Jump to content
Sign in to follow this  
scorch

Existe alguma licença assim?

Recommended Posts

scorch

Eu estou a criar uma aplicação web que depois queria publicar como Open Source, mas com algumas restrições. A minha questão é se isso é possível, e como fazê-lo.

O objectivo seria este: A aplicação ser Open Source, qualquer pessoa podia aceder ao código e modifica-lo à vontade, podia redistribui-lo mas tinha de manter os créditos originais. A pessoa poderia utilizar essa aplicação no seu computador ou numa intranet, ou como aplicação de acesso limitado. E aqui é que está a minha dificuldade.

Como é que eu consigo fazer com que as pessoas apenas possam usar a aplicação, por exemplo, dentro de uma empresa ou um determinado grupo de pessoas, pois o site com a aplicação aberta a todos seria meu. :D

É um bocado complicado, se não perceberem bem o que eu queria, digam que eu tento explicar melhor.  :D

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

fabiomiguel3

Tens a licença GNU (General Public License) em que as pessoas podem:

retirado da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7a_P%C3%BAblica_GNU

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)

A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).

A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

Tens tambem a creative common rights mas nao tenho a certeza se isso dá para programação

http://www.creativecommons.pt/

Knitter

Se percebi bem o teu problema, não creio que exista uma licença de software livre que permita restringir direitos em alguns casos, que é o que me parece estares a tentar. Aliás, a ideia de software livre não é restringir os direitos mas sim garantir os direitos dos utilizadores.

scorch

O meu objectivo era construir uma aplicação Open Source, em que todos podiam visualizar o código, até aprender com ele, e ajustar a aplicação às suas necessidades. O que eu não queria era clones do meu site. :D

Se calhar não é uma ideia muito boa. O que me recomendam?

scorch_pp.png

Knitter

Que não te preocupes com isso. Não será permitido a cópia da tua imagem e se o sistema que estás a fazer tiver forma de personalização podes ter o teu aspecto único, que podes manter sob uma licença diferente.

KTachyon

O que tu queres é que as pessoas possam usar e alterar o teu código, mas que o serviço disponibilizado por esse código e variantes só possa ser acedido no teu servidor? Tipo, um serviço de hosting em que as pessoas tenham a liberdade de alterar o código?

Penso que já vi coisas "semelhantes", não exactamente open source... mas penso que para isso será preciso consultares um advogado xD

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

falco
O objectivo seria este: A aplicação ser Open Source, qualquer pessoa podia aceder ao código e modifica-lo à vontade, podia redistribui-lo mas tinha de manter os créditos originais

Existe!

Mas de acordo com a lei isso é desnecessário. Não podes dizer que és o autor de algo que não és, é um crime.

A pessoa poderia utilizar essa aplicação no seu computador ou numa intranet, ou como aplicação de acesso limitado. E aqui é que está a minha dificuldade

Isto faz com que não seja Software Livre e/ou Open Source Software. É incompatível as definiões. Isso faz com que outras utilizações não sejam permitidas e a definição de Software Livre define que não podem haver quaisquer restrições à utilização.

Se queres dizer utilizar a aplicação como um serviço, então isso não tem nada a ver com o licenciamento de direitos de autor, nem com ser Software Livre e/ou Open Source Software. Para os utilizadores nesse modelo de negócios, não há licenciamento de direitos de autor (não está no âmbito do direito de autor, porque para o direito de autor não são eles que utilizam a aplicação mas sim quem corre a aplicação no servidor), é exclusivamente uma questão comercial e as restrições de acesso são questões de parametrização/configuração da aplicação e dos sistemas onde corre, ou lhe facilitam conectividade.

scorch

Acho que vou tornar o software completamente livre então. :thumbsup:

scorch_pp.png