Jump to content
socopo

Preferencia de IDE - Netbenas ou Eclipse?

Recommended Posts

socopo

Boas,

Gostava que me dessem a vossa opinião de qual o melhor: Netbeans ou Eclipse?

Se tiverem tempo para explicar o porquê agradecia  :)

Para já estou mais virado para o netbeans pq me parece mais simples e já vem com as coisas necessárias em quanto que o eclipse é preciso instalar plugins.

Se conhecerem um ainda melhor que estes dois também podem sugerir, gratuitos claro.

brunoais

Na minha opinião o eclipse é o melhor (entre esses 2 e os que conheço) para te ajudar a escrever código e a fazer projectos.

A única situação em que eu gosto mais do netbeans é para usar o javaswing. Fazer a parte gráfica usando um sistema gráfico dá uma boa ajuda para ter o trabalho bem feito sem demasiada tentativa e erro.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

fabiomiguel3

Eu uso netbeans e estou satisfeito. Ja utilizei varios e o netbeans foi o que mais me agradou

socopo

Em principio não vou precisar de qualquer tipo de ambiente gráfico, o que vou fazer será um web service, se não houver alterações na arquitetura que está a ser pensada. Continuam a sugerir o netbeans mesmo sendo para criar um web service?

Já agora, alguém usou algum dos dois para trabalhar com UML?

Knitter

Neste momento o NetBeans IDE não tem um módulo para UML que seja realmente bom. Não sei como está o módulo para a versão 7 que estará a sair mas se precisares disso como requisito obrigatório, então é melhor procurares uma outra solução. Não sei como será com o Eclipse IDE uma vez que não o uso frequentemente.

A escolha do IDE é algo bastante pessoal, para mim, o NetBeans IDE é a melhor opção. Não consigo usar o Eclipse actualmente, sinto falta da facilidade de edição, da forma como as ajudas são apresentadas, até do simples facto das letras ficarem pior e o esquema de cores ser pior no Eclipse. Embora tenha sido um dos primeiros IDEs que usei. Desde que mudei para o NetBeans IDE na versão 4, nunca mais quis outro.

No entanto, acredito que qualquer um dos dois te permite fazer, sem dificuldades de maior, as mesmas tarefas. Testa os dois durante uns tempos e vê ao qual dos dois te adequas melhor, por muito que o NetBeans IDE seja bom para mim, não será para todos.

jpinheiro

Se queres criar ambientes gráficos usa o NetBeans.

Caso contrário o Eclipse é de longe melhor.

socopo

Ainda não está bem definido a arquitetura por isso não sei se vou precisar de fazer um ambiente gráfico ou só uma API para ajax.

Mas estou virado para o Netbeans, as funcionalidades para projetos em equipa tá muito bom, usando o bugzilla e o subversion por exemplo a partir do Team server. Provavelmente o eclipse tem plugins para isso mas tempo para me abituar ao ambiente não é muito e já me disseram que para habituar ao eclipse é preciso algum tempo, mais que o netbeans.

Triton

Não gosto nada do Eclipse.

NetBeans é a minha preferência sem dúvida. :)

<3 life

socopo

Obrigado pela sugestão, mais tarde talvez experimente o eclipse, deve ser jeitoso até para se poder desleixar no aspecto gráfico e mesmo assim ter adeptos :)

Eu sei que o aspecto é quase nada importante, eheh, mas aquilo já é um bocado retrograda.

magician

Eu usei Netbeans durante alguns anos, é simples, intuitivo suporta quase de tudo e é bastante estável. Actualmente devio ao trabalho utilizo Eclipse tem plugins para tudo e mais alguma coisa lol actualmente também já tem Designer para interfaces (AWT, Swing e SWT) gráficos cortesia da Google :) acho que talvez seja um pouco mais leve que o Netbeans a nível de rapidez penso que são os dois ela por ela.

O eclipse tem é algo que não gosto pessoalmente mas que para alguns pode ser bom que são os workspaces, no netbeans plugins, configurações etc... é guardado na aplicação ficando partilhado para todos os projectos, por outro lado o eclipse guarda isto no workspace ou seja se criarmos outro workspaces essas configs não são passadas para esse novo workspace. Para quem trabalha com varias coisas diferentes pode ser bom manter as coisas separadas.

Em resumo o netbeans é mais rígido e estável o eclipse é mais dinâmico e flexível, é ver o que se gosta mais e qual deves responde melhor à forma de trabalhar.

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!