Jump to content
apocsantos

Primeiro Virus de Computador Fez 40 anos

Recommended Posts

apocsantos

    Boa tarde,

    É verdade o primeiro "virus de computador" o Creeper, fez ontem dia 17 de Março 40 anos.

    Na altura um programa que se auto-replicava nos DEC PDP-10 que corriam o SO TENEX, escrito por Bob Thomas em linguagem Assembly, exibia uma mensagem dizendo "I am the Creeper! Catch me if you can!" espalhou-se pela ARPA NET imprimindo nas impressoras da altura a mensagem "I'm the Creeper! Catch me if you can" apagava-se automaticamente após ter feito a sua tarefa "de imprimir uma linha de texto" nas impressoras.

      O nome do virus inspirado num personagem dos desenhos animados do scoobydoo, acabou por ser o primeiro "vírus" de computador conhecido e ter dado origem ao primeiro anti-vírus para computador feito.

    Achei interessante partilhar essa informação aqui. Como é que na altura com tão poucos recursos se tinha feito um vírus que "alertou" o mundo para um problema que agora é mais do que frequente.

    Apesar de não se poder considerar em absoluto o Creeper como o primeiro vírus de computador, pode-se dizer que foi o primeiro a ter impacto.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos


"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.