rippp Posted March 17, 2011 at 05:16 PM Report #375364 Posted March 17, 2011 at 05:16 PM Boas, Ja comecei a desenvolver umas coisas no android e agora gostava de expandir para jogos 2d.. Tive a ver na net sobre um software chamado unity.. Alguem me pode explicar o que faz o unity? ou as potencialidades do unity? ou como começar a desenvolver jogos para Android 2d e 3d... Java, Android developerhttp://minimalcode.net
gambas Posted March 17, 2011 at 06:28 PM Report #375380 Posted March 17, 2011 at 06:28 PM Já ouvi falar de Unity e pelo que sei é mt bom! Aliás já tenho bastante material para um dia destes começar a bater pedra fortemente! Entretanto para já, se calhar vou optar por Flash/AIR para jogos! Mas acho que sim devias apostar forte nisso... http://claudiomoreira.net Tw: claudi0p
rippp Posted March 17, 2011 at 06:30 PM Author Report #375381 Posted March 17, 2011 at 06:30 PM mas a minha pergunta era sobre o que é o unity... tipo é uma ide para desenvolver jogos? tipo dum lado mandasse codigo..do outro edita-se os graficos.. nao sei mesmo o que é e era isso que eu gostava de saber... ou se tem alguma outra framework boa para android para fazer jogos programando java... Java, Android developerhttp://minimalcode.net
M6 Posted March 17, 2011 at 06:53 PM Report #375383 Posted March 17, 2011 at 06:53 PM Nada melhor do que saber essa informação directamente do site oficial: http://unity3d.com 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
rippp Posted March 17, 2011 at 07:46 PM Author Report #375392 Posted March 17, 2011 at 07:46 PM pois, por aquilo que diz la no site nao da para programar em java... o que queria saber é se basta as librarias 2d do java e o opengl es, para 3d, e suficiente para fazer jogos poreiros... é que ainda nao estou bem integrado nisso dos jogos, tenho uma ideia dos jogos 2d mas os 3d nao tenho ideia nenhuma.. por exemplo os "mundos" ou "mapas" sao feitos onde ? Java, Android developerhttp://minimalcode.net
IvanGS Posted March 17, 2011 at 08:18 PM Report #375397 Posted March 17, 2011 at 08:18 PM Já ouvi falar de Unity e pelo que sei é mt bom! Aliás já tenho bastante material para um dia destes começar a bater pedra fortemente! Entretanto para já, se calhar vou optar por Flash/AIR para jogos! Mas acho que sim devias apostar forte nisso... então utiliza o alternativa platform
IvanGS Posted March 17, 2011 at 08:21 PM Report #375398 Posted March 17, 2011 at 08:21 PM sim, o Unity é muito bom, e o programa é muito intuitivo, e dá para fazer coisas muito boas mesmo. eu já utilizei a versão do alternativa (é preciso o flash player) 7, mas não suportava luzes nem nada, por isso fui para o unity. mas atenção que o unity precisa de um player especifico. se poderes fazer com o Alternativa platform é melhor, porque é flash, e quase tudo (infelizmente) tem o flash player. e a nova versão 8 está 100000000 vezes mais poderosa que o unity, uma vez que permite renderização pelo GPU
rippp Posted March 17, 2011 at 08:44 PM Author Report #375401 Posted March 17, 2011 at 08:44 PM uma pergunta.. o unity é um motor grafico tipo unreal ou doom ou JME ? Ha uma coisa que nao consigo perceber e nao encontro informação na net mas de certeza que ha. é que programa usar para construir/desenhar um mapa, e depois como fazer "ligação" desse mapa ao java para poder colocar codigo dos "bonecos", inimigos etc Java, Android developerhttp://minimalcode.net
KTachyon Posted March 18, 2011 at 12:21 AM Report #375433 Posted March 18, 2011 at 12:21 AM sim, o Unity é muito bom, e o programa é muito intuitivo, e dá para fazer coisas muito boas mesmo. eu já utilizei a versão do alternativa (é preciso o flash player) 7, mas não suportava luzes nem nada, por isso fui para o unity. mas atenção que o unity precisa de um player especifico. se poderes fazer com o Alternativa platform é melhor, porque é flash, e quase tudo (infelizmente) tem o flash player. e a nova versão 8 está 100000000 vezes mais poderosa que o unity, uma vez que permite renderização pelo GPU Pah... tás a comparar criar um jogo em Flash, contra um jogo OpenGL ES? O Unity não precisa de um player específico, pode ser nativo. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
IvanGS Posted March 25, 2011 at 12:55 PM Report #376865 Posted March 25, 2011 at 12:55 PM Pah... tás a comparar criar um jogo em Flash, contra um jogo OpenGL ES? O Unity não precisa de um player específico, pode ser nativo. ??????????????? se formatares o PC e fores para ver as demos e não tiveres o player do unity instalado não consegues http://alternativaplatform.com/en/showcase/ instala a versão 11 do flash e vê quando o Unity bate isso... para não falar no preço do unity que é uma fortuna e no do Alternativa platform. porque o alternativa é gratuito e tem capacidade de fazer coisas que com o unity eram basicamente impossíveis porque o alternativa 8 suporta aceleração por GPU...
KTachyon Posted March 25, 2011 at 08:54 PM Report #376967 Posted March 25, 2011 at 08:54 PM ??????????????? se formatares o PC e fores para ver as demos e não tiveres o player do unity instalado não consegues http://alternativaplatform.com/en/showcase/ instala a versão 11 do flash e vê quando o Unity bate isso... para não falar no preço do unity que é uma fortuna e no do Alternativa platform. porque o alternativa é gratuito e tem capacidade de fazer coisas que com o unity eram basicamente impossíveis porque o alternativa 8 suporta aceleração por GPU... Rapaz... 1. O Unity permite criar jogos nativos. Esquece players, esquece flash, esquece browsers: nativos. 2. A engine do Unity utiliza OpenGL, OpenGL ES, Direct3D,... É óbvio que utiliza a aceleração da gráfica. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
IvanGS Posted March 28, 2011 at 03:55 PM Report #377473 Posted March 28, 2011 at 03:55 PM Rapaz... 1. O Unity permite criar jogos nativos. Esquece players, esquece flash, esquece browsers: nativos. 2. A engine do Unity utiliza OpenGL, OpenGL ES, Direct3D,... É óbvio que utiliza a aceleração da gráfica. vê a showcase do alternativa. so o Metro 2033 mete respeito e como disse o Unity é pago e o alternativa é GRATUITO.
KTachyon Posted March 28, 2011 at 05:54 PM Report #377510 Posted March 28, 2011 at 05:54 PM O jogo que falas precisa de um processador multicore @ 3GHz, com uma gráfica, tipo GTX260 ou Radeon HD 4870 X2, 4GB de RAM, 12GB de espaço e (o melhor de tudo) DirectX9. Onde é que arranjas um smartphone que tenha estes requisitos? Não está aqui em causa o ser gratuito ou não. Está em causa a capacidade de um dispositivo móvel conseguir, de facto, um jogo com uma destas plataformas. Repara, que o único jogo com suporte para Android que eles demonstram, nem sequer é executado localmente no dispositivo, mas através de streaming... “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
IvanGS Posted March 29, 2011 at 09:09 AM Report #377699 Posted March 29, 2011 at 09:09 AM o jogo preciso de um multicore????? 😁 eu estava a falar de Metro 2033 que está na showcase do alternativa! 99,999999999999999999999% das pessoas prefere o alternativa ao Unity porque é gratuito! tem o mesmo poder a nível gráfico, e cada vez vai estar mais evoluido. a nivel do player é impossivel vir nativo, enquanto se quiseres ir ao youtube ou assim tens que ter o player flash.
IvanGS Posted March 29, 2011 at 09:11 AM Report #377700 Posted March 29, 2011 at 09:11 AM O jogo que falas precisa de um processador multicore @ 3GHz, com uma gráfica, tipo GTX260 ou Radeon HD 4870 X2, 4GB de RAM, 12GB de espaço e (o melhor de tudo) DirectX9. Onde é que arranjas um smartphone que tenha estes requisitos? Não está aqui em causa o ser gratuito ou não. Está em causa a capacidade de um dispositivo móvel conseguir, de facto, um jogo com uma destas plataformas. Repara, que o único jogo com suporte para Android que eles demonstram, nem sequer é executado localmente no dispositivo, mas através de streaming... p.s a LG lançou um smartphone com um dual core. daqui a um ano ja vai haver smartphones como pc's...
KTachyon Posted March 29, 2011 at 12:40 PM Report #377759 Posted March 29, 2011 at 12:40 PM o jogo preciso de um multicore????? 😁 Sim... eu estava a falar de Metro 2033 que está na showcase do alternativa! Metro 2033 - System Requirements: Intel Processor - Core 2 Duo E6850 3.0GHz AMD Processor - Phenom 8450 Triple-Core Nvidia Graphics Card - GeForce GTX 260 ATI Graphics Card - Radeon HD 4870 X2 RAM (Memory) - 4 GB Hard Disk Space - 12 GB Direct X - 9 99,999999999999999999999% das pessoas prefere o alternativa ao Unity porque é gratuito! tem o mesmo poder a nível gráfico, e cada vez vai estar mais evoluido. Estamos a falar em smartphones e tablets. Será que ainda não percebeste isso? Para além disso, o Unity é gratuito para desenvolvimento de jogos para Windows, OS X e web based. Coloca logo as coisas noutra perspectiva. a nivel do player é impossivel vir nativo, enquanto se quiseres ir ao youtube ou assim tens que ter o player flash. 1. O Unity cria jogos nativos. Não precisas de um player para os poderes jogar. Não é impossível. Não sei quantas mais vezes tenho que te voltar a repetir para perceberes que estás errado. Mas, aqui vai um quote da wikipédia: The editor runs on Windows and Mac OS X and can produce games for Windows, Mac, Wii, iPad, or iPhone platforms. It can also produce browser games that use the Unity web player plugin, supported on Mac and Windows. Começo a questionar-me que não percebes o significado de nativo. 2. Se quiser ir ao YouTube não preciso de player Flash coisa nenhuma. Vejo o YouTube no modo HTML5, não preciso do player Flash para nada. Até porque prefiro poupar ciclos de processador quando estou a ver YouTube. p.s a LG lançou um smartphone com um dual core. daqui a um ano ja vai haver smartphones como pc's... Lol... Sabes quão ridícula é essa tua afirmação? Daqui a um ano vão haver smartphones com FSB de, tipo, 1GHz, 4GB DDR3 e gráficas que fazem 25 Gpixels/sec? Keep dreaming... “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
IvanGS Posted March 29, 2011 at 04:40 PM Report #377837 Posted March 29, 2011 at 04:40 PM foi ao unity e fui a shop. sim o unitu é free mas para desenvolvimento para que seja completamente compatível tens que comprar os suplementos que fica a este preço: Total: $4500.00 com o iOS pro, e o android Pro de graça? para milionários ya! é gratuito
KTachyon Posted March 29, 2011 at 07:16 PM Report #377861 Posted March 29, 2011 at 07:16 PM Volta lá, e desta vez selecciona só "Android", que é o objectivo do tópico. Dá 400 dólares, qualquer coisa como 285 euros. Depois, volta novamente lá e selecciona só o "Android Pro". Dá 3000 dólares, qualquer coisa como 2130 euros. Mas repara que não precisas da versão Pro para poderes desenvolver o jogo. Mas, colocando as coisas noutra perspectiva (a única que interessa para o tópico): Quantos jogos feitos com o Unity é que já há para dispositivos móveis? Meia centena... Quantos jogos feitos com o Alternativa jogáveis em plataformas móveis? Zero. Se contarmos os que o Alternativa tem no seu showcase e pusermos de lado todos os de desktop e web based existentes do Unity... nota-se que ninguém usa o Unity, lol. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
IvanGS Posted March 29, 2011 at 10:39 PM Report #377916 Posted March 29, 2011 at 10:39 PM e sabes pq? vou explicar A nova versão do Alternativa é a 8 que sai em finais de abril. não foi utilizado até agora porque não suportava luzes nem physics nem nada. com a nova versão 8 e o novo flash player (molehill) com renderização por GPU bate o unity sem problema se tu dizes que preferes não instalar o Flash player tudo bem. inatlas o player do unity lol, porque a semana passada formatei o pc e por causa disto fui ao site do unity. qual a minha surpresa? era preciso o player ? não sei se já foste a showcase do alternativa ver o MAXrace, que dá para jogar em rede. Jogar em rede? sim, o melhor de tudo é que aquilo faz CLOUD 😁 o que é um CLOUD: tens dois tipos de Cloud: 1 - SO online onde podes ter os teus docs. online, programas e entre outros. 2 - renderização em rede (do generouma rendering farm) que no caso do MAXrace com o alternativa 8 é mesmo a 2ª hipótese, isto é, se houver uma PC mais fraco a jogar lá os outros vão dar poder de processamento a ele para jogar fluído. não sei se sabes mas há coisa de alguns anos a NASA criou um screensaver, que quando os pc's estavam com ele activo aproveitavam o processamento para fazer os calculos. preferes dar 400$ em vez de 0$ e ser praticamente tudo lucro? ok... a nível de texturização e animação o alternativa é 100000000X melhor porque: 1 - suporta ficheiros MAX (3D Studio max) 2 - suporta as animação feitas no MAX, iluminações, particulas, malhas gigantes (3,000.000 polignos o que é muito) e o unity? ups não dá. se pensares bem tudo o que é free chama mais a atenção do pessoal do que uma coisa paga. o MAX é caro? não, podes ter uma versão gratuita directamente do site deles, registas-te como estudante e fazes download de qualquer programa sem nenhum restrição? Há coisas maravilhosas não há? já fiz perto de 20 visitas virtuais e sempre mas sempre utilizei o Alternativa.
KTachyon Posted March 30, 2011 at 12:13 AM Report #377932 Posted March 30, 2011 at 12:13 AM e sabes pq? vou explicar A nova versão do Alternativa é a 8 que sai em finais de abril. não foi utilizado até agora porque não suportava luzes nem physics nem nada. com a nova versão 8 e o novo flash player (molehill) com renderização por GPU bate o unity sem problema se tu dizes que preferes não instalar o Flash player tudo bem. inatlas o player do unity lol, porque a semana passada formatei o pc e por causa disto fui ao site do unity. qual a minha surpresa? era preciso o player ? Pah, tu és teimoso... Não é preciso player nenhum! O player é para os jogos web based! Se estás a fazer um jogo nativo não precisas do player! Vê se metes isso na tua cabeça. não sei se já foste a showcase do alternativa ver o MAXrace, que dá para jogar em rede. Jogar em rede? sim, o melhor de tudo é que aquilo faz CLOUD 😁 o que é um CLOUD: tens dois tipos de Cloud: 1 - SO online onde podes ter os teus docs. online, programas e entre outros. 2 - renderização em rede (do generouma rendering farm) Claro, em em vez de gastares 300 euros no Unity ou mesmo 2200 euros no Unity Pro, gastas 100.000 em servidores para fazeres o rendering do jogo para todos os teus jogadores!! Mete juízo. que no caso do MAXrace com o alternativa 8 é mesmo a 2ª hipótese, isto é, se houver uma PC mais fraco a jogar lá os outros vão dar poder de processamento a ele para jogar fluído. Vão dar poder de processamento... deves pensar que isto é por artes mágicas: "toma lá um bocado da minha gráfica". Fazer rendering gráfico? Computação gráfica distribuída via wireless? Tens a mínima noção do que estás a dizer? O rendering só pode ser feito por um computador e com baixa latência. Ou seja, vai para a rua jogar no android com 3G com o teu computador a tratar do streaming a partir de casa e vê se jogas alguma coisa... Primeiro, é ridículo porque isso iria obrigar todos os teus clientes a saber o que significa fazer um port forwarding no router para disponibilizar o serviço de streaming a partir de casa. Segundo, ias obrigar os teus clientes a saber o endereço IP de casa de cor, ou a saber configurar um DDNS. Terceiro... tendo em conta a ridicularidade das duas anteriores, basicamente é o mesmo que dizeres que os teus clientes móveis só podem jogar em casa, com o computador a fazer o rendering... não será mais óbvio que eles vão jogar para o computador?!? Pah... não sei se sabes mas há coisa de alguns anos a NASA criou um screensaver, que quando os pc's estavam com ele activo aproveitavam o processamento para fazer os calculos. A NASA e 500 outros projectos semelhantes que existem por aí. Não é rendering gráfico! É exactamente a mesma coisa, mas os packets chegam às máquinas clientes onde são efectuadas várias operações sobre os dados que necessitam de poder de processamento suficiente para compensar o facto dessa informação ter que fazer a viagem de volta! Achas que o rendering das frames pode ser feito aos bocados por computadores diferentes com diferentes latências de rede? Resposta: Não! Achas que podes fazer o rendering de centenas de frames em simultâneo num jogo com interactividade num computador para suportar os custos temporais da viagem de volta? Resposta: Não! preferes dar 400$ em vez de 0$ e ser praticamente tudo lucro? ok... Qual lucro? Ou obrigas os teus clientes a jogar em casa, com um computador a fazer streaming para o dispositivo, ou tens que comprar uma rendering farm para conseguires suportar todos os utilizadores... a nível de texturização e animação o alternativa é 100000000X melhor porque: 1 - suporta ficheiros MAX (3D Studio max) 2 - suporta as animação feitas no MAX, iluminações, particulas, malhas gigantes (3,000.000 polignos o que é muito) Mais uma vez, nota-se que não fazes a mínima ideia do que estás a falar. O 3D studio gera models que podem ser exportados para utilizar com o OpenGL e DirectX. Resumindo, funciona em qualquer sítio, pah, incluindo no Unity! 3 milhões de polígonos é ridículo! Só para teres uma ideia a PS3 consegue 520 milhões de polígonos por segundo. e o unity? ups não dá. Queres mesmo saber o que é que não dá? Eu já sei o que é que não dá... mas não vou dizer, não me está a apetecer baixar o nível. se pensares bem tudo o que é free chama mais a atenção do pessoal do que uma coisa paga. Aí é? o MAX é caro? não, podes ter uma versão gratuita directamente do site deles, registas-te como estudante e fazes download de qualquer programa sem nenhum restrição? Há coisas maravilhosas não há? Restrição número 1: A aplicação só pode ser utilizada para fins académicos, não para fins comerciais. Coisa maravilhosa: Habilitares-te a levar com um processo em cima por venderes um jogo feito com uma licença académica. já fiz perto de 20 visitas virtuais e sempre mas sempre utilizei o Alternativa. Woow... estou maravilhado... Em 1995 já se faziam visitas virtuais e nunca foi preciso o alternativa. Já viste? Resumindo: Vê se começas a perceber o que estás realmente a dizer. Se não tens conhecimento técnico, para argumentar este tipo de coisas, o melhor é deixares de comentar. Parece que estás com duas palas e só vês o Alternativa à frente, e tudo o resto, por palavras tuas, "não dá". “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
Recommended Posts