Jump to content
herakty

Banca acumula lucros e reduz impostos... resolvendo esta questão resolvia a maio

Recommended Posts

herakty

Banca acumula lucros e reduz impostos

No anos de 2010 os bancos tiveram mais lucros que em 2009 e pagaram menos (- 167,9 milhões de euros) que em 2009

imposto na banca é de 7.5 % enquanto as empresas pagam 25%

"

Foi assim que soubemos que estes quatro bancos, em conjunto, tiveram em 2010 lucros líquidos (lucros após o pagamento dos impostos) de 1431,6 milhões de euros, depois de em 2009 terem atingido os 1445,7 milhões. Num caso como noutro falamos de cerca de 3,9 milhões de euros por dia de lucros arrecadados.

Foi assim também que constatámos que apesar de o BCP, BES, Santander Totta e BPI terem mantido os seus lucros líquidos ao nível de 2009, tiveram «arte e engenho» para conseguir reduzir o nível de IRC pago para menos de metade. Enquanto em 2009 estes bancos pagaram ao Estado, de IRC, 306,5 milhões de euros, em 2010 o IRC pago baixou para 138,6 milhões de euros (- 167,9 milhões de euros).

Perante estes resultados, logo os banqueiros se apressaram a vir tentar explicar o que se passou. Foi assim porque a actividade no exterior subiu muito, dizem eles, ou seja, pretendem fazer-nos crer que a baixa carga fiscal paga resultou de grande parte dos resultados terem sido obtidos no exterior, com uma menor carga fiscal."

"É uma situação verdadeiramente escandalosa, esta, que permite a estes bancos pagar em 2010 uma taxa efectiva de IRC de 7,5%, quando deveriam pagar uma taxa de 25%, como propõe o PCP. Só nestes quatro bancos, a diferença entre o que pagaram e o que pagariam à taxa de 25% significa uma perda para os cofres do Estado de 325,7 milhões de euros."

http://sociologias-com.blogspot.com/2011/03/banca-acumula-lucros-e-reduz-impostos.html

Fazendo contas entre os lucros e o imposto pago, na realidade os bancos até pagaram apenas 4,3 % de imposto, que não é taxa, mas devido a esquemas... mas a taxa ofical de IRC da banca é de 7,5% e nas outras empresas quanto é?

"A Associação Portuguesa de Bancos acabou de divulgar os resultados da banca referentes a 2009. E apesar dos lucros terem atingindo 1.725 milhões €, a banca deverá pagar, dos lucros obtidos em 2009, apenas 74 milhões € de imposto (IRS mais derrama), o que corresponde a uma taxa efectiva de imposto de 4,3%. E isto porque a banca conseguiu diferir 201 milhões € de impostos que podem “ser recuperados no futuro se forem gerados lucros suficientes” (pág. 21, Boletim Informativo 45 da Associação Portuguesa Bancos). E certamente a banca vai gerar lucros suficientes.

Se considerarmos o período 2004-2009, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa dos Bancos, os lucros, antes de impostos, da banca somaram, 13.425 milhões €, tendo o valor dos impostos pagos (IRC mais derrama) atingido apenas 1.740 milhões €, o que corresponde a uma taxa efectiva de imposto de apenas 12,96%. Se a banca tivesse pago a taxa legal, teria sido obrigada a pagar 3.557,6 milhões de euros de IRC e de derrama; portanto, a banca pagou menos 1.818 milhões de euros de imposto do que teria pago se fosse tributada à taxa legal de 26,5% (IRC mais derrama), aumentando mais os seus lucros à custa de impostos não pagos ao Estado."

http://5dias.net/2010/07/21/impostos-sobre-os-trabalhadores-aumentam-impostos-sobre-a-banca-diminuem/

teckV

bubulindo

Mais uma vez... tira um curso em Economia e Finança, vai buscar os resultados financeiros dos bancos a uma fonte transparente, mostra a toda a gente (sem ser por palavras infundadas ou fundadas em sites políticos) e certamente que vamos todos ficar mais informados e acreditar em ti. Até lá, fica bem.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

herakty
Mais uma vez... tira um curso em Economia e Finança, vai buscar os resultados financeiros dos bancos a uma fonte transparente, mostra a toda a gente (sem ser por palavras infundadas ou fundadas em sites políticos) e certamente que vamos todos ficar mais informados e acreditar em ti. Até lá, fica bem.

és formado em economia? mas isto não é um site de TI? mas tudo bem, isto não é argumento.. apenas um comentário... então ajuda-me com o teu curso de economia... e podes tb dizer qual é o PROBLEMA DO SISTEMA GOLDEN STANDARD? PODES? com o que aprendeste no teu curso de ECONOMIA... porque temos estes sistema baseado em ESPECULAÇÃO, em que num dia se pode ter 1000 e no outro 0.

olha... TU reparaste que este governo CAIU? acho que andas noutro planeta... e és sempre tu.. agora és só tu a falar assim... tás sei lá onde

e porque terá caido este governo? por boa gestão?

tá aqui a resposta à tua duvida... e sim, os valores são oficiais... apenas arranjei um texto onde estava tudo explicado e agora MOSTRA A TODOS QUE ESTES NÚMEROS ESTÃO ERRADOS

não dizes nada, não mostras números.. apenas dizes sempre e apenas isto "o teckV tá errado"... mas nunca fundamentas...

diz lá então isto:

- qual é a taxa de IRC da banca e de um outra empresa normal?

- quanto lucraram os bancos em 2009 e 2010?

- quanto pagaram de imposto os banco em 2009 e em 2010?

apresenta lá então os documentos oficiais... eu tenho-os... mas quero saber o que tu sabes sobre isto, porque começo a ver.. que é NADA...

teckV

djthyrax

mas quero saber o que tu sabes sobre isto, porque começo a ver.. que é NADA...

Nem ele, nem eu, nem tu.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

KTachyon

A dívida portuguesa é acima dos 150 mil milhões. Resolvia o quê, mesmo?

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Warrior

- julgo que 20% a 25%, mais do que uma PME.

- irrelevante

- 20% sobre o lucro fiscal.

Eu podia tentar-te explicar a diferença entre lucros totais e lucros fiscais, assim como deduções de IRC e benefícios fiscais, mas para quê?

Tu acreditas piamente em tudo o que o PCP/BE dizem na televisão mesmo que seja mentira..

Edit: já confirmei e os bancos pagam 21.5%, PMEs pagam 12.5%.

bubulindo

és formado em economia? mas isto não é um site de TI? mas tudo bem, isto não é argumento.. apenas um comentário... então ajuda-me com o teu curso de economia... e podes tb dizer qual é o PROBLEMA DO SISTEMA GOLDEN STANDARD? PODES? com o que aprendeste no teu curso de ECONOMIA... porque temos estes sistema baseado em ESPECULAÇÃO, em que num dia se pode ter 1000 e no outro 0.

Eu não tenho um curso de economia, apesar de ter tido uma cadeira de economia... o que muito provavelmente é mais do que tu já ouviste sobre economia.

Repara que eu não disse que estavas errado... apenas te tentei incitar a adquirires conhecimento sobre o que estavas a falar, adquirires dados duma fonte sem interesses óbvios na questão e demonstrares a todos (especialmente a ti) se o que estavas a dizer e a ler no site político é verdade ou não.

A lei de mercado é assim... as coisas valem o que as pessoas estão dispostas a pagar por elas. E nessa perspectiva, tudo é especulativo. Queres mudar isso... muda-te para Havana ou Pyongyang.

olha... TU reparaste que este governo CAIU? acho que andas noutro planeta... e és sempre tu.. agora és só tu a falar assim... tás sei lá onde

e porque terá caido este governo? por boa gestão?

Sim, apesar de não viver aí, como já referi várias vezes, reparei que o Governo caiu. Já pensaste que o Governo caiu por estar num buraco financeiro criado por todos os Governos até ao dia de hoje?

Também já pensaste que por andar noutro planeta posso ter um pouco mais de experiência ou saber acerca destas coisas que tu? É que a política e o ser humano são iguais em todos os lados onde já estive. E não, nunca saí do planeta...

tá aqui a resposta à tua duvida... e sim, os valores são oficiais... apenas arranjei um texto onde estava tudo explicado e agora MOSTRA A TODOS QUE ESTES NÚMEROS ESTÃO ERRADOS

Onde está a resposta? Publica os documentos!!! Porque se tu não os consegues decifrar, certamente que haverá aqui quem consiga e te diga se estás a levar uma lavagem cerebral dos partidos políticos. Já disse e volto a repetir, citar fontes de partidos ou movimentos políticos é irrelevante. E é irrelevante porque da mesma forma que o Governo mente e abusa do poder, os restantes partidos fazem o mesmo.

não dizes nada, não mostras números.. apenas dizes sempre e apenas isto "o teckV tá errado"... mas nunca fundamentas...

Se não sabes Português, devias praticar um pouco mais. Como disse anteriormente, eu não disse que estavas errado... apenas que devias ir buscar os teus dados a fontes oficiais e não políticas. Se reparares, todos os comentários que faço aos teus posts dizem exactamente o mesmo. Em vez de engolires o que os partidos mandam cá para fora, pensa por ti. Pesquisa a informação em várias fontes, mas de preferência fontes sem ideologias políticas por trás, ou então de ideologias contrárias para poderes ver tudo dos dois lados. 

diz lá então isto:

apresenta lá então os documentos oficiais... eu tenho-os... mas quero saber o que tu sabes sobre isto, porque começo a ver.. que é NADA...

teckV

Se calhar até sei menos de finanças que tu... mas ao contrário de ti, eu tenho coragem de o admitir e não digo que tenho documentos oficiais sem o mostrar e apresento propaganda política em vez dos textos oficiais no post inicial.

Além disso, eu já disse que não vivo em Portugal, não tenho nem nunca tive um negócio em Portugal e não, não sei responder a nenhuma dessas perguntas, mas pelo menos penso por mim e não engulo tudo o que um qualquer partido diz.

É que, se fores ler todas as respostas que tenho escrito aos posts que escreves, na maior parte deles eu não discordo (tirando aquela palhaçada do wikileaks)... apenas te incito a deixares de recitar propaganda política como se fosse a verdade absoluta e começares a procurar informação em mais sítios e de preferência que não sejam em movimentos políticos que pretendem ganhar "corpo" para tentar ganhar poder e fazer o que os políticos actuais fazem. Mas se não consegues perceber isto, se calhar até mereces que esses movimentos ganhem poder, ganhem eleições com maioria absoluta e depois veres se é melhor do que tens agora.

Fica bem...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}