Jump to content
nando4

Eliminar dados de uma BD usando um datagridview

Recommended Posts

nando4

Boas

Eu estou a desenvolver um software de gestão e queria eliminar os dados de uma BD (SQL Server), neste caso os da tabela cliente, para isso estou a usar um datagridview e já consigo popula-la mas não sei como faço para, por exemplo, eliminar uma linha.

Se alguém me puder ajudar agradeço.

Cumps

Lince

Penso que a maneira mais fácil de fazer a ligação para quem não sabe de ADO.NET, o que é um Tableadapter, BindingSourece, dataset, etc e ficar  :wallbash:.

O melhor será:

- abrir no Visual Studio a Janela de "Data Source" (alt+shift+D).

- Cria um nova Connection à base de dados e selecionar a tabela(s) que se quere trabalhar.

- No Form arrastar a tabela a trabalhar para a area de trabalho  (podem escolher Datagridview ou Details). Será automaticamente criado um dataset, um BindingSource, BindingNavigater um Tableadapater e um tableManager.

Está pronto um Form para Inserir, Apagar, Actualizar registos à base de dados. Sem escrevermos uma linha de código  :smoke:. No entanto deve-se ter em atenção que este processo simple de ligação tem alguns bugs que deverão ser protegidos pelo programador. Podem também podem ser utilizadas Store Procedure para apagar actualizar e inserir registos.

ex.

Imaginemos que queríamos apagar um registo de uma tabela (contactos) com certeza que queríamos também apagar todos os registo do contacto nas tabelas associadas, a melhore for será utilizar uma strore procedure...

Bom Trabalho

nando4

Boas

Eu tenho andado a tentar fazer aquilo que me disseste mas não estou a conseguir, quando faço "Add New Data Source", "New Connection", escolho "Microsoft SQL Server (SqlClient)", faço a autenticação e depois escolho o nome da BD e depois quando chega a parte de escolher os objectos que quero para o meu dataset da erro.

"Error message: Could not load type bla, bla, bla..."

Podes me dizer o que fiz mal sff??

Obrigado

Cumps

tiago40812

Ve la se e mesmo isso que tens que esoclher Microsoft Sql Server (SqlClient) e o user que estas a meter, pode ser permissões!!

Abraço.

Tiago Vicente

RuiMachado

boas

ja fiz isso numa de vb.net e com oracle ....mas o principio eh o mesmo certamente, pelo menos deve dar para tirares uma ideia

para popular a DGV  ( DGV com propriedade insert/edit/delete = true )

VarSqlString = "SELECT " & _
                        "   SISTEMASID, " & _
                        "   DESCRICAO ""Descrição"" " & _
                        "FROM " & _
                        "   SISTEMAS_CONFIG " & _
                        "ORDER BY " & _
                        "   DESCRICAO ASC"

VarOracleDBCommand = New OracleCommand(VarSqlString, VarOracleDBConnection)

VarOracleDataAdapter = New OracleDataAdapter(VarOracleDBCommand)

VarOracleCommandBuilder = New OracleCommandBuilder(VarOracleDataAdapter)

VarOracleDataAdapter.Fill(VarOracleDataTable)

DGV.DataSource = VarOracleDataTable

o segredo é mesmo o commandbuilder

podes agora fazer alterações .....adicionar , editar , apagar

no butão gravar metes

Dim SistemasAdicionar As DataTable = CType(VarOracleDataTable.GetChanges(DataRowState.Added), DataTable)

If SistemasAdicionar IsNot Nothing Then

Try
                VarOracleDataAdapter.Update(SistemasAdicionar)
            Catch ex As Exception
                MessageBox.Show("Não foi possivel gravar as alterações." & vbCrLf & _
                              "Tente mais tarde." & vbCrLf & _
                               vbCrLf & _
                              "Erro : " & ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
            End Try

End If

tens de repetir para o editar e para o apagar.