Jump to content
xtrm0

ONI 2011- Olimpíadas Nacionais da Informática

Recommended Posts

xtrm0

Boa Noite.

É só para informar que o site das ONI 2011 (Olimpíadas Nacionais da Informática) já está aberto para inscrições. Se tiverem nascido após 30 de Junho de 1991(porquê 30 de Junho?) e estiverem no ensino básico ou secundário podem participar.

As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) nascem  com o intuito de poder seleccionar os concorrentes portugueses para as IOI, e de fomentar a informática e a programação a nível nacional.

Quem se quiser increver poderá e deverá fazê-lo, através do site: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/2011/index.cgi?page=inscricoes

Boa sorte a todos, e espero que percam (para eu ganhar)...  :thumbsup:

Site das ONI: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/2011/

Site das IOI(Tailândia): http://www.ioinformatics.org/index.shtml

P.S.: Se alguém quiser fazer analises aos problemas de treino, postem-nos aqui, para toda a gente as conseguir encontrar.

Calendário:

Inscrições: até ao final do dia 3 de Maio de 2011

Prova de Qualificação na Internet: 12:00 de 5 de Maio a 18:00 de 7 de Maio

Final Nacional: 27 de Maio de 2011

Olimpíadas Internacionais de Informática (Tailândia): 22 a 29 de Julho de 2011

<Signature goes here>

rolando2424

Até falam do fórum na página principal:

Fórum de Discussão 20:00 13/03/2011

Entre os vários sítios da web onde os concorrentes das Olimpíadas costumam "parar", destacamos o fórum Portugal a Programar. Em particular a secção Algoritmia e Lógica está sempre preenchida com posts de actuais e ex-concorrentes. Se quiseres discutir os problemas, falar sobre a experiência de anos passados ou simplesmente descobrir outras pessoas com gostos semelhantes aos teus, passa por lá! Alguns dos membros do júri também irão estar atentos a esse fórum e prestar esclarecimentos se tal fizer sentido.

Boa sorte a todos os que forem participar.

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

Localhost

Here we go again! Boa sorte a todos.  :thumbsup:

EDIT

[...] e a programação a nível local.

Nível nacional, não?

Já estou a ver que isto vai ser tudo muito parado este ano. Manifestem-se inscritos e futuros inscritos!

here since 2009

xtrm0
Here we go again! Boa sorte a todos.  :)

EDIT

[...] e a programação a nível local.

Nível nacional, não?

Já estou a ver que isto vai ser tudo muito parado este ano. Manifestem-se inscritos e futuros inscritos!

Essa citação tirei do site das ONI.

Se fores ver ao site já há 39 incrições, não sei como é que foi nos anos anteriores, mas acho que já é bue gente.

<Signature goes here>

Localhost

Tendo em conta que muita gente se vai esquecer dos dias da prova de qualificação e que ano passado existiam (no final - ainda falta muito tempo para acabarem as inscrições) muitas mais pessoas inscritas ainda estão poucas (inscritas, novamente).

@xtrm0: é o teu primeiro ano?

here since 2009

Localhost

Não, já participei ano passado. Quanto a conselhos: train hard.

here since 2009

mogers

EDIT

Nível nacional, não?

Repara que essa frase surge depois de se falar nas olimpíadas internacionais. Penso que o âmbito "local" nesse contexto se refere a Portugal (enquanto que as IOI têm um âmbito mundial).

Boa sorte a todos. Pratiquem e pela 1000000.........1 vez, usem a USACO - http://train.usaco.org/usacogate

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

xtrm0

Boa Noite, tenho uma dúvida, a fase presencial realiza-se só na Universidade do Porto?

<Signature goes here>

mogers

A fase presencial tem sido realizada em apenas um local (não há participação à distância). O local tipicamente é definido dependendo da origem dos finalistas, de modo a conseguir-se um local próximo para todos. Nos últimos anos, tem sido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Pedro Ribeiro

Boa Noite, tenho uma dúvida, a fase presencial realiza-se só na Universidade do Porto?

Caro xtrm0, deixa-me dizer também que caso consigas a qualificação para a final, a tua viagem para o local da final (e eventual estadia, se necessário) serão custeadas pela organização, pelo que nunca será por questões monetárias que ficarias "de fora".

Pedro Ribeiro

Tendo em conta que muita gente se vai esquecer dos dias da prova de qualificação e que ano passado existiam (no final - ainda falta muito tempo para acabarem as inscrições) muitas mais pessoas inscritas ainda estão poucas (inscritas, novamente).

É normal existirem para já poucas inscrições, tendo em conta que ainda falta algum tempo para a qualificação e que a APDSI apenas começou a divulgar há pouco. Aliás, noutros anos, por esta altura ainda nem as inscrições tinham aberto, pelo que é de esperar que o número de inscritos seja bastante superior.

É verdade que depois há muito menos pessoas a participar na qualificação real (não por se esquecerem da data da qualificação - pois inclusive é enviado mail para o contacto dado), mas por aparente desinteresse quase total (muitos nem chegam sequer a usar o login e password que recebem para o treino). "Esquecer" da data não é desculpa. Se com as datas anunciadas e com os mails enviados alguém não participa, é porque não o quer fazer.

Mais por curiosidade, aqui fica a evolução do número de inscrições nesta fase das ONI:

- ONI 2010: 241 inscrições

- ONI 2009: 208 inscrições

- ONI 2008: 207 inscrições

- ONI 2007: 189 inscrições

- ONI 2006: 171 inscrições

- ONI 2005: 126 inscrições

- ONI 2004: +/- 100 inscrições

- ONI 2003: 108 inscrições

- ONI 2002: 122 inscrições

Esperemos que este ano o número volte a subir, e que isso tenha consequência no número de pessoas efectivamente a participar depois na qualificação.

djthyrax

Pedro, caso seja preciso alguma ajuda apita, "acho" que consigo arranjar algum tempinho para isso. ;)

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Lfscoutinho

Boas,

Se desse para a malta de 1991, nascidos antes de Junho, eu ainda ia lá dar uns toques na bola a ver o que fazia  :cheesygrin:

Já agora, quais as linguagens que se podem utilizar?

xtrm0

Caro xtrm0, deixa-me dizer também que caso consigas a qualificação para a final, a tua viagem para o local da final (e eventual estadia, se necessário) serão custeadas pela organização, pelo que nunca será por questões monetárias que ficarias "de fora".

Esse não é o meu problema (a minha escola disse que pagava se fosse preciso (pagam para se verem livres de mim durante 2 dias  ;))), o meu problema é os meus pais deixarem-me faltar ás aulas 5ª  :P (sexta já não tenho escola :cheesygrin:).

<Signature goes here>

mogers

Gostei da nova funcionalidade no mooshak no treino - mostrar na lista de submissões a pontuação de cada uma ;)

Já agora, quais as linguagens que se podem utilizar?

No ponto 9 regulamento...

(..) problemas esses que deverão ser resolvidos individualmente pelos concorrentes, utilizando a linguagem de programação Pascal em ambiente Free Pascal (www.freepascal.org) ou as linguagens C ou C++ em ambiente GCC (http://gcc.gnu.org) e submetidos através do mesmo sistema, para avaliação.

xtrm0

Podem-se usar todas as bibliotecas que o g++ suporta ou só algumas?

<Signature goes here>

Joao brandao

Boas pessoal, tenho umas pequenas duvidas e gostava que me ajudassem.

Em primeiro lugar, como podem ja ter visto para eu ter estas duvidas é porque será a primeira vez que irei participar nas Olimpiadas Nacionais de Informatica, eu gostaria de saber quanto a inscriçao. Eu ando no CIC mas gostaria de ir para as Olimpiadas Nacionais de Informatica, no entanto tem la uma parte da inscricao que aparece Nome do professor,escola...

Por acaso nao existe qualquer possibilidade de eu ir sem ser pela escola? Maior parte das coisas que aprendi nao foi com a escola mas sim com o meu irmao :S é ele que me tem ensinado praticamente tudo o que sei. Gostaria de colocar como meu encarregado o meu irmao, existe a possibilidade de se fazer isso??

Em segundo lugar gostaria de fazer uma simples pergunta lol, la na parte do treino posso colocar 2 formas de resolver o exercicio??

skiller10

Hey,

A parte do responsável acho que tem mesmo que ser um professor, mas isso podes falar com algum dos teus professores, ou da escola que quase de certeza que arranjas alguém que fique responsável.

Na parte de treino podes testar todas as soluções que quiseres, mas só conta para a classificação a última submissao, acho eu, nas podes aproveitar para testar várias soluções do problema ;)

"Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."

Warrior

A informação sobre a escola é maioritariamente usada para comprovar que os alunos se encontram no ensino básico/secundário.

Não seria inédito um aluno ser acompanhado por alguém que não um professor, mas mesmo nesses casos a informação em relação à escola estava presente.

Existe algum motivo por não te quereres inscrever pelo CIC?

Joao brandao

Eu ate gostava de me inscrever pelo CIC mas pelo que ouvi dizer os professores não gostam la muito que alunos do 10 ano se inscrevam devido a falta de experiência...

Não sou nada de especial mas gostava de secalhar poder participar em algo que me desse mais experiência e técnicas... já para não falar que maior parte das coisas aprendo sozinho ou com o meu irmão. No outro dia perguntei ao professor se podia me inscrever sendo ele meu encarregado e pelos vistos posso mas CASO seja qualificado acho que ele não vai achar muita piada lol

O CIC aprende se muito bem, não vou negar isso mas no 10 ano não é nada de especial comparado ao 11 ano ou ao 12 ano escolar no curso de informática, dai eles não gostarem muito que os alunos do 10 se inscrevam.

Joao brandao

desculpa  a minha ignorância, Tenho PM como assim?

Tas te a referir em mandar PM aos responsáveis pela ONI?