Jump to content
Sign in to follow this  
^xalits

Criação de um jogo em Visual Basic 2010

Recommended Posts

^xalits

Boas pessoal,

Ora estou na fac, 1º aninho, e tenho uma cadeira muito engraçada que é Programação... (é uma introdução portanto...)

Temos até agora feito "programitas" simples, passamos tbm a fazer agora com variáveis indexadas e vamos dar matrizes... Só que a meio disto, temos que criar um jogo simples  :wallbash: e com esta matéria não dá pra nada ou quase nada para o que é pedido pelo professor. :nono: No entanto, deixam-nos pesquisar códigos já feitos, mas claro, não pode ser copy paste, temos de saber o que estamos a copiar e alterar o máximo possível, pois o objectivo do trabalho deve ser esse...

Ideias para jogos simples? Eu ainda não sei qual escolher pq depois posso-me lixar e não conseguir encontrar os códigos e interpretá-los... Estive a pensar num masterquiz, ou pac-man, ou pinball, ou mata vacas ou assim... coisas simples... mas tudo menos jogo do galo lol

O meu problema também é os códigos para por exemplo quando se passa o rato em cima de qqr coisa interagir com o programa... tipo aqueles joguinhos dos labirintos... isso e outras coisas para interagir com o design do jogo (ex: uma bala a atingir um alvo, ou um alvo a mexer-se, etc etc)

Isto são tudo coisas que uma pessoa com as aulas que tem não sabe fazer  :nono: e por isso venho pedir a vossa ajuda para tal trabalho.

Têm alguns sites, tutoriais e outros que possam ser úteis ao meu trabalho? Eu não peço o trabalhinho feito... apenas meios para lá chegar.  :cheesygrin:

Desde já obrigado,  😎

J. Ferreira

Warrior

Existem linguagens mais apropriadas para umas coisas do que outras, mas certamente que consegues fazer alguns jogos engraçados com VB.

Pensa em algo que não seja muito complicado, pensa que controlos podes usar e com os eventos do rato consegues fazer quase tudo. Depois é uma questão de pesquisar como fazer cada um dos passos que precisas.

^xalits

Existem linguagens mais apropriadas para umas coisas do que outras, mas certamente que consegues fazer alguns jogos engraçados com VB.

Pensa em algo que não seja muito complicado, pensa que controlos podes usar e com os eventos do rato consegues fazer quase tudo. Depois é uma questão de pesquisar como fazer cada um dos passos que precisas.

Sim, eu ideias até tenho... começava por algo mais simples, que é por o jogo a funcionar, e depois ir acrescentando níveis, melhorar o aspecto, etc...

O único problema é mesmo esse, como fazer cada um dos passos que preciso... tens alguma fonte de eleição?

Abc

Warrior

Depende evidentemente do jogo. Vais fazer um jogo com os formulários de VB ou consola? (ou uma das outras opções existentes)

thoga31

Nós usamos o VB 2010, e programamos nos forms...

Evidentemente que VB é uma linguagem muito boa para fazer jogos simples.

Uma sugestão: adivinhar um número inteiro gerado aleatoriamente pelo computador. Opções adicionais: número com limite mínimo e máximo para ser gerado, ou segundo a predefinição, número máximo de tentativas, dicas do programa (por exemplo, digitas "72" e ele diz "Menos que 72"... É um jogo simples, que se faz em três horinhas nas calmas, se tanto, e que mexe com um pouco de tudo o que é básico, desde CheckBox, NumericUpDown, TextBox, Button, passando também pela MessageBox.

Cumpz. :thumbsup:

Knowledge is free!

^xalits

Evidentemente que VB é uma linguagem muito boa para fazer jogos simples.

Uma sugestão: adivinhar um número inteiro gerado aleatoriamente pelo computador. Opções adicionais: número com limite mínimo e máximo para ser gerado, ou segundo a predefinição, número máximo de tentativas, dicas do programa (por exemplo, digitas "72" e ele diz "Menos que 72"... É um jogo simples, que se faz em três horinhas nas calmas, se tanto, e que mexe com um pouco de tudo o que é básico, desde CheckBox, NumericUpDown, TextBox, Button, passando também pela MessageBox.

Cumpz. :thumbsup:

pois, mas isso é uma coisa muito simples... o que é pedido é uma coisa tipo miniclip...

abraço e obrigado pela reply  😎

thoga31

o que é pedido é uma coisa tipo miniclip...

Uma coisa tipo MiniClip? Rezo para que não tenhas de "imitar" o "ambiente gráfico-padrão" que os jogos do mc tem... :thumbsup:

Bom trabalho!

Knowledge is free!

^xalits

Uma coisa tipo MiniClip? Rezo para que não tenhas de "imitar" o "ambiente gráfico-padrão" que os jogos do mc tem... :thumbsup:

Bom trabalho!

Pois, estás a ver na alhada em que estou...  :wallbash: Mas mesmo assim não desisto. E a qualidade não tem que ser igual, mas sim a "interactividade" e a maior parte dos comandos devem ser os mesmos...