Jump to content
edusoft

contar campo sem preenchimento

Recommended Posts

edusoft

Bom dia a todos, estou precisando de uma ajuda. Preciso de um botão que ao clicar mostre o Total de registros cujo os campos nomevenda e motivo estejam sem preenchimento. No codigo abaixo ele funciona até um certo ponto. Se não fizer alteração (update) neste campos ele é funcional. Agora se eu entrar no registro digitar um motivo e salvar, ele não vai mais contar este registro até aí tudo bem. Porem se eu entrar no mesmo registro e apagar o que estava digitado no motivo e salvar, aí que é estranho ele continua não contando.

Ja tentei trocar a string para: SELECT Count(*) from cad WHERE nomevenda ='' AND motivo =''  não funciona

Utilizo VB 2008 e BD Access (Na propriedade do access já esta como permitir comprimento zero)

Private Sub bt_totaldocad_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles bt_totaldocad.Click
    MyConnection = New OleDbConnection("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source= " + Application.StartupPath + "\bd.mdb")
    Dim i As Integer
    Dim Sql As String = "SELECT Count(*) from cad WHERE nomevenda is Null AND motivo is Null"
    Dim MyComand As New OleDbCommand(Sql, MyConnection)
    MyConnection.Open()
    i = Convert.ToInt32(MyComand.ExecuteScalar())
    MyConnection.Close()
    MessageBox.Show("Total: " & i.ToString(), "Totais", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
  End Sub

bioshock

Comigo funcionou perfeitamente.

A query de update seguida dos devidos parâmetros foi a seguinte:

Dim query As String = "UPDATE utilizadores SET [Nome] = @Nome WHERE ID = @ID"
Dim command As New OleDbCommand(query, connection)
command.Parameters.Add("@Nome", OleDbType.VarChar).Value = DBNull.Value
command.Parameters.Add("@ID", OleDbType.Integer).Value = 2

Depois utilizei o código que mencionaste e funcionou. Voltei a repor o nome, voltei a fazer update, voltei a chamar o código e funcionou.