Jump to content
M6

Censos 2011

Recommended Posts

M6

Quando a senhora passou por casa disse-me que o questionário ia demorar uns 40 minutos a preencher pela net... Percebe-se porquê: 35 minutos é só para o site abrir!!!

Já alguém sentiu o mesmo problema? Claramente não souberam dimensionar os servidores para a carga que estão a ter...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

scorch

Quando vieram a minha casa, disseram para não tentarmos ir no primeiro dia porque os servidores iriam provavelmente estar todos cheios. :)

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

M6

Pois.

Demorei uns 15 minutos a chegar à primeira página... E depois não consigo passar dali... Qualquer pedido ao servidor fica a mastigar...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

M6

Quando vieram a minha casa, disseram para não tentarmos ir no primeiro dia porque os servidores iriam provavelmente estar todos cheios. :)

Então são parvos mas de forma assumida!!!

Se sabiam que os servidores não estavam à altura, porque raio não os redimensionaram como deve ser?

Assim os mesmos milhares de pessoas que tentaram hoje sem sucesso vão fazê-lo sem sucesso amanhã, e depois de amanhã, e depois...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

M6

Desisti! Que trampa de serviço!...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

KTachyon

Pah, já deviam saber. É uma coisa nova, o pessoal adere em massa por ser uma coisa "inovadora" (reparem nas aspas), então vai tudo em simultâneo e os servidores ficam sem capacidade de resposta. Acredito que não seja nada que o pessoal que implementou o sistema não estivesse já à espera (até porque bem avisaram :) ).

Visto que há bastante tempo para responder, simplesmente deixem que os apressados façam o que têm a fazer e daqui a uns dias voltem lá e preencham.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

rolando2424

Também já me informaram que os servidores estão lentos.

Nem sabia que Portugal tinha capacidade suficiente para fazer denial of service a um servidor. :)

Moral da história: Tentem aceder aos site lá para as 3 ou 4 da manhã.

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

softklin

Aqui o formato em papel esteve sempre "online" :) Acabou por acontecer a mesma coisa quando foi para saber o número de eleitor...

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

bioshock

Quando a senhora passou por casa disse-me que o questionário ia demorar uns 40 minutos a preencher pela net... Percebe-se porquê: 35 minutos é só para o site abrir!!!

Ahahaha, não sabes o quanto me ri com o que disseste :) :)

jpaulino

Cuidado ao preencher essas coisas, nomeadamente na parte referente ao trabalho a recibos verdes.

Eu sou coordenador de uma zona nestes Censos 2011 e não vai haver cruzamento de informação. A informação fica apenas no INE. Prova disso é o facto de não pedirem em lado nenhum o número de BI ou Contribuinte (que tornava o cruzamento muito simples)

Metaluim

Eu sou coordenador de uma zona nestes Censos 2011 e não vai haver cruzamento de informação. A informação fica apenas no INE. Prova disso é o facto de não pedirem em lado nenhum o número de BI ou Contribuinte (que tornava o cruzamento muito simples)

O objectivo nem é esse acho, é mais ver o número de pessoas a recibos verdes. Se for elevado, significa que temos muita gente a trabalhar por "conta própria" :confused:

apocsantos

Bom dia,

Eu demorei 20 minutos a preencher tudo, usei Opensuse e Browser Firefox. Não tive a menor dificuldade, aquilo foi textualmente trivial... (Preenchi na hora de almoço, no trabalho) :confused:

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

M6

Outra coisa que torna o cruzamento muito simples é o código da habitação, com o registo predial. Daí a terem os NIFs de quem lá habita e saber as respostas dessa família é um pulinho...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

M6

O objectivo nem é esse acho, é mais ver o número de pessoas a recibos verdes. Se for elevado, significa que temos muita gente a trabalhar por "conta própria" :confused:

E qual é o mal?

A economia dos países faz-se precisamente à custa das PMEs e não de grandes "monos"...

O objectivo da nota dessa questão é de mascarar o número de recibos verdes que realmente trabalham como se fossem dependentes.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

apocsantos

Boa tarde,

"Thinking in code"? Bem pelo ponto de vista do @M6 é relativamente simples fazer esse cruzamento de dados, por instruções SQL e obter os NIF's dos habitantes de cada residência.

Outra questão que me pareceu estranha, foi a de "quantas pessoas estava ma residência às 00:00". Eu estava no quartel dos Bombeiros, em casa estava a minha esposa, por isso em casa estava 1 pessoa, e eu tal como os restantes elementos de turno tivemos que ser "contabilizados" como "no quartel" às 00:00 .

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

M6

Sim, é bastante fácil fazer o cruzamento. Essa informação não reside toda na mesma base de dados, como é óbvio, mas não há qualquer impedimento técnico na execução desse cruzamento.

E daí podes ir à segurança social, etc., como já acontece em alguns casos.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

apocsantos

Boa tarde,

Do ponto de vista técnico, parece-me simples e exequível. Como é óbvio não residem nem devem residir todas essas informações na mesma base de dados, ainda assim é possível fazer esse cruzamento. De certa forma é "algo assustador", mas é uma realidade.

Um outro exemplo do qual tenho conhecimento de causa, é o do Serviço Nacional de Saúde. Como deve ser sabido os Bombeiros Voluntários são registados numa base de dados Nacional com interface web. No final do ano transacto foi exigido a todos que facultassem o seu numero de utente do Serviço Nacional de Saúde, pois as isenções de taxa moderadora para os bombeiros voluntários no activo, passa a ser feita automaticamente pelo SNS cruzando os dados.

Não sei que dificuldades encontraram em fazer isso, pois uma das bd's é MS-SQL e a outra Oracle, mas isso já se encontra feito! :confused: É apenas um exemplo de cruzamento de dados entre bases de dados diferentes de entidades diferentes.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Knitter

30 minutos por cada questionário pessoal.... 6 questionários para preencher.... isto parece demorar.

Porque é que existe uma pergunta por página? E porque raio é preciso fazer um refresh para ir buscar a lista de países ao servidor? São assim tantos!? Acho que vou mudar de profissão, tendo em conta que todos os utilizadores deste referido sistema irão estar a chamar nomes a tudo o que é "informático"......

FreiNando

Sim, é bastante fácil fazer o cruzamento. Essa informação não reside toda na mesma base de dados, como é óbvio, mas não há qualquer impedimento técnico na execução desse cruzamento.

E daí podes ir à segurança social, etc., como já acontece em alguns casos.

Os censos não é para cruzar dados, para isso logo à nascênça todos têm 2 ou registos obrigatórios (Civil e Utente).

A grande finalidade dos censo é saber onde vivem as pessoas e com quem, onde trabalham, como se deslocam para o emprego, etc.

Essa informação nenhum cruzamento de dados a poderá dizer. Caso contrário nem se faziam os censos.

O dever de todo o cidadão é preencher correctamente sem faltar à verdade, só assim podemos ver um pouco da realidade do país.

Espero que depois, não venha ninguém emendar os apuramentos para satisfazer o capricho de algum governante politico (são bem capazes).

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

Knitter

Eu só gostava que o processo fosse realmente mais simples, raios que 3 horas  a preencher dados. Para a próxima que venham buscar os papeis que deixaram e não me peçam para enviar isto por Internet, era suposto ser rápido e fácil, quem é que foi o idiota que desenhou este sistema?!

Rui Carlos

Os censos não é para cruzar dados, para isso logo à nascênça todos têm 2 ou registos obrigatórios (Civil e Utente).

A grande finalidade dos censo é saber onde vivem as pessoas e com quem, onde trabalham, como se deslocam para o emprego, etc.

Essa informação nenhum cruzamento de dados a poderá dizer. Caso contrário nem se faziam os censos.

O dever de todo o cidadão é preencher correctamente sem faltar à verdade, só assim podemos ver um pouco da realidade do país.

Espero que depois, não venha ninguém emendar os apuramentos para satisfazer o capricho de algum governante politico (são bem capazes).

Ainda não vi os censos (e provavelmente nem os vou ver, visto estar fora do país), mas pelo que tenho lido na net, parece que fazem lá perguntas que me levam a achar que não é de todo um dever preenchê-los. A privacidade das pessoas deve prevalecer sobre a "curiosidade" de conhecer a realidade do país. E certos dados poderiam certamente ser obtidos por inquéritos anónimos a amostras da população (não seriam tão precisos, mas é por isso que falamos em estatísticas).

KTachyon

Segundo o que li, a recusa do preenchimento ou o preenchimento com falsa informação pode levar a multas que vão dos 250 aos 3740 euros. Parece que já não é um dever, é mesmo uma obrigação ;)

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare