Kriptosgeek Posted August 17, 2006 at 06:27 PM Report Share #44860 Posted August 17, 2006 at 06:27 PM O seguinte codigo escrito em Dev Pascal dá erro e eu não consigo dar com o erro, é o seguinte: Program mario; uses dos; label fim; var vect:array [1..4,1..2] of String; i:integer; con:Boolean; Begin for i:=1 to 4 Do Begin Writeln ('Introduza o nome do aluno ', i); Write ('Nome=> '); Read (vect[i,1]); Write ('Idade=> '); Read (vect[i,2]); Clrscr; end; i:=0; con:=True; While con DO Begin a: Writeln ('Introduza o numero do aluno que pretende consultar'); Write ('Numero=> '); Read (i); Clrscr; if ((i=0) or (i<1) or (i>4)) Then Goto a; Write ('O aluno ',i,' chama-se ',vect[i,1], ' e tem ',vect[i,2],' anos'); Readkey; Clrscr; end; end. ouvi falar deste compilador e resolvi exprimentar criando este codigo simples! Mas pelos visto axo que o compilador não é dos melhores (acho eu!) alguem conhece um compilador que seja bastante abrajente??? è que no Turbo Pascal for Windows e no Pascal ZIM tenho vindo a programar na maior!!! Mas resolvi mudar de compilador, mas ainda não consegui arranjar um que seja o mais abranjente possivel! Qual é o compilar que voces recomendam??? Melhor browser game do Mundo!---> Travian Regista-te! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 17, 2006 at 07:10 PM Report Share #44873 Posted August 17, 2006 at 07:10 PM Não sei quantas vezes já disse isto neste fórum, mas cá vai mais uma vez: O Dev-Pascal é um IDE e não um compilador. O Dev-Pascal usa uma versão do excelente compilador FreePascal. Faz o download do FreePascal que já traz um IDE. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
lufinima Posted August 17, 2006 at 07:22 PM Report Share #44875 Posted August 17, 2006 at 07:22 PM Program mario; uses dos; /*deves incluir tambem a livraria crt, pois + a frente usas o ClrScr q é uma função da livraria CRT label fim; /* ERRO aqui deveria estar a e não fim, pois foi o label q usas-te + a frente*/ var vect:array [1..4,1..2] of String; i:integer; con:Boolean; Begin for i:=1 to 4 Do Begin Writeln ('Introduza o nome do aluno ', i); Write ('Nome=> '); Read (vect[i,1]); Write ('Idade=> '); Read (vect[i,2]); Clrscr; end; i:=0; con:=True; While con DO Begin a: Writeln ('Introduza o numero do aluno que pretende consultar'); Write ('Numero=> '); Read (i); Clrscr; if ((i=0) or (i<1) or (i>4)) Then Goto a; Write ('O aluno ',i,' chama-se ',vect[i,1], ' e tem ',vect[i,2],' anos'); Readkey; Clrscr; end; end. Eu vi os erros q tinhas no código e comentei os erros q tinhas, mas uma coisa não percebo, oq é q tu keres fazer com esse código?? Não seria melhor usares Records?? Já agora Usar Label e Goto -> Não uses tentar usar ciclos while ou if. Tentar compilar o código com estas correcções e vê que já não dá erro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kriptosgeek Posted August 17, 2006 at 07:31 PM Author Report Share #44877 Posted August 17, 2006 at 07:31 PM Não sei quantas vezes já disse isto neste fórum, mas cá vai mais uma vez: O Dev-Pascal é um IDEe não um compilador. O Dev-Pascal usa uma versão do excelente compilador FreePascal. Faz o download do FreePascal que já traz um IDE. Se me permitem a ignorancia! Podiam-me explicar o que é um IDE?? Para lordnins: Apos esses erros, eu executei e reparei que o programa apenas perguntou o nome do primeiro aluno e dps avancou para o While, a que se deve??? Melhor browser game do Mundo!---> Travian Regista-te! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 17, 2006 at 07:53 PM Report Share #44887 Posted August 17, 2006 at 07:53 PM Se me permitem a ignorancia! Podiam-me explicar o que é um IDE?? Podes ver aqui: IDE - Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
lufinima Posted August 17, 2006 at 08:19 PM Report Share #44895 Posted August 17, 2006 at 08:19 PM Eu só vi o código assim por alto, agora num tenho tempo para analizar isso e dizer-te o que está errado, amanhã já posso ver disso, eu já não me lembro muito bem de pascal, já não uso isso há uns anos e como tou + habituado a c e vb podia dizer-te o código errado 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
maiden Posted August 17, 2006 at 10:03 PM Report Share #44923 Posted August 17, 2006 at 10:03 PM Primeiro que tudo, bem vindo ao fórum. 😛 Só um pequeno reparo: Programar com labels e goto's não é muito correcto. Não sei se tens conhecimento de como se faz, mas podes criar um Procedimento (Procedure) ou Função (Function). Apesar de já não programar em Pascal sempre utilizei o Turbo Pascal, pois tem uma porrada de libraries (Ah, já agora, li por aí um comentário em que se referiam às libraries como livrarias o que é incorrecto, library traduz-se para Português como Biblioteca). E já agora podias postar o erro que te deu, para a ajuda ser mais eficiente. Cumps, Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kriptosgeek Posted August 17, 2006 at 10:39 PM Author Report Share #44935 Posted August 17, 2006 at 10:39 PM Apresenta a tela para introduzir o nome do 1º aluno, mas ao introduzir o nome e carregar enter ele não le a segunda variavel e quando o ciclo passa para 2 não le nada e o mesmo se passa com o 3 e 4, passando directamente para o ciclo do While. Melhor browser game do Mundo!---> Travian Regista-te! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts