Jump to content
ricardoM92

base de dados para um site de encomendas e carrinho de compras

Recommended Posts

ricardoM92

Ola amigos.

Estou a trabalhar num projecto da escola e necessito muito de uma base de dados para encomendas e de um carrinho de compras ...

se me poderem ajudar ficava muito grato :D

Comprimentos:

Ricardo.

XsTeAl

preciso do euro milhoes.. quem da os numeros???

penso que ninguem te vai dar nada....

scorch

@ricardoM92 Primeiro, retira o Urgente. Nínguem te vai ajudar mais rápido nem melhor por causa disso. Segundo, ou te explicas, mostras o que já tens feito e dizes qual é a tua dúvida em concreto ou o tópico será bloqueado por não estar em conformidade com as regras do fórum. :D

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

ricardoM92

peço desculpa :S

até agora tenho o site ja mais ou menos desenvolvido ... registo e login feitos e aprefeiçoados ...

a base de dados tenho a tabela cliente, a onde tá os dados sobre os clientes inluindo o login (é a tabela a onde vao os dados do registo); tenho a tabela produtos e a tabela categoria que contem a categoria dos produtos ... ( hardware, software...)

as minhas duvidas são a tabela para relacionar o cliente com os produtos ... a tabela encomendas, mas quero fazer de maneira a que partir de um carrinho de encomendas os dados introduzidos no carrinho venham para essa tabela, mas não sei por onde começar a fazer a tabela e o carrinho ... até porque no meu curso aprender PHP é mesmo 0 :S o que sei foi práticamente adquirido sozinho :\

:s

isto é para a PAP e neste projecto infelizmente fiquei como professor auxiliar que não domina PHP nem HTML :S

ruimcosta

Em quase tudo na vida escolar é assim mesmo...falam do tópico e depois temos de nos desenrascar.

Tabela clientes:

id

cliente

Tabela artigo

id

artigo

preco

Tabela ENCOMENDA_CABECALHO

id

id_cliente

total_encomenda

desconto_pp

data

Tabela ENCOMENDA_LINHAS

id

id_encomenda_cabecalho

id_artigo

preco // Para ficar registado o preco, de outra forma mudas o preco na tabela artigos e perdes o historico

qt

desconto

iva

total

data

De uma forma simplória tens aqui uma base para inciar.

Abraços e beijinhos,Rui Costa

ricardoM92

obrigado pela ajuda ... agora é programar...

posso associar a tabela ecomenda cabeçalho ao carrinho de compras ? ?

ruimcosta

podes chamar-lhe o que quiseres...carrinho, encomendas...etc...

O que eu te dei era para servir de "carrinho".

rjcarneiro

O conceito de carrinho não é o conceito de encomenda.

Acho que na tabela ENCOMENDA_CABECALHO falta o campo NUMERO_ENCOMENDA ou entao o ID serve como nº encomenda. (se for inteiro. Disse isto como uso GUID tenho que ter sempre um campo NUM_ENC)

Agora o conceito de carrinho é um cliente "anonimo" ir ao site, adicionar cenas ao carrinho e no fim fazer checkout, fazer login ou registar e validar a encomenda. E apartir dai é que é inserido os valores nessas 2 tabelas.

O mais eficaz de carrinho de compras é com cookies. O utilizador vai inserir os produtos com as quantidades, que é registado num cookie. E tudo depois é processado atraves desse cookie.

Vantagens:

O cliente pode estar anonimo e se sair do site e voltar no dia seguinte, as compras dele continuam la (se nao eliminou os cookies)

Desvantagens:

Mais complexo de programar.

ruimcosta

Foi somente uma ideia base, no entanto poderia da mesma forma, anonimamente ou via registo/login utilizar essa tabela com mais alguns campos para processar toda a encomenda e depois finalizar ou nao.

Se o cliente não tiver efectuado o login, posso guardar a session_id() e guardar no cookie para se voltar amanha mostrar de imediato informações de que tem uma encomenda pendente.

E guardando num campo (ex.: Estado_encomenda) o 1, para pendente e o 2 para finalizado, desta forma enquanto não finalizasse a encomenda a mesma encontrar-se-ia no estado um. Havendo finalização, passaria para o acto do pagamento e após confirmação do recebimento, passar o estado_encomenda a 2.

São apenas ideias. A forma como se desenvolve o processo de compra é um pouco relativa. Depende do que se pretende implementar. Somente um ponto de vista.

Em relação à desvantagem que apontas, qualquer processo de compra, mais básico ou "menos" básico torna-se complexo de programar se quisermos tudo bem validado, bem seguro e bem fácil para o utilizador manusear.

São pontos de vista.

rjcarneiro

Sim, isso é uma possivel solução mas não acho muito eficaz.

Estás a desperdiçar recursos e tamanho do SGBD sem necessidade. Apenas registava encomenda se o cliente validasse mesmo a encomenda. É um metodo eficaz.

O facto de usar cookies, é tudo client-side o processamento, deixando o server mais limpo e mais leve.

Não quer dizer que a tua ideia não funcione. Funciona. Mas o que estou a dizer é mesmo a nível de eficácia.

Algo bem feito seria da minha maneira.

Algo para funcionar e já está, pode ser feito de diversas maneiras.

rjcarneiro

A nivel de complexidade, se usares cookies, possivelmente terás que usar expressoes regulares para tirares de lá os n artigos que o cliente "encomendou"

Um cookie só leva 1 linha de texto, ou seja terias de agrupar algo do genero:

session_id()|article_id()/quantidade|article_id2/quantidade

onde  '|' separava o session_id e as n linhas da encomenda

e / separava o artigo da quantidade.

Ou seja, ia ser bem mais complexo de programar, do que simples inserts em base de dados.

ruimcosta

Quando falei em cookies, referia-me apenas a armazenar um identificador do cliente que após login seria substituido pelo seu id de utilizador.

Todo o armazenamento é feito em base de dados.

Agora estava a ler melhor a tua resposta e OU eu percebi mal ou contradizes-te:

Estás a desperdiçar recursos e tamanho do SGBD sem necessidade. Apenas registava encomenda se o cliente validasse mesmo a encomenda. É um metodo eficaz.

O facto de usar cookies, é tudo client-side o processamento, deixando o server mais limpo e mais leve.

A nivel de complexidade, se usares cookies, possivelmente terás que usar expressoes regulares para tirares de lá os n artigos que o cliente "encomendou"

Um cookie só leva 1 linha de texto, ou seja terias de agrupar algo do genero:

session_id()|article_id()/quantidade|article_id2/quantidade

onde  '|' separava o session_id e as n linhas da encomenda

e / separava o artigo da quantidade.

Ou seja, ia ser bem mais complexo de programar, do que simples inserts em base de dados.

Mas afinal segundo o que disseste em 2 posts seguidos, num dizes que é melhor utilizar cookies e depois dizes que é muito mais complexo?

Não entendi....

ricardoM92

muito obrigado :thumbsup:

abas as duas ideias me parecem muito boas ... ;)

seja com cookies ou com o session ...

agora tenho de ver para mim qual a mais facil ...

é que não pesco muito disto :\

prefiro C# embora php seja uma lingua derivada do C

xD