideia louca mas quem sabe

Recommended Posts

carmezim

Como este site e de programadores a ideia de criar um jogo talvez n fosse 100% descavida

tava a pensar num jogo sem fins locrativos criado apenas por portugueses(utilizadores deste site) para depois destribuir pela internet.

mas comvinha que fosse criado numa (nao sei se e assim ke se diz) "plantaforma"(compilador) que desse para ser criado por partes, assim cada membro que se desponibliza-se a ajudar podia fazer uma pekena contribuiçao

no fim dava um jogo porreiro

que acham da ideia?

Guest

Hum?

comvinha ,plantaforma != compilador, desponibliza-se, pekena, locrativos, destribuir

Mas o jogo era em português ou em pitês?

thoga31

lol

erros

E que erros. Já vi assassinatos maiores que os que acabaste de fazer, mas mesmo assim consegues uma boa média.

Erros ortográficos a vermelhos, abreviaturas e outros só a negrito:

Como este site e é (estes acentos são importantíssimos para uma boa primeira leitura: "e" diferente de "é") de programadores a ideia de criar um jogo talvez n não fosse 100% descavida descabida

tava estava (sim, também vou corrigir estas abreviaturas) a pensar num jogo sem fins locrativos lucrativos criado apenas por portugueses(utilizadores deste site) para depois destribuir distribuir pela internet.

mas comvinha convinha que fosse criado numa (nao sei se e é assim ke que se diz) "plantaforma" plataforma (compilador) que desse para ser criado por partes, assim cada membro que se desponibliza-se disponibilizasse a ajudar podia fazer uma pekena pequena contribuiçao

no fim dava um jogo porreiro

que acham da ideia?

</offtopic>

Já deram ideias para o P@P fazer um Web Browser e mais outras ideias, esta é mais uma. Nem me atrevo a comentar, porque muitas das respostas prováveis serão as já dadas anteriormente: em resumo, há mais que fazer para além de P@P. Nem todos têm uma vida "de luxo" para se darem ao luxo de estar aqui, quanto mais queimarem os seus neurónios em programas para o P@P - como se não bastasse o que têm de fazer nos empregos, tipo em "contra-relógio"...

Há quem te vá apoiar (ou não), há quem te vá dizer "esquece". Há quem nem vá responder, porque está aqui há tempo suficiente para já estar "farto" de propostas desta categoria.

Esperemos pelo feedback do restante P@P que se interesse em responder.

Cumpz.

Knowledge is free!

jpaulino

Este quadro é para apresentação de projectos e não para lançamento de ideias.

Sobre a ideia, é mesmo louca, ainda por cima quando é lançada por alguém que nem conhecimentos gerais de programação tem. Agradeço que fundamentem/amadureçam a ideia antes de voltar a apresentar algo semelhante.

asworm

Sobre a ideia, é mesmo louca, ainda por cima quando é lançada por alguém que nem conhecimentos gerais de programação tem. Agradeço que fundamentem/amadureçam a ideia antes de voltar a apresentar algo semelhante.

jpaulino, a tua resposta foi mesmo a meter a baixo, parece que nem passas-te pela fase inicial da programação em que as ideias fluem pela cabeça como a água que passa no Mondego, mesmo sem ter conhecimentos mínimos de programação poderia ser um incentivo para a pessoa começar a fazer alguma coisa, depois mais tarde poderia desistir, mas até lá poderia aprender algumas coisas inclusivé poderia ficar tão entusiasmado com a ideia que iria de alguma maneira procurar informação, investigar etc. tudo bem que podem aparecer milhares de posts como estes mas nunca se sabe se existe alguém pronto a abraçar a ideia.

Got it?

SoulFarmer

Só te digo uma coisa, se não tem conhecimentos, esta é uma óptima maneira dos adquirir. É com desafios que se evolui, como administrador, e com a experiência que tens devias saber isso...

e btw...http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=35050...isto tbem é uma ideia acho eu...

carmezim dude...a tua ortografia...jasus =P mas errar é humano hehe

Guest

Bem jpaulino já chamaram louco a muita gente e muita coisa incluído o Richard Stallman e não quer dizer que a ideia não seja viável. Não percebi mesmo o sentido do teu comentário...

Ps. Já agora o quadro é de apresentação de projectos, em que tu dizes que não é de apresentação de ideias, certo? Então acho melhor reveres muitos dos POST's anteriores.

Abraços

jpaulino

jpaulino, a tua resposta foi mesmo a meter a baixo, parece que nem passas-te pela fase inicial da programação em que as ideias fluem pela cabeça como a água que passa no Mondego, mesmo sem ter conhecimentos mínimos de programação poderia ser um incentivo para a pessoa começar a fazer alguma coisa, depois mais tarde poderia desistir, mas até lá poderia aprender algumas coisas inclusivé poderia ficar tão entusiasmado com a ideia que iria de alguma maneira procurar informação, investigar etc. tudo bem que podem aparecer milhares de posts como estes mas nunca se sabe se existe alguém pronto a abraçar a ideia.

Um treinador de futebol até pode nem saber jogar, mas tem de percebem de futebol. Nesta área é a mesma coisa, ou seja, até pode nem ter conhecimentos de programação, mas tem de ter uma ideia, e o que foi apresentado nem é uma ideia ... nem sei bem o que é.

Só te digo uma coisa, se não tem conhecimentos, esta é uma óptima maneira dos adquirir. É com desafios que se evolui, como administrador, e com a experiência que tens devias saber isso...

e btw...http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=35050...isto tbem é uma ideia acho eu...

carmezim dude...a tua ortografia...jasus =P mas errar é humano hehe

Mas adquirir conhecimento como? Lançando uma pseudo-ideia para o ar? Sim, porque nem ideia é, ao contrário do link que apresentaste, onde se define como é o jogo, que regras tem, como deve funcionar, etc, etc. Aí sim, alguém pode agarrar na ideia, participar, contribuir com novas propostas, etc, etc. É que não se define nada sobre o jogo ... nada.

Além disso, sou administrador mas também sou membro da comunidade ... tenho, como todos, direito a uma opinião pessoal :P

Bem jpaulino já chamaram louco a muita gente e muita coisa incluído o Richard Stallman e não quer dizer que a ideia não seja viável. Não percebi mesmo o sentido do teu comentário...

Ps. Já agora o quadro é de apresentação de projectos, em que tu dizes que não é de apresentação de ideias, certo? Então acho melhor reveres muitos dos POST's anteriores.

Abraços

Eu apenas agarrei no titulo do tópico "ideia louca mas quem sabe", e nos comentários anteriores podes ler porque este tópico é completamente diferente de outros ;)

A minha intervenção é critica, é verdada, mas tem por objectivo sensibilizar para apresentar uma ideia, porque isto nem uma ideia é ;)

SoulFarmer

Lançando uma pseudo-ideia para o ar?

Bom, um Administrador a desvalorizar as ideias de um membro da comunidade que administra... O que estas a dizer por mais verdade que possa ser não é nem de perto a maneira certa de o dizer... e apesar de não ser nenhuma ideia elaborada, é uma coisa a planear dependendo de quem iria participar e acho que nenhuma ideia deve ser deitada fora por ser simples, atrevo-me até a dizer que é estúpido qualquer membro desta comunidade simplesmente deitar fora a ideia dele....

Eu não quero saber dos outros tópicos para nada, é uma ideia e não deve ser ignorada e se tem falhas na maneira como foi formulada só te digo que ninguém nasce ensinado, com certeza que tu não ganhaste a sabedoria que tens de um dia para o outro, não te esqueças que também tu já erraste e erras... estes teus comentários parecem vindos de uma Pseudo-Pessoa por de traz de Administrador...

jpaulino

Bom, um Administrador a desvalorizar as ideias de um membro da comunidade que administra... estes teus comentários parecem vindos de uma Pseudo-Pessoa por de traz de Administrador...

Mas desde quando um administrador não pode dar uma opinião pessoal? Isso é que era bom! Sempre que tenho uma posição como administrador, indico-o, para que não existam dúvidas, agora fora isso tenho o mesmo direito de qualquer membro.

E além disso não disse nada de mais  sobre a “ideia” e nem mudo uma vírgula ao que já disse. Uma coisa é apresentar ideias, outra coisa é lançar algo para o ar.

atrevo-me até a dizer que é estúpido qualquer membro desta comunidade simplesmente deitar fora a ideia dele....

Mas se achas que não se deve simplesmente deitar fora a ideia dele, então participa no desenvolvimento do jogo (que nem sabes em que linguagem vai ser desenvolvida, que plataforma terá, que tipo de jogo será, quais as responsabilidades da equipa, etc, etc) :P

Lfscoutinho

Boas,

Muito sinceramente, não percebo o porquê de estarem a "atacar" o jpaulino. Primeiro, porque esta secção se chama "Apresentação de projectos" e um projecto é algo bem definido (e normalmente já iniciado) e não uma ideia tão abrangente como "criar um jogo". E, para além disso, eu não sei onde é que vocês estão a ver a dita ideia. Já li e re-li e não vejo nada... para mim uma ideia é algo fundamentado com cabeça, tronco e pés. Neste caso, nem cabeça, nem tronco, nem pés... apenas algo muito abrangente.

Concordo que a melhor forma de se aprender a programar é pensar num projecto "grande" e meter mãos à obra, pois vais explorar a linguagem de programação usada, porque as necessidades a isso te vão obrigar. Mas mais uma vez, neste caso não há ideia nenhuma. Ele não falou o que estava a pensar, nem nada parecido... apenas "criar um jogo"... e, como já disso é algo muito abrangente.

É só a minha opinião :P

SoulFarmer

Mas desde quando um administrador não pode dar uma opinião pessoal? Isso é que era bom! Sempre que tenho uma posição como administrador, indico-o, para que não existam dúvidas, agora fora isso tenho o mesmo direito de qualquer membro.

Opinião podes e deves dar sempre que possas, criticas destrutivas nem tu nem ninguém o deve fazer.

Mas se achas que não se deve simplesmente deitar fora a ideia dele, então participa no desenvolvimento do jogo (que nem sabes em que linguagem vai ser desenvolvida, que plataforma terá, que tipo de jogo será, quais as responsabilidades da equipa, etc, etc) :P

Se não tem plataforma, nem linguagem, nem o tipo de jogo é coisa para de desenvolver e não deitar abaixo por ser uma representação abstracta de uma coisa que a meu ver até é interessante.  E chamas-lhe "lançar uma coisa para o ar", querias que ele sugerisse plataforma, linguagem, acho muito bem, quanto mais estruturada for melhor, mas já agora ele dava também já o código todo, tudo bonitinho já pronto e tal...à que começar por algum lado!

Hoje em dia, em suma, ideia significa ou um modelo das coisas sensíveis enquanto objecto do pensamento e da razão (λόγος - logos) ou, noutra acepção, a representação mental de alguma realidade externa, ocorrência, objeto concreto ou abstrato, que a mente constrói com determinado propósito, mesmo o da sua simples representação

Fonte

Confirma-se o teu argumento é invalido!

SoulFarmer

Boas,

Muito sinceramente, não percebo o porquê de estarem a "atacar" o jpaulino. Primeiro, porque esta secção se chama "Apresentação de projectos" e um projecto é algo bem definido (e normalmente já iniciado) e não uma ideia tão abrangente como "criar um jogo". E, para além disso, eu não sei onde é que vocês estão a ver a dita ideia. Já li e re-li e não vejo nada... para mim uma ideia é algo fundamentado com cabeça, tronco e pés. Neste caso, nem cabeça, nem tronco, nem pés... apenas algo muito abrangente.

Concordo que a melhor forma de se aprender a programar é pensar num projecto "grande" e meter mãos à obra, pois vais explorar a linguagem de programação usada, porque as necessidades a isso te vão obrigar. Mas mais uma vez, neste caso não há ideia nenhuma. Ele não falou o que estava a pensar, nem nada parecido... apenas "criar um jogo"... e, como já disso é algo muito abrangente.

É só a minha opinião :P

Bom post sim senhor!

Ninguém está a atacar ninguém, e não é isso que eu quero fazer sair do que disse, apenas não concordo nada da maneira que foi comentada a IDEIA do carmezim, não é coisa que se faça muito menos por alguém que apresenta um cargo com "A".

Lfscoutinho

Boas,

não é coisa que se faça muito menos por alguém que apresenta um cargo com "A".

Oi !? O que é que tem de ele ser administrador !? É igual a ti e a todos os outros utilizadores: uma pessoa (com opiniões e ideias próprias). Eu costumo dizer que em Portugal se deviam começar a tratar as pessoas por tu e não por Você, Sr., Dr., Eng., Prof., etc... assim ninguém se sentiria inferiorizado nem superior. E aqui é a mesma coisa, deves olhar para os administradores como pessoas e não por administradores, moderadores, etc.

Nota: o meu objectivo não é defender ninguém, apenas dar a minha opinião.

Mais uma vez, é só a minha opinião :P

KTachyon

Eu, sinceramente, concordo com o jpaulino. Não foi apresentado um projecto. Foi lançada uma ideia sem substância que em nada contribui para o fórum. A crítica parece-me adequada, e, se o autor e as pessoas que o defendem levam a mal uma crítica, se calhar o melhor é repensarem o facto de que a sociedade está cheia de críticas e ninguém passa sem receber uma de tempos a tempos. Se não sabem lidar com isso, se calhar é um problema que vão ter que aprender a lidar e ganhar maturidade no processo.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

SoulFarmer

Eu, sinceramente, concordo com o jpaulino. Não foi apresentado um projecto. Foi lançada uma ideia sem substância que em nada contribui para o fórum. A crítica parece-me adequada, e, se o autor e as pessoas que o defendem levam a mal uma crítica, se calhar o melhor é repensarem o facto de que a sociedade está cheia de críticas e ninguém passa sem receber uma de tempos a tempos. Se não sabem lidar com isso, se calhar é um problema que vão ter que aprender a lidar e ganhar maturidade no processo.

Há muita "substancia" aqui que não contribui em nada para o forum!!! xD

E a critica destrutiva que o jp fez é uma delas, aquilo não foi opinião foi um golpe bem nos pés possa!!! Uma coisa é certa, não há maturidade em fazer criticas destrutivas...

Se não gostam ou não se adequa movem, bloqueiam o tópico, o que for...pessoalmente, aquilo é uma ideia tal como qualquer outra enviada!!!

Não vale a pena dar mais voltas nisto!

KTachyon

Mas quem diz que a crítica é destrutiva? Uma coisa é tomarem-na como destrutiva, outra coisa é ser, de facto, destrutiva. Eu, ao ler o post do jpaulino vejo duas coisas:

1. O autor devia ter conhecimentos básicos de programação.

2. As ideias devem ser fundamentadas/amadurecidas antes de serem apresentadas.

Será que é uma crítica destrutiva?

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

jpaulino

Bom, um Administrador a desvalorizar as ideias de um membro da comunidade que administra... O que estas a dizer por mais verdade que possa ser não é nem de perto a maneira certa de o dizer... e apesar de não ser nenhuma ideia elaborada, é uma coisa a planear dependendo de quem iria participar e acho que nenhuma ideia deve ser deitada fora por ser simples, atrevo-me até a dizer que é estúpido qualquer membro desta comunidade simplesmente deitar fora a ideia dele....

Eu não quero saber dos outros tópicos para nada, é uma ideia e não deve ser ignorada e se tem falhas na maneira como foi formulada só te digo que ninguém nasce ensinado, com certeza que tu não ganhaste a sabedoria que tens de um dia para o outro, não te esqueças que também tu já erraste e erras... estes teus comentários parecem vindos de uma Pseudo-Pessoa por de traz de Administrador...

Mas quem diz que a crítica é destrutiva? Uma coisa é tomarem-na como destrutiva, outra coisa é ser, de facto, destrutiva. Eu, ao ler o post do jpaulino vejo duas coisas:

1. O autor devia ter conhecimentos básicos de programação.

2. As ideias devem ser fundamentadas/amadurecidas antes de serem apresentadas.

Será que é uma crítica destrutiva?

:P

Será assim TÃO difícil de entender isto? É que não há nada de mais nos meus comentários.

Ainda se fosse colocado em outro quadro qualquer, como uma sugestão geral à comunidade, ainda podia "aceitar", agora num quadro de apresentação de projectos, não vejo qualquer fundamento. Além disso, disse:

Este quadro é para apresentação de projectos e não para lançamento de ideias ... Agradeço que fundamentem/amadureçam a ideia antes de voltar a apresentar algo semelhante.

Usando também a wikipédia:

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Projecto

E isto não é definitivamente um pojecto ;)

Volto a pedir ao carmezim para tentar fundamentar mais a ideia e apresentar algo com cabeça, tronco e membros. Ninguém está a cortar as ideias a ninguém.

scorch

@SoulFarmer O comentário do jpaulino não foi de modo destrutivo.

1 - O post está numa secção errada.

2 - Tal como o jpaulino disse, a ideia não é fundamentada. Desde quando é que a ideia de criar um jogo, é uma ideia estruturada? Sem querer ofender o carmezim, mas a comunidade, pelo menos o staff do P@P, tem projectos muito mais urgentes, mais simples e mais importantes em que trabalhar para melhorar a comunidade. Um jogo não seria de modo algum algo prioritário. A única coisa que o carmezim disse foi: Olhem, vamos fazer um jogo. Que chama? Isto não é uma ideia, é vaporware, ou menos que isso até. :P

PS: Sou moderador, mas faço este post como simples membro da comunidade, e não represento de forma alguma a opinião generalizada do staff ou da comunidade. ;)

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

thoga31

Não vou comentar o projecto nem os posts aqui lançados.

Contudo, não posso deixar de concordar com isto:

Boas,

Oi !? O que é que tem de ele ser administrador !? É igual a ti e a todos os outros utilizadores: uma pessoa (com opiniões e ideias próprias). Eu costumo dizer que em Portugal se deviam começar a tratar as pessoas por tu e não por Você, Sr., Dr., Eng., Prof., etc... assim ninguém se sentiria inferiorizado nem superior. E aqui é a mesma coisa, deves olhar para os administradores como pessoas e não por administradores, moderadores, etc.

Nota: o meu objectivo não é defender ninguém, apenas dar a minha opinião.

Mais uma vez, é só a minha opinião :P

Já falei com o jpaulino algumas vezes por PM, inclusive, e ele sempre me tratou como outra pessoa qualquer, nunca foi superior por ter mais umas centenas valentes de posts que eu e ter o cargo do "A"... Sei que ninguém disse que ele se considerava superior até ao momento, mas a maneira como se enfatiza o facto de ser do "cargo A", preocupa-me.

Knowledge is free!

Lfscoutinho

Boas,

@thoga31 Lamento informar-te, mas se tivesses lido o meu primeiro comentário e os comentários anteriores dos outros participantes terias percebido (ou então não...). Eu não disse que o @jpaulino se sentia superior, só disse para os outros utilizadores olharem para os administradores, moderadores, etc. da mesma forma que olham para os restantes utilizadores: pessoas com opiniões e ideias próprias.

Essa parte do "inferior e superior" era só uma forma de me fazer entender melhor, mas pelos vistos correu mal  🤔

Até porque os outros participantes é que estavam a superiorizar o @jpaulino, ou melhor a inferiorizarem-se a eles próprios..  :D

softklin

Arrumadas as discussões, peço-vos que voltem ao tema inicial do tópico.

@carmezim, queres detalhar um pouco mais a tua ideia? Até pode ser uma boa motivação para aprenderes uma linguagem de programação diferente.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

thoga31

Boas,

@thoga31 Lamento informar-te, mas se tivesses lido o meu primeiro comentário e os comentários anteriores dos outros participantes terias percebido (ou então não...). Eu não disse que o @jpaulino se sentia superior, só disse para os outros utilizadores olharem para os administradores, moderadores, etc. da mesma forma que olham para os restantes utilizadores: pessoas com opiniões e ideias próprias.

Essa parte do "inferior e superior" era só uma forma de me fazer entender melhor, mas pelos vistos correu mal  🤔

Até porque os outros participantes é que estavam a superiorizar o @jpaulino, ou melhor a inferiorizarem-se a eles próprios..  :)

Answering:

Não vou comentar o projecto nem os posts aqui lançados.

Contudo, não posso deixar de concordar com isto:

Calma! Lê bem - apenas concordei com o que disseste. :)   Não disse, nunca, que tu tinhas dito que ele se considerava superior. Apenas concordei e reforcei o que tu tinhas dito com o post que 'quotei' na altura :cheesygrin:

</discussion>

@carmezim, queres detalhar um pouco mais a tua ideia? Até pode ser uma boa motivação para aprenderes uma linguagem de programação diferente.

Pareceu-me que o @carmezim esperava que nós, comunidade, lançássemos ideias e concordássemos entre todos (interessados) um jogo a programar em conjunto. 🤔

Sendo assim, acho que ou ele imagina algo mais sólido, ou então a discussão nunca terá pernas (consoante a vontade demonstrada pela comunidade até agora...)

Não quero entrar em discussões. :tomato:  Mas concordo com o @softclean: já chega... :dontgetit:

Knowledge is free!