Jump to content
Sign in to follow this  
killercode

Processamento de Dados Single e Multi Threaded

Recommended Posts

killercode

Boas pessoal,

Tenho um problema nas mãos que vai ser bicudo de resolver. Vou escrever aqui o que pretendo fazer e espero conseguir algumas respostas com ideias ou soluções para o problema

estou a fazer um programa para conversão de registos.

Para ja as classes que tenho são

Module

-InputModule - Le os registos de uma datasource (File, Database, Socket, etc)

-TransformModule - Faz manipulação e transforma os dados para outro formato

-OutputModule - Escreve os registos numa datasource (File, Database, Socket, etc)

ModuleController - Controla a execução dos modulos

A ideia é os modulos podem ser SingleThread ou Mutithread

SingleThread - Dados em que sou obrigado a tratar de modo sequencial, se antes de um modulo single thread estiver a ser processado um modulo multithread devo esperar que este termine

Multithread - Posso ir buscar logo os dados que ja foram disponibilizados pois não interessa a ordem em que estão. No caso multithread quero que a cada 300 registos disponiveis ele crie uma thread nova.

O Problema: Como gerir os modulos multi-thread e como passar a informaçaõ de um lado para o outro!

Aceitam-se ideias e sugestões.

Obrigado ;)

EDIT: esqueci-me de mencionar que os modulos são carregado numa array para sua posterior utilização :)

M6

Apresentas um problema clássico de migração de dados (ETL) que, por "acaso", é a minha especialidade :thumbsup:

Pelo que compreendi do teu problema este não é propriamentre de ETL mas sim de orquestração.

Os processos multithread devem ser usados apenas quando não existem dependências, ou seja o processo é autónomo e não depende de mais nada a não ser da existência dos dados origem a transformar.

Se queres fazer lotes de 300 registos, o processo "pai" move esses registos, ou indentifica-os por uma chave única, e arranca uma thread para executar a transfornação desse trabalho, no final a thread termina e tens os dados transformados.

Se optaste por mover os dados, então eles já não estão na tabela/ficheiro/etc de origem e não tens de te preocupar mais, caso contrário tens de os identificar como tendo sido já migrados de forma a que não seja, por engano, seleccionados para serem de novo transformados.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

killercode

Thanks pela resposta hoje resolvi o problema!

criei uma classe module controller em que cada modulo é instanciado e colocado numa lista. essa lista por sua vez vai ser percorrida por um iterator para meter cada modulo numa thread e essa thread é responsavel por verificar se o modulo anterior esta a correr e recolher os dados que estão na pool de records....

essas threads de controlo estão a executar mais umas regras como por exemplo se o modulo actual é multithreaded ou não se este não for espero que todos os dados da thread anterior sejam processados caso contrario começo logo a recolher os dados em bloco inferiores ou iguais a 300!

Tenho testado varias combinações e tenho adicionado alguns thread.sleep  com valores random para ver o comportamento dele com diferentes tempos de execução e tudo esta a ser executado na perfeição :thumbsup:

M6

Parece-me uma solução demasiado complexa para um problema simples, mas também só conheço o problema pela tua descrição...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."