Jump to content
Sign in to follow this  
triplexim32

Pergunta de noob

Recommended Posts

triplexim32

Alguem me explica o que é que isto faz e para q serve:

condensador : http://www.edu.xunta.es/contidos/premios/p2003/c/electronica/images/condensador_2.jpg

transistor: http://www.baboo.com.br/conteudo/articlefiles/30901-Power_Transistor.jpg

diodo: http://aliatron.com/loja/catalog/images/1N4148.gif

outro diodo: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b8/Diodo.jpg/800px-Diodo.jpg

capacitor: http://www.onlinetps.com/shop/images/Items_Images/ceramic_capacitor.jpg

Resistor: http://allancamposcurso.files.wordpress.com/2008/04/resistor.jpg

Os "resistors" por vezes teem vários traços de cor, o que significa isso?

Expliquem-me tendo em conta q apenas sei o mais básico de electrónica (soldar fios e mal)  ;)

Sempre tive curiosidade por saber o que fazem estas coisas.

Outra questão:

Como é que funciona a tecnologia sem fios (sem ser os infravermelhos), como é que o aparelho detecta o que o outro está a enviar?

Sei que transmitem códigos, e cada código corresponde a um comando, mas se não há fios o que é que liga o sinal? Ondas de rádio? o que são ondas de rádio em concreto?  😳

<

softklin

De todas, sei responder à pergunta das riscas no resistores (também chamadas resistências, ou ainda elementos ohmicos): essas riscas correspondem à resistência definida de fábrica, ou seja, o valor da resistência. Deixo aqui a tabela para te entreteres a ver os valores das resistências:

http://i56.tinypic.com/feovvt.jpg

NOTA: a ordem das riscas é importante. Coloca a resistência de forma a que possas ver um conjunto de riscas coloridas do lado esquerdo e uma risca isolada do lado direito. Depois usa o quadro para ver o valor da resistência. A tal risca isolada da-te a margem de erro desse valor (fica entre + x%  e - x%)

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

triplexim32

De todas, sei responder à pergunta das riscas no resistores (também chamadas resistências, ou ainda elementos ohmicos): essas riscas correspondem à resistência definida de fábrica, ou seja, o valor da resistência. Deixo aqui a tabela para te entreteres a ver os valores das resistências:

http://i56.tinypic.com/feovvt.jpg

NOTA: a ordem das riscas é importante. Coloca a resistência de forma a que possas ver um conjunto de riscas coloridas do lado esquerdo e uma risca isolada do lado direito. Depois usa o quadro para ver o valor da resistência. A tal risca isolada da-te a margem de erro desse valor (fica entre + x%  e - x%)

Mas qual é a utilidade das resistências? Funcionam como medidores de temperatura? xD (eu so tou a matar a curiosidade,é normal estas respostas estranhas ;))

<

clera

servem para não queimares componentes  :cheesygrin: não me vou alongar para não começar a dizer asneiras...

basicamente cada componente tem um valor de energia que é suposto receber.. as resistências servem para controlares esse valor, dai as riscas..

triplexim32

servem para não queimares componentes  :cheesygrin: não me vou alongar para não começar a dizer asneiras...

basicamente cada componente tem um valor de energia que é suposto receber.. as resistências servem para controlares esse valor, dai as riscas..

E se passarem o valor de energia o que acontece às resistências? Queimam?

<

Tharis

E se passarem o valor de energia o que acontece às resistências? Queimam?

As resistências são um componente que faz variar a intensidade de corrente.

Imagina que a corrente eléctrica é como um rio de água. Tu tens uma máquina tipo um moinho que recebe a força da água do rio e gira. Só que tu sabes que o teu moinho só aguenta com uma quantidade de água por segundo abaixo de um certo valor (vamos chamar a esse valor X), porque se esse valor for ultrapassado a força é demasiado grande e o teu moinho parte-se/estraga-se e ficas sem moinho. Para evitares que isso aconteça o que tu fazes é uma barragem antes do moinho que só permite que passe uma quantidade de água menor que X e assim sabes que o teu moinho não se vai partir.

O funcionamento nos circuitos eléctricos das resistências é semelhante à da barragem. A Lei de Ohm diz que I = U/R em que I é a intensidade da corrente, U é a tensão e R a resistência. Se o teu aparelho só pode ir até aos 5 mA e tens uma pilha de 5V, deverás colocar uma resistência de no mínimo 1000 Ohm para que a intensidade nunca exceda o valor de 5mA.

Quanto a capacitor e condensador, são o mesmo. As duas fotos que apresentaste são de diferentes tipos de condensadores, no entanto, não deixam de ser ambos condensadores. Um é um condensador cerâmico e outro electrolítico. Um condensador (normalmente) é constituído por 2 pratos paralelos de material condutor que estão afastados e entre eles existe um material não condutor, o que faz com que possam armazenar carga. Os condensadore têm várias funções, sendo duas delas bloquear corrente contínua e permitir corrente alterna ou então para filtrar um sinal de modo a sair limpo ou então para fornecer energia a um circuito. Outra função que deves perceber facilmente é quando usas o flash de uma câmara fotográfica. Para o flash é necessário uma grande quantidade de energia em pouco tempo. O que acontece é que carrega-se um condensador e depois este descarrega-a muito rapidamente.

Um transistor tem vários fins como amplificação de um sinal, correcção, selecção, etc. Basicamente ele tem 3 pinos. Num deles tu aplicas-lhe uma tensão e dependendo dessa tensão determinas quanta corrente passa entre os outros 2 pinos.

Um díodo é um componente que permite a passagem de corrente numa só direcção, ou seja, se eu ligar uma pilha e um circuito com um díodo e a corrente fluir da esquerda para a direita, se eu trocar os polos da pilha, deixa de passar corrente no circuito porque o diodo não o permite. Basicamente podes pensar como se fosse um precipício de altura muito grande e que a água só avança se andar no sentido em que cai do precipício, caso contrário ficará lá em baixo para sempre (não acumula).

Tentei simplificar as coisas sem deixar de ser o mínimo rigoroso possível. Acho que não me enganei em nada, se não, peço desculpa.

Cumps ;)

Tharis

Boolean

Boas triplexim32!

Bem, as dúvidas que tens não dão pano para mangas... dão pano para todos os lençóis existentes à face da terra! :P

A resposta do Tharis está extremamente correcta simples e fácil de perceber... Antes de mais deixa-me só dizer-te que condensador e capacitor são exactamente a mesma coisa, apenas capacitor foi considerado uma palavra para designar melhor este componente para a função que desempenha.

A electricidade, electrónica e o electromagnetismo em geral são um mundo incrível, é extremamente saudável este tipo de matérias despertarem curiosidade nas pessoas... Dá jeito para diversas coisas e mantém-nos ocupados a pensar  🤔 ehehe.

Antes de quereres saber o que são esses componentes todos acho que é de valor teres antes uma ideia do que é corrente contínua e corrente alternada... São duas coisas completamente diferentes que fazem alguns componentes eléctricos funcionarem de forma diferente. A corrente contínua é, tal como o nome indica, o fluxo de electrões dirigido (corrente eléctrica) num dado circuito de forma contínua, isto é, os electrões num determinado circuito movimentam-se de um polo com maior potencial eléctrico para um polo com menor potencial eléctrico, ou seja, existe uma diferença de potencial, uma força electromotriz. Isto é o que acontece por exemplo na bateria dum carro, numa lanterna a pilhas etc.

Já a corrente alternada é um tipo de fluxo de electrões diferente: este tipo de energia é o que chega a tua casa pelas tomadas eléctricas e é produzida nas centrais eléctricas espalhadas pelo país por um sistema trifásico de íman que gira no meio de 3 bobinas (bobinas são apenas fios com propriedades ferromagnéticas, normalmente constituídas de ferro e silício que estão dispostas numa espiral; o nº de espirais confere-lhes algumas propriedades que agora não interessa). Quando o pólo positivo do íman passa numa bobina, os electrões presentes nesta tendem a aproximar-se do íman, mas como o íman continua a girar, mais tarde ou mais cedo o pólo negativo passa pela bobina e então os electrões presentes na bobina tendem a afastar-se. Existe uma alternância do sentido do fluxo de electrões e por isso se chama corrente alternada. Se tivermos uma lâmpada ligada à bobina e fizermos o íman girar muito devagarinho a lâmpada apaga-se a acende-se de maneira perceptível; mas com uma frequência angular específica aplicada ao íman a lâmpada acende-se e apaga-se tão rápido que é imperceptível aos nossos olhos. Um bom exemplo disso é quando filmas o monitor de um computador com uma boa câmara... Se vires a filmagem consegues ver o monitor a piscar. Em Portugal a frequência com que funciona o nosso sistema trifásico é de aproximadamente 50 Hz.

Agora...

Começando pelas resistências... A resistência é um componente eléctrico que podes aplicar a circuitos eléctricos para resistir o fluxo de corrente. A lâmpada é uma resistência. O teu aquecedor do quarto é uma resistência variável... tudo o que dissipar energia eléctrica em calor tem um comportamento resistivo. Os próprios fios condutores de electricidade funcionam como resistências dependendo da grossura e de outras variáveis...

A história das cores é muito simples... Elas servem para te dar informação à cerca da resistência. Podem existir resistências como essas que aí mostras-te até com 6 bandas. Neste caso a resistência tem 4 cores que são: Vermelho, Verde, Vermelho e Dourado. Consultando um código de cores para resistências comerciais (VER AQUI), vemos que o 1º Vermelho=2, Verde=5, 2º Vermelho é o factor multiplicador que é igual a 1,0 e o Dourado que é a tolerância é igual a ±5%. Isto significa que esta resistência tem o valor de 25*1,0 Ohms ou seja, 2,5 Ohms com uma tolerância de ±5%. De resistências comerciais pode dizer-se muito mais, mas isto já é bastante informação!

Os condensadores são componentes que basicamente têm dispostas duas placas onde existe no meio um isolador de corrente eléctrica. Se puseres um condensador a funcionar num circuito eléctrico de corrente contínua, as cargas positivas vão acumular-se numa das placas e as negativas na outra placa. O que tens a saber aqui é que este dispositivo armazena energia eléctrica até certo ponto em X tempo. Dependendo da capacidade de cada condensador podes ter condensadores que carregam uns mais rápido que outros, mas isto nao depende só da capacidade. Se desligares a fonte do circuito o condensador acaba por descarregar... O exemplo do flash da câmara fotográfica do Tharis é perfeito para perceberes. Lembra-te quando desligas um rádio e ele continua ligado durante algum tempo... Isso traduz-se num condensador a descarregar a energia acumulada quando o rádio estava ligado. Os condensadores são importantes na electricidade: imagina que alguém inventa um condensador quase sem perdas de energia, com um rendimento na ordem dos 95% para cima... um circuito com vários condensadores, liga-se uma fonte até um deles estar carregado e depois de desligada a fonte esse condensador carregava o outro condensador em série e depois desse condensador estar carregado ele descarregava para um outro condensador e assim sucessivamente: haveria quase energia infinita! Mas é claro que é algo impensável por agora!

Um transístor é um componente muito utilizado... talvez dos mais utilizados de sempre! Basicamente um transístor é um dispositivo que te permite ligares e desligares (ON/OFF) outros componentes que estejam em série com ele ou porventura amplificares sinais eléctricos... Faço das palavras do Tharis as minhas! Tens é vários tipos de transístores como os NPN, PNP, BJT etc., têm diferentes características e funções.

Um díodo é um componente considerado como semi-condutor com polaridade (tem um ânodo e um cátodo, terminal positivo e negativo respectivamente) o que significa que a corrente flui apenas num sentido, ou seja, ele pode ser polarizado directa ou inversamente dependendo do que queres fazer com ele. Os mais utilizados são os díodos de Silício e de Germânio. São essencialmente diferentes pelo valor da tensão de condução (0,7 Volts em Silício e 0,3 Volts em Germânio). Imagina nesta situação que tens um díodo em corrente alternada. O que é que vai acontecer se sabes que em corrente alternada o fluxo de corrente eléctrica se faz alternadamente nos dois sentidos e que o díodo só admite a passagem desta apenas num sentido? Sabendo à partida que a corrente de um sinal alternado  em função do tempo pode ser representado por um sinusóide (VER AQUI) como achas que a onda ficaria se tivesse um díodo instalado no circuito?

Agora, quanto a infravermelhos eu não sei como é que isso se processa em termos práticos, mas posso dizer-te que tanto ondas rádio como infravermelhos são ambas ondas electromagnéticas mas com algumas características diferentes que lhes conferem propriedades únicas, tais como o comprimento de onda e a frequência... Se quiseres saber como funcionam as ondas rádio é simples: uma onda electromagnética é criada no espaço e recebida por uma antena na Terra, onde é descodificada. Dependendo do aparelho, se for por exemplo um rádio, a antena dele vai transformar essa onda electromagnética em onda sonora e assim podes ouvir rádio. Como estas ondas se deslocam à velocidade da luz, és capaz de ouvir os relatos de futebol em directo! Obviamente que isto não é tão linear quanto isso, mas ficas com uma ideia... :D

Não me vou prolongar mais porque acho que já falei bem demais... Desculpa o testamento, mas é o que dá ser sábado e não ter nada para fazer! Espero ter ajudado... Alguma dúvida, dispõe  ;) Abraço!

bubulindo

Eu tive um professor que dizia: "As resistências são fontes de ruído!". LOL O que também é verdade, mas depende da perspectiva com que olhas para elas. Regra geral, são um limitador de corrente, como já foi dito anteriormente. Podem também ser divisores de tensão.

O melhor mesmo é tentares arranjar um livro (creio que sejam baratos) sobre electricidade básica em que fale disso e dos sistemas AC e DC e dês uma leitura. É muito mais completo do que conseguiremos explicar num fórum e ficas com uma base muito mais sólida sobre electricidade.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

asena

LOL essa do ruído da resistências, faz-me lembrar o cuidado que temos que ter ao fazer electrónica de RF para frequências de GHz... cheguei a utilizar um préamplificador de antena para recepção de 10GHz, arrefecido a gás :) experiências malucas.... mas é o que o pessoal das deep-space-probes usa para ter a melhor recepção possível de sinais muito débeis vindos do espaço.

A resistência é sem dúvida muitas coisas, mas o seu trabalho é apenas limitador de corrente.

O facto de termos divisores de tensão, é porque a corrente se divide e gera uma diferença-de-pontencial (tensão) na resistência, e assim "parece" que temos "divisão de tensão".

E também usada para "aquecer". Como desperdiçador de energia, não há melhor :thumbsup:

bubulindo

LOL

Conversor de energia também fica bem para as funções da resistência. :thumbsup:

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Elyst

Boa tarde,

confesso que não li tudo o que aqui foi postado mas creio que muitos dos assuntos já tenham sido esclarecidos.

Não conheço muitos dos componentes aqui referidos, mas imagino que uma breve pesquisa no google dê pelo menos uma breve ideia de cada componente.

Em relação à resistência (o único que conheço dos componentes) poderei talvez dar algumas luzes (ou não se as resistências forem demasiadas hehe)

Já foi dito que existe uma tabela que marca os valores nas riscas de cada resistência. Isso segue uma formula simples, se não estou enganado penso que as 2 primeiras cores são 2 valores que somados e depois multiplicados por um terceiro resultará no valor da resistência com um erro (que varia com a cor do ultimo anel).

Quanto ao funcionamento. É difícil pensar no que acontece em termos de corrente mas pode ser facilmente pensado de outra maneira. Suponhamos que circula água por um tubo. Se colocarmos algo que bloqueie metade do tubo num determinado ponto, a velocidade a que a água circula nesse ponto irá diminuir. O mesmo acontece com as resistências.

Este link poderá ajudar a entender melhor o conceito de resistência, e explorando o site poderão encontrar muitas simulações de física, electrónica e afins.

Circuit Construction Kit (DC Only)

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

triplexim32

Tharis

Então se percebi os: "capacitores e condensadores" Servem para fazer uma espécie de buffer como na informática para que a informação seja sempre continua certo?

E os transistores de 2 pinos? Como funcionam?

o díodo serve então para evitar que os componentes fiquem queimados devido à troca de polos de corrente?

Quando necessitamos de correntes mais elevadas usamos vários diodos?

Obrigado pela ajuda : )

Boolean

Catiões, electrões, aniões e protões são o que são moléculas certo? A função deles é criar energia ou conduzi-la?

Ja que falaste nas bobinas, um transformador tambem tem voltas de fio de cobre, cada X voltas corresponde à perda de X volts certo? è essa a ideia transformação de energia (por vezes 230 Volts em 12Volts por exemplo).

O transístor como o desligo e ligo? envio-lhe corrente eletrica para um dos pinos e ele faz o trabalho de trocar o modo em que se encontra?

O link da imagem do diodo nao funciona :S

Posso considerar as ondas electromagnéticas como por exemplo quando está a chover e ha uma descarga eletrica e ficam aqueles fios de energia azuis suspensos no poste, tipo é uma ligação de energia? Se pudesses ser mais explicito gostaria de perceber como isto se interliga : )

Obrigado pela ajuda, se quiseres eu espero por outro sabado desses (if you know what i mean :D )

Elyst

Obrigado pelo link, ja me vou entreter : D

Uma pergunta que fica:

Não é possivel unir um dinamo a um motor (para que este possa alimentar o motor) e ligar o mesmo motor ao dinamo por uma correia de forma a que este possa puxa-lo para criar um efeito de movimento infinito, ou seja: Ligar o dinamo ao motor por fios e o motor ao dinamo por uma correia. :D (tou a inventar de mais?)

<

bubulindo

Tharis

Então se percebi os: "capacitores e condensadores" Servem para fazer uma espécie de buffer como na informática para que a informação seja sempre continua certo?

Capacitores sao condensadores. Capacitor e usado principalmente em brasileiro, condensador em Portugues.

Um dos principais usos do condensador e esse, mas existem muitos mais. Desenho de filtros e malhas temporizadoras sao outro uso muito comum.

E os transistores de 2 pinos? Como funcionam?

Um transistor de 2 pinos, pode ser um opto-transistor que e actuado com um sinal optico, pode ser um transistor de potencia em que a caixa do transistor serve como um pino condutor (certamente ja reparaste nos furos da caixa...) e nao me parece que haja outro tipo com duas patinhas...

o díodo serve então para evitar que os componentes fiquem queimados devido à troca de polos de corrente?

O diodo deixa a corrente passar num sentido, e bloqueia a corrente (desde que a tensao inversa esteja dentro dos seus parametros) no outro sentido.

Acho que estas a ver as coisas do lado errado. Deves saber o que cada componente faz e depois adaptar o seu uso ao que precisas e nao saber para quee que cada um dos componentes normalmente e usado.

Neste caso, os diodos servem para proteger contra contra-polarizacoes, para rectificar tensoes AC, etc, etc...

Quando necessitamos de correntes mais elevadas usamos vários diodos?

Obrigado pela ajuda : )

Quando precisas de correntes elevadas, utilizas um componente que consiga lidar com essas correntes. Se precisas de um diodo, escolhes um diodo que aguente essas correntes, se precias dum transistor, a mesma coisa...

Boolean

Catiões, electrões, aniões e protões são o que são moléculas certo? A função deles é criar energia ou conduzi-la?

O movimento de electroes e a corrente electrica.

Ja que falaste nas bobinas, um transformador tambem tem voltas de fio de cobre, cada X voltas corresponde à perda de X volts certo? è essa a ideia transformação de energia (por vezes 230 Volts em 12Volts por exemplo).

O transformador nao perde Volts, senao nao fazia sentido chama-lo de transformador, mas sim gastador. O transformador transforma a mesma potencia de entrada (menos perdas) em potencia de saida. Ora, se a potencia P e igual a P=V*I e se mantem (assumamos que as perdas sao nulas) nos dois lados do transformador, se a tensao baixa a corrente aumenta. Ou seja, no primario tens uma corrente baixa e tensao alta. No secundario tens uma corrente alta e uma tensao baixa.

O transístor como o desligo e ligo? envio-lhe corrente eletrica para um dos pinos e ele faz o trabalho de trocar o modo em que se encontra?

O transistor e activado com uma tensao na base. Trocar o modo?? Que queres dizer com isto??

O link da imagem do diodo nao funciona :S

Posso considerar as ondas electromagnéticas como por exemplo quando está a chover e ha uma descarga eletrica e ficam aqueles fios de energia azuis suspensos no poste, tipo é uma ligação de energia? Se pudesses ser mais explicito gostaria de perceber como isto se interliga : )

Fios de energia azuis??

Uma pergunta que fica:

Não é possivel unir um dinamo a um motor (para que este possa alimentar o motor) e ligar o mesmo motor ao dinamo por uma correia de forma a que este possa puxa-lo para criar um efeito de movimento infinito, ou seja: Ligar o dinamo ao motor por fios e o motor ao dinamo por uma correia. :D (tou a inventar de mais?)

Se nao houvesse perdas... mas o Mundo nao e perfeito e esse nem e o meu exemplo favorito de Mundo perfeito. LOL

include <ai se te avio>

Mãe () {

}