Jump to content
dipacheco

datatable com várias consultas sql

Recommended Posts

dipacheco

boas pessoal... uma duvida... quero preencher um datatable, seja com dataadapter ou nao, mas preciso de fazer varios selects...

entao é assim... a tabela tem 5 campos codigos,nomes,tipo,dia,tarefa e todos estao em tabelas distintas

o meu 1º select vai buscar todos os codigos existentes...

depois preciso de verificar se esses codigos estao dentro doutra tabela e, caso estejam preciso tirar dessa tabela o dado tipo e o codigo referente. ao mesmo tempo tenho de pegar no ID desse campo e ir a outra tabela pesquisar por ID's e ver em que dia e qual a tarefa associada a esse ID.

Imaginando quer quero por isto tudo numa datatable como faço o preenchimento? Dos codigos que existam... coluna 1... dos nomes... coluna 2... etc

Caça

Faz um select que traga todos esses campos directamente no SQL

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

dipacheco

como se todos eles estao em tabelas distintas e alguns deles dependem uns dos outros?

dipacheco

fiz isto e nao preencheu nada...

Dim command As New SqlClient.SqlDataAdapter("SELECT F.Tipo, C.Nome, A.Disciplina FROM Faltas F INNER JOIN Clientes C ON F.Codigo=C.Codigo INNER JOIN Aulas A ON F.Codaula=A.ID WHERE Ano='" & TextBox1.Text & "' AND Turma='" & TextBox2.Text & "'", connect)

Caça

Mas deu erro?

Executa no ManagementStudio

Pedro Martins

Caça

New Query e seleccionas a BD respectiva

Pedro Martins

dipacheco

dá isto

Msg 156, Level 15, State 1, Line 1

Incorrect syntax near the keyword 'As'.

Msg 103, Level 15, State 4, Line 1

The identifier that starts with 'SELECT F.Tipo, C.Nome, A.Disciplina FROM Faltas F INNER JOIN Clientes C ON F.Codigo=C.Codigo INNER JOIN Aulas A ON F.Codaula=A.I' is too long. Maximum length is 128.

Rechousa

Olá,

Não sei se é o caso, mas no Management Studio apenas tens de colocar a query, exemplo:

DECLARE @Ano VARCHAR(20), @Turma VARCHAR(20)
SET @Ano = '2011'
SET @Turma = 'XXX'
SELECT F.Tipo, C.Nome, A.Disciplina FROM Faltas F INNER JOIN Clientes C ON F.Codigo=C.Codigo INNER JOIN Aulas A ON F.Codaula=A.ID WHERE Ano=@Ano AND Turma=@Turma

-- ou então apenas a query (sem parâmetros):
SELECT F.Tipo, C.Nome, A.Disciplina FROM Faltas F INNER JOIN Clientes C ON F.Codigo=C.Codigo INNER JOIN Aulas A ON F.Codaula=A.ID WHERE Ano='2011' AND Turma='XXX'
-- ou ainda sem filtros:
SELECT F.Tipo, C.Nome, A.Disciplina FROM Faltas F INNER JOIN Clientes C ON F.Codigo=C.Codigo INNER JOIN Aulas A ON F.Codaula=A.ID

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

dipacheco

aconteceu foi algo d estranho ... lol

o resultado no sql management studio fica bem... qnd passo para o vb.net ele dá um espaço entre o 1º e o 2º campo pedido (ou seja fica com um campo em branco) e come o ultimo campo pois vai sobrepondo os seguintes. lol o q poderá ser?

dipacheco

ja vi o q era... fui eu q antes d implementar este select tinha feito criação das colunas e tava a dar bodega. tirei e ficou OK. Thanks

Já aparece em report e tudo. eheheh

ja agora uma perguntinha sobre a formataçao do report. sabem se dá para tirar as linhas que separam as colunas das tabelas? abraço.

dipacheco

pois... nas propriedades do body ja vi que dá... mas eu so queria de certas celulas..