Jump to content
Sign in to follow this  
Ang3lo

Duvida iniciante

Recommended Posts

Ang3lo

Boa noite programadores,

Estou com uma duvida de iniciante, que é a seguinte. Quero desenvolver uma aplicação típica de cliente/servidor

onde o servidor está ligado a uma base de dados com registos de clientes e ficheiros. Os clientes tem de se registar

e autenticar no sistema e o serviço que vai ser disponibilizado é o de armazenamento e transferência de ficheiros.

Mas para não fazer sempre o mesmo, isto é, usar uma interface gráfica em Java e meter o servidor num pc e o jar do cliente

no outro, queria fazer o serviço em web. Bastava o cliente ter um browser ligar-se a pagina e a partir dele fazia tudo.

A minha duvida é como devo fazer isto? Ja andei a ler sobre html, phyton e php (phyton foi-me recomendado por um

professor).

Mas o que me faz mais confusão é o seguinte o servidor como se liga à base de dados? Como meto a fazer transferência de

ficheiros? Como crio canais de comunicação?

Obrigado

KTachyon

Podes fazer em python com pylons, sql-alchemy e templates genshi, mas tens bastante mais trabalho a implementar que se fizeres isto em PHP (se bem que, com python ficaria mais flexível que com PHP, uma vez terminado).

Não tens que te preocupar com a comunicação à base de dados. Ambas as plataformas disponibilizam APIs para poderes efectuar a comunicação com a base de dados. A transferência de ficheiros é, normalmente efectuada para uma pasta com o nome do recurso registado na base de dados, de forma a que possas relacionar o recurso com outros aspectos que coloques na base de dados (utilizador que fez upload, por exemplo).

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Ang3lo

Obrigado pela resposta,

A aplicação por assim dizer do lado do servidor fica implementada em html + php?

O que me esta a fazer confusão é se é só com essas duas linguagens, ou se tenho

de ter o Java na mesma.

Lfscoutinho

Boas,

O PHP é um linguagem de programação, logo se usas PHP não precisas do Java.

Fazes a estrutura da página em HTML + CSS e utilizas o PHP para os scripts.

Ang3lo

Entao tudo que fizer para aceder à BD, criação de canais de comunicação e transferências de de ficheiros é com o PHP?

Em PHP dá para criar socket tanto para ipv4 e ipv6?