Jump to content
pedro596

Comunicação de CPM2A com Visual Basic

Recommended Posts

pedro596

Tenho um projecto quase concluído em que estou a usar um autómato da Omron, cpm2a, não sei ate que ponto é possível receber dados do autómato em tempo real num programa em visual Basic.

O que pretendo é de acordo com os sinais que o autómato recebe (de sensores) em tempo real o programa em visual basic explicasse o que esta naquele momento a acontecer.

Do tipo, sensor 1 activo, tapete começa andar, e no visual basic aparecia uma mensagem "tapete em movimento para posição de enchimento", o sensor para parar o tapete e começar a encher de parafusos, "Local de enchimento", depois, "a encher" e conforme passavam as peças no sensor de fibra óptica ia incrementando um valor no mensagem do programa de visual basic .

A ideia era ter um monitor ao lado do projecto que em tempo real explique o que acontece, para tal preciso de sinais do autómato, para programar em função disso.

A parte do programa das mensagens e isso é muito facil, só não sei como ver o estado das entradas e saidas do automato num programa em Visual Basic :S

Se alguém conhecer uma forma de fazer isto agradecia,

nokPT

Imagino que tenhas várias hipóteses:

1 - Usar a porta RS232 do autómato e funções de comunicação e desenvolveres um programa no autómato e em VB para comunicar um com o outro. Não conheço as possibilidades dos CPM2A em questões de comunicações, mas em Siemens, qualquer micro autómato permite fazer isto

2 - Usares um OPC Server, no VB crias um OPC Client, este comunica com o OPC Server que comunica com o autómato. A Omron tem OPC Servers (mas são caros), mas podes procurar na NET porque há outros fabricantes com OPC Servers compatíveis.

3 - Procurar na Net por programas equivalentes, por exemplo na Siemens existe o libnodave, que é uma biblioteca (freeware e opensource) de comunicação com os autómatos, na Allen-Bradley também existe uam parecida, para Omron nunca procurei (não uso Omron)

Ricardo Timóteo

gadelhas

Viva;

Para um OMRON, podes usar o CX-Server Lite. O mesmo vai-te criar OCX's no VB depois é muito fácil de usar!

Abraço Gadelhas

bubulindo

Tem cuidado com a Libnodave pois não sendo suportada pela Siemens pode dar sarilhos. Eu já experimentei e funcionou na boa (com MPI), mas se for para uma aplicação com algum risco ou até comercial, pode sair-te cara a brincadeira.

Já se tiveres uma rede UDP, penso que, com algum trabalho, consigas colocar o autómato e o servidor a comunicar sem librarias específicas de comunicação e apenas com uns sockets.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

nokPT

Eu sei que o libnodave não é suportado pela Siemens, e o suporte é limitado, mas funciona muito bem.

Já usei em PPI e já usei em Ethernet (sempre com S7-200) e funcionou muito bem. Já li que também funciona com o S7-1200, mas ainda não testei (a sério).

Em ethernet, nota-se que não é siemens, o comportamento da comunicação do autómato com Siemens é melhor, mas o custo do libnodave (0€) ou se quiseres a relação preço/qualidade, é excelente.

Ricardo Timóteo

bubulindo

Só alertei para o facto... algo que também aparece bastante no sourceforge. Mas que funciona bem, isso funciona. Mas sendo um protocolo proprietário da Siemens, nunca se sabe o que nos espera. Enquanto que configurando uma comunicação UDP com Multicasts, a coisa também funciona e não há problemas de compatibilidade futura.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}