Jump to content
koks

Duvida, Qual a linguagem de programação a começar?

Recommended Posts

koks

Olá o meu nome é Carlos (koks), não sei se será aqui o melhor sitio onde possa fazer esta questão mas sou novo por aqui, por isso, peço já desculpa.

A minha duvida é a seguinte;

- Por onde começar a programar.

Volto a pedir desculpas e agradecer a vossa atenção!

Cumprimentos Koks.

M6

Essa questão é recorrente aqui no fórum.

Sendo da velha guarda aconselho sempre Pascal no que toca a linguagens imperativas e Java ou Delphi no que toca a linguagens OO.

O Pascal nasceu precisamente com o objectivo de ensinar a programar, é uma linguagem limpa e clara o que ajuda à compreensão e à solidificação de bons hábitos.

Se quiseres manter-te pelo Pascal, o Delphi é a evolução natural do Pascal, dado que é uma linguagem OO com a sintaxe do Pascal.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Warrior

Por favor consulta um dos muitos tópicos existentes no forum sobre este assunto.

koks

Obrigado pela sua opinião. eu já tinha lido em muitos forums (GOOGLE IT) que seria sempre melhor começar por VB. Mas pelos vistos ainda bem que vim aqui a este grande forum, pois eu estaria a começar pelo sitio errado.

Obrigado

cumprimentos! Koks

thoga31

Warrior pode me dizer um ? já procurei e nada. sou novo aqui.!

obrigado!

Koks

Não é só o Google que tem motor de busca. O P@P tem um pequeno serviço de pesquisa interno :)

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=40355

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=878

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=11789

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=39148

entre outros posts recorrentes... :P

Mas gostei deste pequeno pormenor:

- Por onde começar a programar.

O que muitos perguntam logo é "qual a linguagem em que me devo iniciar".

Antes de escolher uma linguagem, há que saber umas bases sobre lógica e algoritmia. É que a programação não é a Wonderland da Alice, onde há poções mágicas para encolher e docinhos deliciosos para crescer :confused:

Lógica e Algoritmia - é por onde deves começar. É um assunto chato e enfadonho, mas é a base das bases de tudo o que há na programação. Programação recorre a uma estrutura lógica com regras estritas e incontornáveis, não é como aprender português ou inglês. :P

Não desmoralizes, isto é como tudo na vida: o que custa é começar, depois já nem é preciso óleo para andar :D

Cumpz.

Knowledge is free!

shumy

Ora muito bem. Tal como o thoga31, o mais importante não é a linguagem para quem está a começar. A linguagem é uma ferramenta que tem de ser correctamente utilizada, como um martelo para não dar uma martelada nos dedos.

Estruturas de dados, paradigmas, arquitecturas, padrões, algoritmos, multi-thread, integração de sistemas.

Existem tantas outras coisas mais importantes que escolher a linguagem e que faz um bom programador, independentemente das escolhas.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

KTachyon

Tenta Logo.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare