Jump to content
s_santos

D E-R

Recommended Posts

s_santos

ola a todos.

sou nova aqui....e procurava ajuda¬† ūüė≥

é o seguinte, tenho uma disciplina de informática e agora tenho de fazer um projecto que tem haver com os diagramas E-R.

não percebo muito disto  :wallbash: e queria ter boa nota como é óbvio.....

o q eu gostaria de saber era se alguem se disponibilizava a ajudar-me...claro q vou tentar fazer, eu e o meu grupo....mas gostaria que alguem desse uma vista de olhos depois, antes da entrega....

posso contar com alguem? ūüė≥

Desde ja agradeço!

Cumps

Knitter

Se colocares o trabalho para que outros possam dar a sua opini√£o, certamente existir√° quem te ajude. Se colocares quest√Ķes ou d√ļvidas espec√≠ficas ainda mais facilmente ser√° algu√©m ajudar.

FreiNando

O teu trabalho consistem em criar uma base de dados em existam rela√ß√Ķes entre as tabelas.

Precisas de ideias para a BD?

J√° criaste as tabelas e n√£o sabes criar as rela√ß√Ķes?

Criaste as rela√ß√Ķes e n√£o sabes se s√£o as apropriadas ou n√£o s√£o funcionais?

Aparecem erros quando inseres dados associados?

...

Regra geral o pessoal gosta de ajudar nas d√ļvidas e sugest√Ķes. A projecto fica por tua conta.

Encara este forum como um local com in√ļmeros explicadores gratuitos e disponiveis 24 horas. :)

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

s_santos

fiquei bastante satisfeita em saber que várias pessoas tao dispostas a ajudarem-me....agradeço muito! :)

numa primeira fase, temos o enunciado do projecto, temos que fazer:

1. Defina os relacionamentos que entenda ser necessários entre as tabelas de informação. Construa os

diagramas Entidades-Relacionamentos (E-R) que ilustram os relacionamentos definidos.

2. Defina a estrutura de dados adequada ao problema recorrendo ao Modelo Relacional

secalhar p voces isto eh basico, mas p mim........... ūüė°

em breve, posto o enunciado (que √© grande¬† ūüė≥) e a minha solu√ß√£o....e voces v√™m o q podem fazer.......

obrigad√£o :thumbsup:

Chaveca

O mais dificil é a primeira vez, depois de entenderes as regras é bastante simples. MAs si é preciso postares o que fizeste...

"H√° 10 tipos de pessoas, as que sabem bin√°rio e as que n√£o...""Run DOS, Run!"

RobinHood

tipo... os diagramas s√£o simples. mas diz o problema que eu talvez te consiga ajudar. :confused:

s_santos

obrigada RobinHood....mas ainda n fiz o trabalho! quando fizer, coloco-o aqui...isto se conseguir postar algo no forum porque ja vi que √© preciso alto filme ūüė≤

e ai sim...se me puderes ajudar, agradeço imenso ;)

s_santos

A ‚ÄúFuturSoft‚ÄĚ√© uma empresa de venda de software e acess√≥rios para computador,

essencialmente por correspondência, tendo também um pequeno balcão de atendimento na

empresa. Tem actualmente 15 empregados, 2000 referências de produtos e cerca de 100

fornecedores e 700 clientes.

Num mercado extremamente concorrencial, são fundamentais o preço, a rapidez de

entrega dos produtos e o serviço de assistência aos clientes, pelo que a empresa pretende

introduzir um sistema informatizado que responda a estas necessidades.

O funcionamento da empresa consiste, de uma forma geral, no seguinte:

Periodicamente é elaborado um catálogo, contendo a referência, descrição e preço dos

produtos, que √© distribu√≠do gratuitamente aos clientes. Paralelamente s√£o publicados an√ļncios

nos jornais da especialidade e principais jornais diários, onde se descrevem os serviços da

empresa. Os leitores interessados poderão solicitar o catálogo através de uma ficha integrada

no an√ļncio, ou telefonando directamente para a empresa. Como os pre√ßos variam

constantemente, distribui-se ainda por todos os clientes, sempre que se justifique, uma

actualização dos preços dos produtos disponíveis.

A empresa tem dois tipos de clientes: os nacionais ‚Äď que podem ser revendedores ou

utilizadores finais - e os estrangeiros. O processo de venda depende de cada um destes canais

e do modo como a encomenda foi efectuada. Estas podem ser feitas através do boletim

resposta incluído no catálogo, por carta, por telefone e ainda directamente ao balcão de

atendimento "FuturSoft".

Os revendedores s√£o os √ļnicos que t√™m cr√©dito por encomenda, devendo os restantes

clientes enviar o pagamento no momento da encomenda ou então a venda será feita à

cobrança (enviada via CTT, que entrega a mercadoria mediante o pagamento).

O tratamento das encomendas efectua-se do seguinte modo:

As encomendas s√£o recebidas no departamento de encomendas e divididas segundo o tipo de

cliente que as efectuou.

Uma assistente da Empresa valida as encomendas antes de as introduzir no sistema: para os

utilizadores finais, verifica-se se vem acompanhada do pagamento, ficando a encomenda na

situa√ß√£o de ‚Äúliquidada‚ÄĚ se, confrontando o cat√°logo, os valores forem correctos, caso contr√°rio

a encomenda fica ‚Äúpendente para aprova√ß√£o de pre√ßos‚ÄĚ pelo cliente para ser processada. Se a

encomenda vem sem o pagamento a sua situação será de "envio à cobrança". Para os

revendedores, se já são clientes, verifica-se apenas se o crédito não é superior ao limite,

rejeitando-se a encomenda caso exceda esse crédito. Se não são clientes, é necessário abrir

uma ficha de cliente e definir um crédito, que será imediatamente pedido à Direcção. Para as

encomendas dos clientes estrangeiros, que devem ser sempre acompanhadas do pagamento,

verifica-se se este está correcto através do catálogo em vigor.

No final de cada dia, as encomendas validadas são enviadas para o armazém que envia a

encomenda ao cliente acompanhada de uma guia de remessa e actualiza-se o stock. Para as

encomendas j√° pagas (utilizadores finais ou cliente estrangeiros) emite-se a factura e o recibo,

enviando-se por correio normal. Para as encomendas à cobrança (utilizadores finais), emite-se

também estes dois documentos, que são entregues aos CTT juntamente com a mercadoria.

Estes, após a entrega ao cliente contra pagamento, enviam à FuturSoft uma lista de

encomendas entregues e o respectivo valor, que servirá para actualizar a situação da

encomenda. Para as vendas a crédito (revendedores), emite-se também os dois documentos,

enviando-se a factura ao cliente e o recibo para a Contabilidade.

A implementação da solução para a Empresa será faseada, pretendendo-se neste momento

solucionar apenas a recepção e validação das encomendas, bem como o envio para o

Armazém das encomendas a processar.

Nota: caso necessite de algum dado essencial à resolução do problema deverá considerá-lo como um

pressuposto e justificá-lo devidamente nos relatórios do trabalho.

s_santos

este é o tal enunciado...tentei começá-lo mas está muito complicado :bored:

se me puderem dar dicas, conselhos......peço ajuda :P

Knitter

Para fazer o trabalho por ti n√£o, mas se indicares onde tens d√ļvidas, o que j√° fizeste, como est√°s a pensar criar o DER, etc., podemos tentar ajudar.

s_santos

não....não é isso que pretendo também!

Eu gostava de saber a vossa opini√£o....sobre entidades e relacionamentos....

eu pensei tipo fazer uma tern√°ria entre produtos, clientes e cat√°logo....mas n tou muito certa disto.

do catalogo, relacionei-o com as encomendas e criei outra entidade para o tipo de encomenda, uma vez que pode ser de v√°rios tipos.

nos clientes também criei uma entidade para tipo de clientes.....mas n sei se devo relaciona-los também com as encomendas!

que acham?

obrigada por responderes*

RobinHood

Meu tu j√° falas-te comigo no outro dia por mail... mas n√£o tens aulas disso???

Senão tens aulas como é que tens de fazer um trabalho sobre isso??

Se sim só tens é de postar melhor a tua duvida para o pessoal te ajudar. Já que eu não sou um craque em access.

Apesar de ter tido aulas, ainda tenho alguma coisas na cabeça e em papel que os prof's me deram no primeiro ano do curso.

s_santos

s√≥ para deixar claro.....eu sou uma menina¬† ūüė≥ mas tas a vontade¬† :cheesygrin:

eu tou a ter isto numa disciplina da faculdade....tenho aulas, mas temos de fazer o trabalho e a prof n tira as d√ļvidas todas....e eu tava a pedir ajuda a voces.....

eu ja coloquei melhor a minha d√ļvida, sobre o que achavam das entidades e relacionamentos que eu tinha posto....mas n me responderam e tenho de entregar o trabalho na pr√≥xima 6a...tenho de me desenrrascar :dontgetit:

e eu n tive a falar contigo por mail :P

s_santos

ooooh n sei...nos pensamos nisso porque os clientes podem fazer as encomendas por catalogo, p fazer a encomenda tenho de saber qual produto.....foi essa a ideia!

Knitter

Mas sendo um catálogo nada mais que uma lista de produtos, não é necessário ter a informação do catálogo usado para fazer a encomenda, apenas saber quais os produtos que são encomendados. Ao nível dos dados essa relação não existe, isso parece ser apenas uma restrição/método de negócio e que apenas se traduzirá na interface, não no modelo de dados.

s_santos

devo criar um entidade tipo "Publicidade" para a parte:

Paralelamente s√£o publicados an√ļncios nos jornais da especialidade e principais jornais di√°rios, onde se descrevem os servi√ßos da empresa. Os leitores interessados poder√£o solicitar o cat√°logo atrav√©s de uma ficha integrada

no an√ļncio, ou telefonando directamente para a empresa. Como os pre√ßos variam

constantemente, distribui-se ainda por todos os clientes, sempre que se justifique, uma

actualização dos preços dos produtos disponíveis.

??

s_santos

debrucei-me mais sobre o assunto.....

liguei produtos a fornecedores e a encomendas!

Empregados a encomendas, por causa das valida√ß√Ķes!

Clientes a encomendas tambem!

Foi só isto que fiz! acho que o D E-R é mais simples do que pensava e o enunciado tem muita informação.

Que acham?