Jump to content
Cr4zYPT

Alocar Memoria

Recommended Posts

Cr4zYPT

Boas Tardes,

Eu tenho esta struct.

typedef struct
{
int tamanho;
char** elementos;
} vector;

Qual e o codigo para alocar memoria para esta struct, isto e criar um novo vector com tamanho variavel neste caso pode ser 50;

Diutsu

vector.tamanho = 50;

vector.elementos = (char**) (malloc(sizeof(char*)*vector.tamanho));

Ficas assim com espaço para guardares 50 char* (vectores de char's)

XX SINFO - Semana Informática

Localhost

@Diutsu: vector.elementos = new (char**) (malloc(sizeof(char*)*vector.tamanho)); ?  😲

here since 2009

Diutsu

segundo o que eu percebi ele quer usar a estrutura como um vector. Ou seja quer guardar elementos dentro da estrutura. O que eu fiz foi arranjar espaço para guardar esses elementos.

Não sei onde está a tua confusão.

XX SINFO - Semana Informática

daj

Diutsu, a confusão está do teu lado, que fazes uma mistura de C com C++ no exemplo dado.

Já agora, porquê este padrão

malloc(sizeof(char*)*vector.tamanho)

em vez de

calloc(vector.tamanho, sizeof(char*))

Informação sobre o calloc: http://pubs.opengroup.org/onlinepubs/9699919799/functions/calloc.html

Da página de manual do OpenBSD,

The calloc() function allocates space for an array of nmemb objects, each of whose size is size.  The space is initialized to zero.  The use of calloc() is strongly encouraged when allocating multiple sized objects in order to avoid possible integer overflows.

De notar que, em ambos os casos, fica apenas atribuído espaço para 50 apontadores. Cada um deles depois terá que ser iniciado com alguma coisa.