Jump to content
kokin

Saber quem esta on - Duvida

Recommended Posts

kokin

Saudações e muito boa noite, estou com dificuldade em saber quem esta com a sessão aberta ou seja quero mostrar quem esta online no meu site só que não sei porque caminho ir.

Eu tinha um solução, não sei é como interagir com o javacript. A lógica seria ter uma função php sempre a correr com o javascript  que me verificaria os utilizadores online.    🤔    E a script estaria sempre actualizar os valores de php...

Até posso estar muito errado sobre isto, mas acredito que alguém já necessitou disto e sei que é possível pois aqui no Portugal a Programar tem esses sistema com um quadradinho verde a dizer que utilizadores estão neste momento on.

scorch

Isso depende um bocado do tipo de aplicação que estás a construir. Se for tipo um chat, convém ser por JavaScript para ser o mais fiável possível. Se não, talvez através da duração da sessão seja a melhor maneira. ;)

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

scorch

Há várias maneiras de fazer isso. Podes usar JavaScript, mas tens de ter em atenção que se a net do utilizador for a baixo só por um minuto, pode calhar de mostrar que ele está offline, quando não está "propriamente". Se usares a data de duração de sessão, Ao criares a sessão, esta pode demorar determinado tempo, e enquanto esse tempo não acabar ou o utilizador não terminar sessão, ele mostra sempre como online. Mas se o utilizador desligar o computador sem terminar sessão, este continua a mostrar online. ;)

scorch_pp.png

scorch

Na base de dados. Dependendo como crias a sessão. Já existe aqui um tópico neste quadro, recente, que fala sobre isso. ;)

scorch_pp.png

kokin

Eu tenho dificuldades em perceber a forma de fazer isso, vou verificar/procurar esse tópico,  mas se me poderes depois dar me a sequência do que deva fazer fico te agradecido.

fabiomiguel3

Se fosse eu a fazer faria assim:

Criava um row na base de dados e, quando o utilizador fizesse o login atualizava esse campo por exemplo de 0 para 1 e no logout faria o inverso. Para saber quem estava online era simples. Era so selecionar todos onde o campo online fosse 1.

rmlm

Se fosse eu a fazer faria assim:

Criava um row na base de dados e, quando o utilizador fizesse o login atualizava esse campo por exemplo de 0 para 1 e no logout faria o inverso. Para saber quem estava online era simples. Era so selecionar todos onde o campo online fosse 1.

Exactamente, eu faço dessa maneira...

Só um reparo, tu não crias uma row, crias sim um atributo (coluna)...

fabiomiguel3

Exactamente, eu faço dessa maneira...

Só um reparo, tu não crias uma row, crias sim um atributo (coluna)...

Tens razão  ;) troco sempre os nomes xD