Jump to content
perez

Fonte ou MotherBoard?

Recommended Posts

perez

o meu pc fixo tem estado parado, mas eu agora lembrei-me que para um serer de ficheiros não é preciso um pc muito potente, então fui ligá-lo, mas não liga ;)

eu desliguei tudo e liguei so o essencial, tipo só com ram processador, cooler do processador e nada mais.

mas quando estava a ligar esqueci-me de ligar o cabo de power da bord, o mais pequeno e a ventoinha rodou.

quando me apercebi desliguei o pc e liguei o cabo power e a ventoinha nem arranca.

será que é a fonte ou é da motherboard?

apocsantos

Boa noite,

Tiveste o cuidado de desligar a fonte no botão e retirar o cabo de corrente? Esse é um procedimento base.

Agora com tudo ligado a ventoinha da fonte nem dá sinal? Verificas-te se os fios do botão power estão bem ligados à board ?

Se estiveres à vontade em termos técnicos para realizar outros testes podes sempre ligar os pinos 14 e 15 com um clip para ver se a ventoinha da fonte arranca, caso isso se confirme provavelmente é board. Este teste não é muito comum e implica conhecer o "pin-out" da fonte.

Se disponibilizares mais algum detalhe sobre o que está  a acontecer será certamente mais fácil ajudar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

perez

@apocsantos sim, tive todos os cuidados ao ligar e desligar cabos.

amanhã quando chegar a casa vou experimentar isso dos pinos 14 e 15.

mas mais detalhes do que isto não posso mesmo dar porque não há :/

eu desliguei e voltei a ligar tudo (não é bem tudo, só liguei o power da board, discos e drives não liguei), até fui ver o manual não estivesse eu a ligar mal , mas estava tudo bem. mas sinal de vida do pc nada.

quanto ao botão power da caixa, também fui ver mas estava bem ligado. até troquei com o botão do reset não fosse ele estar a fazer um contacto, mas estava tudo bem no botão.

e mais do que isto não sei o que dizer.

o computador é velhinho mas até dava jeito agora voltar a usá-lo...

agradeço a tua resposta e amanhã digo-te qualquer coisa quando experimentar.

apocsantos

Boa noite

Caso a grafica seja AGP retira, limpa os contactos e coloca novamente. As gráficas AGP são "cronicas" a causar estes incidentes. Adicionalmente podes deixar ligado o pc-speaker e retirar a ram. Se ele ligar deve dar múltiplos apitos "pip, pip, pip" ou seja erro da RAM.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"