Jump to content
dipacheco

Encontrar sub-string em TXT e devolver next string

Recommended Posts

dipacheco

Boas pessoal... tenho um ficheiro que contem todos os codigos postais nacionais (cedido pelos CTT). O que quero é que o meu programa, leia o que o user escreve no campo codigo postal e preencha automaticamente o campo Localidade. O ficheiro q os CTT disponibilizam é um txt com varias coisas por linha... mas eu sei que se entrar com o codigo 4400-000 existe uma linha em que tenho 4400;000;Localidade e o q quero é procurar essa substring 4400;000 e devolver a seguinte q é "Localidade". Alguem pode ajudar?

ribeiro55

Tens linhas.

Tens um bom delimitador.

E só tens 3 campos.

Usa o Split. :)

Private Function ApanhaLocalidade(ByVal Codigo1 As Integer, ByVal Codigo2 As Integer) As String
        Dim SR As New IO.StreamReader("ficheiro")
        Dim codigosPostais As String = SR.ReadToEnd
        SR.Close()

For Each Linha As String In codigosPostais.Split(vbLf)
            Dim Elementos As String() = Linha.Split(";")
            If Integer.Parse(Elementos(0)) = Codigo1 And Integer.Parse(Elementos(1)) = Codigo2 Then
                Return Elementos(2).Replace(vbCr, "")
            End If
        Next

Return "Nenhuma localidade encontrada"
    End Function

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

dipacheco

nao o tenho comigo, mas fiz um ficheiro de teste porque sei o formato. mas acho q está no site dos CTT se te registares.

o formato dos codigo postais é por linhas com 17 campos, os ultimos 3 campos sao os campos dos codigos postais e localidade.

basicamente é algo do genero:

XA;XB;XC;XD;XE;XF;XG;XH;XI;XJ;XK;XL;XM;XN;4400;000;Localidade

mas vai ao site dos ctt aqui (http://www.ctt.pt/feapl_2pob/app/open/tools.jspx?tool=3) e escolhe o separador "Pesquisa de códigos postais" bem no centro do ecran, depois em baixo diz "Downloads - Ficheiros de Códigos Postais (formato txt) - (Para utilizadores registados. Se não está registado, efectue aqui o registo.)"

e pronto, é so seguires passos. espero ter ajudado. abraço.

bioshock

Ermm, pensava que o ficheiro não podia ser disponibilizado para qualquer um. Há uns tempos precisei de uma porcaria destas e disseram-me que os ficheiros eram apenas disponibilizados para empresas, portanto nem procurei mais pelo assunto.

Obrigado :)

dipacheco

eu sinceramente nao sei se só fornecem a empresas, ate porque quem tem o ficheiro é o pessoal da empresa (precisamente), e foi por isso q n te dei o ficheiro (pq n estou na empresa).

no entanto tens isso no site dos ctt... suponho q seja so registar e pedir! digo eu...

abraço