Jump to content

Visual Basic 6 - Combo Box & Consultas....

Recommended Posts

Posted

Boas people preciso de ajuda em VB6.

-Como posso por uma combobox a funcionar em VB6 ligada ao Access?

-Como é possivel fazer consultas para um form de VB6 indo buscar dados a um base de dados(access)?

Agradeço resposta

Paulo Barbosa

Posted

boas e bem vindo ....

-Como posso por uma combobox a funcionar em VB6 ligada ao Access?

entao tens k ter uma ADODC, para meteres este compomente vais ao menu tools se nao tou em erro, dpx References , senao for o tools e outro onde tiver o Referece e escolhes Microsoft Acesse Data base axo k e uma cena assim, senao tou em erro ou entao esta no common versao 2.. uma coisa assim ja a muito tempo que nao trabalho com ele... dpx metes o ADODC na tua form fazes as ligaçoes a base de dados todas la com intreface gráfico do assistente ... dpx na combox tens k usar um Variavel para ir carregando os dados com um ciclo For ou While ... e aparece la os resultado...

Como é possivel fazer consultas para um form de VB6 indo buscar dados a um base de dados(access)

Para as consultas tens k usar um ADODC para a ligaçao a base de dados ... ou por codigo se kizeres usar instruçoes SQL ... Tens k defenir as variaves e onde e k vao aparecer os resultados ... imagina o seguinte codigo

dim rc as adodcconnect 
             dim rs as adodcdataset

adodcconnect= new adodcconnect("string de conecção a dase de dados")

e por ai for e so uma ideia ... so para veres.. ou entao usas a msma maneiro do combox mas ligas directamente tipo as textbox ou as labels aos compos ... nas textbox e nas labels tens la opcçao databse onde vais buscar a adodc e a tabela onde keres a ligaçao e ta feito ... tens os dados aparecer...

Sei k nao ta mto bem esplicado mas axo k ja te deve orientar um bucadinho... alguma duvida eso preguntar vou ver se axo os meus projectos para te poder dar mais codigo...

• 4 months later...
Posted

Deves usar antes uma DBCombo em vez de uma combo,a diferença é que a dBcombo é carregada via um objecto data com os registos de uma determinada tabela e a Combo tb consegoues fazer isso mas precisas de muito mais codigo.Para fazeres ligação a uma BD em Access podes usar por exemplo o DAO,vais a project references e ligas o que diz DAO 3.5 ou 3.61 para o exemplo que falaste da combo que por exemplo querias carregar com os nomes de alguem terias que fazer o seguinte:

-adicionar nas referencias do projecto o DAO 3.5

-adicionar o objecto dbcombo

-adicionar o objecto data

no form load podias por algo assim

me.data1.databasename=(caminho da BD)

me.data1.recordsource="SELECT * FROM nomes"

me.data1.refresh

agora nas propidades da DBcombo terias que mexer em duas propriedades

na recordsource terias que escolher o Data1 e no listfield terias que escolher o nome do campo que querias que aparecesse na DBcombo

costumo também no objecto Data mudar o tipo para snapshot e o visivel para falso