Jump to content
pedro596

Comunicação de CPM2A com Visual Basic

Recommended Posts

pedro596

Tenho um projecto quase concluído em que estou a usar um autómato da Omron, cpm2a, não sei ate que ponto é possível receber dados do autómato em tempo real num programa em visual Basic.

O que pretendo é de acordo com os sinais que o autómato recebe (de sensores) em tempo real o programa em visual basic explicasse o que esta naquele momento a acontecer.

Do tipo, sensor 1 activo, tapete começa andar, e no visual basic aparecia uma mensagem "tapete em movimento para posição de enchimento", o sensor para parar o tapete e começar a encher de parafusos, "Local de enchimento", depois, "a encher" e conforme passavam as peças no sensor de fibra óptica ia incrementando um valor no mensagem do programa de visual basic .

A ideia era ter um monitor ao lado do projecto que em tempo real explique o que acontece, para tal preciso de sinais do autómato, para programar em função disso.

A parte do programa das mensagens e isso é muito facil, só não sei como ver o estado das entradas e saidas do automato num programa em Visual Basic :S

Se alguém conhecer uma forma de fazer isto agradecia,

Share this post


Link to post
Share on other sites
nokPT

Imagino que tenhas várias hipóteses:

1 - Usar a porta RS232 do autómato e funções de comunicação e desenvolveres um programa no autómato e em VB para comunicar um com o outro. Não conheço as possibilidades dos CPM2A em questões de comunicações, mas em Siemens, qualquer micro autómato permite fazer isto

2 - Usares um OPC Server, no VB crias um OPC Client, este comunica com o OPC Server que comunica com o autómato. A Omron tem OPC Servers (mas são caros), mas podes procurar na NET porque há outros fabricantes com OPC Servers compatíveis.

3 - Procurar na Net por programas equivalentes, por exemplo na Siemens existe o libnodave, que é uma biblioteca (freeware e opensource) de comunicação com os autómatos, na Allen-Bradley também existe uam parecida, para Omron nunca procurei (não uso Omron)


Ricardo Timóteo

Share this post


Link to post
Share on other sites
gadelhas

Viva;

Para um OMRON, podes usar o CX-Server Lite. O mesmo vai-te criar OCX's no VB depois é muito fácil de usar!


Abraço Gadelhas

Share this post


Link to post
Share on other sites
bubulindo

Tem cuidado com a Libnodave pois não sendo suportada pela Siemens pode dar sarilhos. Eu já experimentei e funcionou na boa (com MPI), mas se for para uma aplicação com algum risco ou até comercial, pode sair-te cara a brincadeira.

Já se tiveres uma rede UDP, penso que, com algum trabalho, consigas colocar o autómato e o servidor a comunicar sem librarias específicas de comunicação e apenas com uns sockets.


include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Share this post


Link to post
Share on other sites
nokPT

Eu sei que o libnodave não é suportado pela Siemens, e o suporte é limitado, mas funciona muito bem.

Já usei em PPI e já usei em Ethernet (sempre com S7-200) e funcionou muito bem. Já li que também funciona com o S7-1200, mas ainda não testei (a sério).

Em ethernet, nota-se que não é siemens, o comportamento da comunicação do autómato com Siemens é melhor, mas o custo do libnodave (0€) ou se quiseres a relação preço/qualidade, é excelente.


Ricardo Timóteo

Share this post


Link to post
Share on other sites
bubulindo

Só alertei para o facto... algo que também aparece bastante no sourceforge. Mas que funciona bem, isso funciona. Mas sendo um protocolo proprietário da Siemens, nunca se sabe o que nos espera. Enquanto que configurando uma comunicação UDP com Multicasts, a coisa também funciona e não há problemas de compatibilidade futura.


include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.