softklin Posted August 14, 2006 at 07:28 PM Report #44273 Posted August 14, 2006 at 07:28 PM Olá pessoal! Desde já, espero que isto não esteja na secção errada! 👍 Foi ainda à pouco tempo que ao ver o crescente número de aplicações em Java, me deu vontade de experimentar esta nova linguagem. Já tentei, mas acabo sempre por bater com o nariz na porta... 👍 O que eu queria era saber ao certo quais as aplicações que devo instalar na minha máquina: nomes e se possível e se não for pedir muito, links para páginas de download. Já estive a "passear" pela página da Sun, mas chego à secção de downloads e aquilo é uma confusão... Já vi também os posts das tuts e vão-m servir para quando tiver essas aplicações... Mas não vi la quais são... Isto pode parecer óbvio, mas tal como já vi aí algures "ninguém nasce ensinado" 😁 Desde já obrigado. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
Knitter Posted August 14, 2006 at 07:34 PM Report #44274 Posted August 14, 2006 at 07:34 PM Dá-me 10 minutos que preparo já um "cocktail" para te ajudar 👍 (10 minutos depois...) Ambiente Java. Inclui a máquina virtual para poderes correr aplicações Java e o JDK, Java Developement Kit, que permite desenvolver aplicações - JDK 5.0 Update 8, http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp. Clica em download, aceita a licensa, escolhe o sistema operativo. IDE. Eclipse um dos melhores IDEs. http://www.eclipse.org/downloads/, se tudo correr bem a página deverá mostrar um link para a versão do teu sistema, Windows/Linux/etc. Não tem um bom sistema para criar aplicações gráficas, se estiveres habituado ao .net ou ao VB6 por exemplo, não vais poder criar interfaces da mesma maneira, é a única desvantagem. Embora seja possivel adicionar plugins que te permitem fazer interfaces gráficas desse modo. Aconselho este vivamente. NetBeans, também muito bom, embora ainda sinta falta de algumas coisas mas mesmo assim uma opção a experimentar, se puderes instala este também de forma a escolheres o que mais gostas. Tem uma das ferramentas de desenho de interfaces que mais gosto. http://www.netbeans.info/downloads/download.php?type=5.5b2 Java Tutorial Tutorial de java criado pela sun, com exemplos simples e fáceis de enteder, um dos melhores que conheço. http://java.sun.com/docs/books/tutorialNB/download/tutorial.zip Livro de Java Thinking in Java é também um livro muito bom, podes encontra-lo em vários sitios para download, é gratuito. http://www.planetpdf.com/codecuts/pdfs/eckel/TIJ3.zip Começar sem mais problemas: Instalas o JDK Instalas o IDE ou os dois e escolhes depois. Começas a ler bibliografia sobre Programação Orientada a Objectos. E começas a programar. Mais dúvidas que tenhas é só peruntar. Já agora, tenho uns pdfs das minhas aulas de P3 e P4 sobre java, talvez os coloque no centro de downloads, mas como são apenas slides de apoio às aulas tenho algum receio de os colocar, além de que têm direitos de autor 👍
softklin Posted August 14, 2006 at 08:02 PM Author Report #44275 Posted August 14, 2006 at 08:02 PM Obrigado, estou agora a seguir os links. 👍 Já agora, anteriormente tinha feito download de um ficheiro com o tamnho parecido uma coisa chamda "j2sdk1.4.2_12". Sabes diser-m o k é isto? Tem uma data de executáveis que so trabalham em linha de comando, e outros ficheiros... ? Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
magician Posted August 14, 2006 at 08:34 PM Report #44281 Posted August 14, 2006 at 08:34 PM Pessoalmente nao conselho o Eclipse para iniciantes, é sem duvida mas melhores ferramentas para java, mas já para quem percebe alguma coisa da linguagem, para começar aconselho jedit tanto para win como para linux. ou JCreator para windows mas este não é free. PS : o java que deves sacar é este JDK1.5-8 I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Knitter Posted August 14, 2006 at 08:51 PM Report #44282 Posted August 14, 2006 at 08:51 PM Como antigo principiante devo dizer que o eclipse não tem qualquer dificuldade, é igual em tudo a outros, criar projecto, criar classes, correr... J2SDK1.4.3_12 é uma versão da plataforma que é um pouco antiga, e esses executaveis que correm em linha de comando são a plataforma java! Se usares um IDE nunca te apercebes que uma classe java se manda executar usando linha de comandos 👍 Java 1.5 ou 5.0 é a versão corrente, já está em teste a versão 1.6 ou 6.0.
Triton Posted August 15, 2006 at 12:00 AM Report #44302 Posted August 15, 2006 at 12:00 AM Eu aconselho-te a aprender Java usando o BlueJ. BlueJ is an integrated Java environment specifically designed for introductory teaching. Devias comprar um bom livro de Java, o BlueJ tem um que me parece bastante bom para começar, dá uma vista de olhos. <3 life
Knitter Posted August 15, 2006 at 12:06 PM Report #44343 Posted August 15, 2006 at 12:06 PM Estou a ver que o ninguém gosta do Eclipse 👍 . Enfim IDEs não faltam por ai e qualquer um é bom para aprender. Eu comecei com o JBuilder9, partilhem a minha dor 👍 . Mas um bom livro é uma boa ideia. Se não tiveres dificuldades com inglês o Java Tutorial é o melhor que encontrei até agora, e não precisas de o comparar 👍 E então como vai essa aprendizagem?
softklin Posted August 15, 2006 at 12:41 PM Author Report #44350 Posted August 15, 2006 at 12:41 PM Vou agora ler uns livrinhos de Java... Mas entretanto mudei para o VB .NET e tou superfeliz com akilo... e tou um pouco ocupado tb 👍 Já agora, o JDK1.5 Update 8 em um pouco dificil de sacar com donwload managers, né? Alguém me pode indicar um link alternativo, sff? 😁 Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
Knitter Posted August 15, 2006 at 12:48 PM Report #44352 Posted August 15, 2006 at 12:48 PM Não existem links alternativos, pelo menos legais. VB.net, que pena. .Net é bom mas não com o VB. Bem é a continuação de uma má linguagem, mas se está contente com isso então força. Peace.
magician Posted August 15, 2006 at 02:57 PM Report #44386 Posted August 15, 2006 at 02:57 PM Sim realmente .NET vale a pena mas com C# 👍 comecei a algum tempo e tou a adorar C# 👍 ta a mudar a minha visão sobre programação 👍 I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
NetWarrior Posted November 8, 2006 at 02:49 AM Report #62863 Posted November 8, 2006 at 02:49 AM olha para começares o Blue J é porreiro ... até para absorver melhor o conceito de Object Oriented ... isto se é a primeira vez que usas uma linguagem desse tipo. Eclipse é o que uso para "programar" em java. É simpatico! 😉
Gurzi Posted November 14, 2006 at 01:11 PM Report #64285 Posted November 14, 2006 at 01:11 PM Eu estou a ler o Java Programming Language do Addinson Wesley, muito bom
Recommended Posts