Jump to content
Dreamer

Segurança da ideia?

Recommended Posts

Dreamer

Olá, sou um programador de web novato e gostaria de saber como posso fazer para obter membros para um projecto que tenciono desenvolver. Tenho a ideia bem definida e com a estrutura de BD minimamente feita. É trabalhoso e gostaria de contar com a ajuda de algum coder com conhecimentos em php, sql e javascript. Mas o meu problema é que tenho medo de colocar a ideia no fórum e ser "copiada" pois segundo o que andei a pesquisar, parece-me ser original, e não sei como fazer pois sei que sozinho nunca mais acabo. Gostaria de saber como fazem quando procuram membros para os vossos projectos individuais. Agradecia compreensão e alguns conselhos sobre o assunto.

Cumprimentos,

Dreamer

Chaveca

Se tens medo não seria talvez melhor "recrutares" pessoas que  conheças pessoalmente?

"Há 10 tipos de pessoas, as que sabem binário e as que não...""Run DOS, Run!"

Dreamer

Se tens medo não seria talvez melhor "recrutares" pessoas que  conheças pessoalmente?

Pois, mas infelizmente não conheço ninguém capaz. A minha turma de informática é só jogadores de facebook e afins...

M6

Dreamer, esse medo é, na verdade, infundado.

Assim que a tua ideia for lançada haverá milhares de pessoas que olham para ela e dizem "eu consigo fazer isto sem qualquer stress". E na verdade podem, podem copiar a ideia e até melhorá-la. A razão pela qual isso não acontece é porque a larga maioria das pessoas que consegue fazer isso não quer fazer isso, simplesmente não tem interesse em usar o seu tempo para copiar um projecto. Os poucos que restam têm, tipicamente, ideias próprias mais interessantes e motivadoras para si.

Uma última nota sobre marketing e a originalidade: se é tão original que não existe concorrência, provavelmente não há real interesse nela por parte das pessoas.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

mjamado
Uma última nota sobre marketing e a originalidade: se é tão original que não existe concorrência, provavelmente não há real interesse nela por parte das pessoas.

ZING!  😎

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Dreamer

ZING!  😎

Eu percebo esse ZING, mas sinceramente foi um comentário inapropriado, a tua opinião não teve valor nenhum. OffTopic mjamado...

M6 sim existe a possibilidade de não haver interesse nela, mas não concordo que ninguém iria ter interesse na ideia. Não tenciono simplesmente arriscar isso. É inovadora, e alem do mais, o nicho que procuro é um nicho com bastante procura. WBGame o tema do jogo é interessante. Da forma que me estão a responder não estão a ajudar, apenas gostaria de saber a melhor forma de recrutar pessoas. Mas pelo que percebi, vou ter que encontrar programadores pessoalmente pois aqui não têm humor nem companheirismo. Comentários desmotivadores para um programador iniciante não são os melhores concelhos que programadores avançados como vocês poderiam dar...

thoga31

Da forma que me estão a responder não estão a ajudar, apenas gostaria de saber a melhor forma de recrutar pessoas. Mas pelo que percebi, vou ter que encontrar programadores pessoalmente pois aqui não têm humor nem companheirismo. Comentários desmotivadores para um programador iniciante não são os melhores concelhos que programadores avançados como vocês poderiam dar...

Primeiro, calma. ;)

Por serem profissionais (nem todos aqui o são, atenção), preocuparam-se em dar a conhecer a sua experiência na área, que tu, como iniciante, não tens (não venhas agora dizer "coisas" porque é a realidade: um iniciante não tem a experiência de um profissional) ;)

Não vi aqui nada de desmotivante, para ser sincero, isto porque talvez seja mais que principiante, apesar de não profissional. Apenas conselhos sobre marketing para que não apanhes uma possível surpresa desagradável caso montes o teu projecto, quiçá; uma "achega" muito boa do M6 que contraria a ideia do "medo da cópia / do plágio", o que é bom - aqui está mais experiência a qual tu ainda não tens como begginer; e no início uma sugestão em forma de pergunta de tentares conhecidos teus. Desmotivação..., where?

Entendes? Não podes esperar que te digam somente uns conselhos: eu até acho muito bom e algo de "amizade" dar os alertas sabidos com base na experiência de quem os disse. ;)

btw, comentários desses vão afastar a comunidade de te ajudar como queres, pois irão pensar "fogo, chega aqui, dão-lhe uns conselhos, e como não é exactamente aquilo que ele esperava, já está a espingardar sem mira nem alvo!", ok? :)

Quanto à tua questão, é pena, de facto, os teus conhecidos serem tão-somente face-fans. Alguém conhecido, de confiança e com capacidades para entrar no projecto seria mesmo o ideal. Apesar do que o M6 ter dito ser verdade, estamos no "mundo da selva", que eu chamo de forma mais apropriada como "mundo do nunca-se-sabe", por isso entendo o teu "medo".

Por exemplo, podes encontrar gente aqui no fórum interessado e que, segundo o feedback que tem no fórum, consegues determinar se é de confiança ou não. Regra geral, aqueles que apresentam os seus projectos aqui são de confiança. :)

Infelizmente, esta é uma questão que não é fácil de ser respondida/resolvida. :D   O meu conselho inicial é: delineia as ideias do teu projecto, tenta fazer o máximo que puderes e souberes. O teu partner pode estar "ao virar da esquina". Afinal, este é o mundo do nunca-se-sabe :D

Espero que não fiques "revoltado" com o que disse no início, mas é só um "abre-olhos" :)   Podia muito bem chegar aqui e mandar-te dar meia-volta e enfiares-te no Bilhar-Grand - o que fiz foi alertar-te para a realidade e (tentar) dar-te o ponto de vista do profissional. Já fui begginer, e sei como os begginers pensam perante respostas como as que tens tido: aliás, todos nós já fomos begginers. ;)

Cumprimentos,

Thoga31

Knowledge is free!

jpaulino

Eu discordo com esta teoria ... quem diria que o twitter seria um projecto desta dimensão? E algo bastante básico mas que foi bem implementado e divulgado e era algo que todos poderiam ter feito/pensado.

Isto das ideias tem muito o que se lhe diga, porque existem grandes ideias que não passam disso (por falta de conhecimentos técnicos, divulgação, dinheiro, etc), e existem más/médias ideias que são muito lucrativas (também por diversos factores)

Mas concordo que assim que for lançada, e se for realmente boa, vão aparecer mil concorrentes com mais recursos financeiros, técnicos, etc.

Dreamer se tens tanta confiança na ideia, tenta regista-la ;)

M6

Dreamer, a resposta à tua pergunta está no meu post.

Lamento que não tenhas aprendido nada com o meu post...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

KTachyon

Apresentas um acordo de confidencialidade (um NDA). Se a pessoa estiver interessada, tem que assinar antes de revelares o segredo ;)

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

M6

Eu discordo com esta teoria ... quem diria que o twitter seria um projecto desta dimensão? E algo bastante básico mas que foi bem implementado e divulgado e era algo que todos poderiam ter feito/pensado.

O twitter já exista em versão macro: chama-se blogging e tem milhões de utilizadores. O Twitter é uma derivação: micro-blogging...

Isto das ideias tem muito o que se lhe diga, porque existem grandes ideias que não passam disso (por falta de conhecimentos técnicos, divulgação, dinheiro, etc), e existem más/médias ideias que são muito lucrativas (também por diversos factores)

Permite-me discordar. Se uma grande ideia não passa da ideia prende-se exclusivamente com o facto de que quem a teve não a tirou da fase de "ideia"...

Mas concordo que assim que for lançada, e se for realmente boa, vão aparecer mil concorrentes com mais recursos financeiros, técnicos, etc.

Dreamer se tens tanta confiança na ideia, tenta regista-la ;)

Isso é um facto. Os copy-cats aparecem que nem cogumelos. O "truque" é continuar na crista da onda e manter todos os clones atrás, a continuar a copiar...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

mjamado

EDIT: subscrevo o que disse o M6 quanto ao Twitter, deixo a minha resposta obsoleta abaixo.

O conceito do Twitter (antes de ser Twitter) não era novo; é apenas uma extensão - ou melhor, uma redução - dos blogs convencionais. O conceito surge, precisamente, porque os tipos da Odeo tinham contacto diário com os, então, chamados tumbleblogs (faziam podcasts que eram partilhados nesta espécie de mini-blogs).

As ideias raramente vêm do nada, mutam ao longo do tempo: jornais e revistas » descentralização: sites » personalização: blogs » miniaturização: microblogs » branding: Twitter.

Pronto, são mais caracteres que os 5 de "ZING!", e que transportam a mesma ideia: concordo com o M6.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

M6

Apresentas um acordo de confidencialidade (um NDA). Se a pessoa estiver interessada, tem que assinar antes de revelares o segredo ;)

LOL...

Essa fez-me mesmo rir... :D

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

jpaulino

O conceito do Twitter (antes de ser Twitter) não era novo; é apenas uma extensão - ou melhor, uma redução - dos blogs convencionais. O conceito surge, precisamente, porque os tipos da Odeo tinham contacto diário com os, então, chamados tumbleblogs (faziam podcasts que eram partilhados nesta espécie de mini-blogs).

Não se trata de ser novo ou não, mas sim de mudar algo de forma a tornar num projecto rentável. Uma boa ideia não tem de ser obrigatóriamente original.

KTachyon

O twitter já exista em versão macro: chama-se blogging e tem milhões de utilizadores. O Twitter é uma derivação: micro-blogging...

Já existiam máquinas fotográficas quando o Edwin Land inventou a Polaroid.

Não deixam de ter crédito por acreditarem que a ideia era boa. Tanto que existem mais Twitter-users que bloggers.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Dreamer

thoga31 Muito obrigado pela tua resposta concreta. Aceito o sermão e compreendo. Voltando ao assunto, não tinha pensado nisso, vou procurar users com bom feedback. Felizmente o teu concelho é de bom uso por isso vou seguir-lo. Vou avançar mais e não ficar parado só porque não tenho partner.

jpaulino

"Não se trata de ser novo ou não, mas sim de mudar algo de forma a tornar num projecto rentável. Uma boa ideia não tem de ser obrigatoriamente original."

Concordo plenamente.

mjamado

Obrigado pela informação útil.

Bem, já que me tiraram a duvida inicial do tópico retiro-me com um pedido de desculpas a comunidade por pouca tolerância  ;)

Cumprimentos,

Dreamer

mjamado
Não se trata de ser novo ou não, mas sim de mudar algo de forma a tornar num projecto rentável. Uma boa ideia não tem de ser obrigatóriamente original.

Boa ideia != ideia rentável.

O Twitter ainda não deu lucro. Nenhum.

jpaulino

Não tem porque eles não querem, pois têm a Google e a Microsoft à "porrada" para o comprarem

KTachyon

Boa ideia != ideia rentável.

Nenhum? http://www.businessweek.com/technology/content/dec2009/tc20091220_549879.htm

-- Tony Hoare

mjamado

Não tem porque eles não querem, pois têm a Google e a Microsoft à "porrada" para o comprarem

Para ambos: lucro != receita.

KTachyon, no artigo que linkaste, logo no segundo parágrafo diz:

Those agreements carry sufficient value to help Twitter achieve a small profit for 2009, say two people familiar with the company's finances, who asked to remain anonymous because Twitter's books are not a matter of public record.

Sabemos agora que não ajudou. O produto Twitter ainda não deu nenhum lucro (e acreditem que, quando der, toda a gente se vai encher de ouvir falar nisso). A Twitter Inc. não tem falta de dinheiro, devido aos vários venture capitalists que vão comprando parcelas com o olho em lucros futuros. Mas que ainda não há.

O capital que entra como investimento não conta para receita (até porque, normalmente, é investido logo).

Resumindo e mantendo: o Twitter ainda não deu lucro. Nenhum.

KTachyon

Visto que a empresa não está listada (não é uma public company), não podes afirmar que dos 25 milhões nada foi lucro. Mas podes imaginar que os custos de operação que a empresa tem para manter o 'produto', não ascendem a esses níveis. Aliás, o artigo diz que há lucro, embora pequeno. A questão aqui é a definição de 'pequeno', já é uma questão de perspectiva. Não deixa de ser lucro, e ainda serão alguns milhões. Logo não será "nenhum".

Claro que para uma empresa de tecnologia avaliada acima dos 3 mil milhões, obterem 25 milhões de lucro já é bastante fraco (nem vale a pena baixar mais, o resultado em si para a avaliação não é nada). Mas, por alguma razão está avaliado em 3 mil milhões. Significa que há interesse e deverá haver uma boa probabilidade de se conseguir criar um modelo de negócio que torne a empresa lucrativa.

E não é como se os autores andassem a viver debaixo da ponte.

Mas voltando ao tópico, uma ideia que não sai da caixa preta antes de estar quase pronta, que consegue um bom investimento e o marketing certo, tem uma vantagem gigantesta sobre qualquer copycat que possa aparecer. E acho que não preciso de citar muitos exemplos...

-- Tony Hoare

mjamado

KTachyon, lê o artigo que linkaste. Duas pessoas ligadas à empresa dizem que esse investimento poderia ajudar a companhia a ter algum lucro em 2009. Isso acabou por não se verificar.

E continuas a confundir capital com lucro. Se eu tenho uma empresa de serviços cujos custos operacionais são de 5M€ anuais, e vem um gajo que me dá 10M€ por 5% da companhia, ou por 1% dos lucros futuros, ou o que for, tive 5M€ de lucro? Não, não tive. Aumentei o capital da empresa, mas o meu produto não deu lucro, deu o mesmo prejuízo que continuava a dar. Se vier um gajo comprar, por exemplo, a exclusividade do meu serviço por 3M€, já tive lucro? Ainda não, continuo com 2M€ de prejuízo.

O. Twitter. Ainda. Não. Deu. Lucro. :wallbash:

P.S.: mas acho que é este ano...

KTachyon

Eu sei a diferença entre lucro e capital de investimento, não era preciso explicares ;)

Mas repara que os 25 milhões são ganhos, que pelos vistos dão para pouco mais que um ano de custos de operação. No balanço anual, o Twitter teve lucro. No balanço total, não, continua em prejuízo. You've got a point.

Só não previa que o Twitter tivesse custos operacionais tão elevados. Entre 20-25 milhões parece muita fruta.

-- Tony Hoare

mjamado
Mas repara que os 25 milhões são ganhos, que pelos vistos dão para pouco mais que um ano de custos de operação. No balanço anual, o Twitter teve lucro. No balanço total, não, continua em prejuízo. You've got a point.

Ai, os tomates... 😡

Os 25M€ citados no artigo acabaram por não chegar para os custos operacionais desse ano. Quando a notícia foi escrita, dois anónimos ligados à empresa achavam que sim, o que acabou por não se verificar. Jeez!

M6

Correctíssimo.

A inovação faz-se muito mais através da evolução do que já existe do que inventado algo realmente novo.

Isso só vem dar razão ao facto de que quando o micro-bloggin arrancou já havia muitas pessoas interessadas em blogging, i. e. já havia mercado.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"