Jump to content
Moneybag

Criar um servidor caseiro

Recommended Posts

Moneybag

Boas Pessoal

Eu gostava de criar um servidor caseiro aqui como uma maquina antiga que tenho,  alguem me poder dar algumas dicas?

Funções Necessárias:

• Rodar PHP
  • Rodar Mysql
  • Ter um domínio

Aguardo resposta  :P

Chaveca

Quanto aos dois primeiros não te poso ajudar, mas para teres um domínio tens de o comprar num site de domínios na internet. Desculpa só poder ajudar nisso.

Cumprimentos

"Há 10 tipos de pessoas, as que sabem binário e as que não...""Run DOS, Run!"

bubulindo

Quanto aos dois primeiros, e assim muito por alto, precisas dum servidor web.

Eu não sou o maior guru nesse aspecto, mas podes sacar o Ubuntu de borla, versão servidor web que certamente traz o PHP e mySQL incluídos. Senão também é só instalar.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

MMarques

Não é necessário muito para criar um servidor desses, podes simplesmente instalar um windows e o XAMPP que já traz o apache, php e o mysql, quanto ao domínio terás de pagar para o ter a não ser que uses um grátis.

EDIT: Já agora, o XAMPP também tem versões para Linux e Mac OS X.

Moneybag

eu sei que tenho de pagar um domínio, mas como é que meto o domínio a apontar para o meu computador?

mjamado

eu sei que tenho de pagar um domínio, mas como é que meto o domínio a apontar para o meu computador?

Mas queres um domínio para uso externo, ou é só para uso interno (como servidor de desenvolvimento, por exemplo)?

É que, para ser externo, o domínio é o menor dos teus problemas... O teu ISP não vai achar piada nenhuma ao up traffic.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

ribeiro55

Servi mail, páginas de teste(php,mysql,mssql,asp) e 3 servidores de Ragnarok Online durante 2 anos, com o router a refrescar o IP que o ISP me dava directamente numa conta DynDNS.

Resultados:

- A Bayer lucrou com Aspirinas, não fossem as dores de cabeça. Os utilizadores nunca estão satisfeitos (no server de Ragnarok).

- A Cabovisão não piou. Também com os rácios UP/DOWN miseráveis que oferecem nem devem ter dado por ela. Tinha 512 ou 1024 mbps de up (não me recordo ao certo se foi um, o outro ou se esteve uma temporada num e depois em outro)

- Os spammers curtiram à grande os quase 400MB diários que me enchiam o badmail (não acabavam o relay, mas chateavam)

- A EDP curtiu à grande as 24/7 da máquina a debitar

Ainda o ano passado tive a servir um site, mas desliguei a máquina ao fim de pouco tempo.

Só perdi o valor do registo do domínio.

Deixa-te disso que chateia mais do que entretém. ;)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

apocsantos

Boa tarde,

Os aspectos técnicos do assunto já te foram explicados. Eu concordo com o @ribeiro55 se for para teres sites em teste (teus) ok até se compreende, agora alojar sites... bem gastas energia que te fartas, levas com spam a garnel, tens velocidades "insuportáveis", resumidamente: não compensa.

Caso queiras mesmo seguir com essa ideia, DynDns ou outro qualquer para o dominio e Linux na maquina, mas prepara-te para despesas de electricidade e dores de cabeça à grande.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Moneybag

humm ok, e então só para fazer um servidor de desenvolvimento ou seja só para testar site é necessário que ferramentas?

ribeiro55

E se for dentro da rede, basta-te abrir excepções na firewall.

Se for localmente, só precisas mesmo de instalar um qualquer xAMP, neste caso.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

mjamado

humm ok, e então só para fazer um servidor de desenvolvimento ou seja só para testar site é necessário que ferramentas?

Se quiseres ter vários sites na mesma máquina, com endereços de gente (por exemplo, eu tenho os meus com www2. em vez de www.), tens de ter, para além do Linux bem configurado, o seguinte (entre parêntesis o que eu uso, mas há outros):

• um webserver (Apache);
  • o PHP;
  • um ou mais SGBD (MySQL);
  • um serviço de DNS (bind9);

Fortemente aconselhado o uso de um servidor FTP (vsftpd) e/ou Samba. Ou então trabalhas directamente dentro da máquina, seja de forma local, seja por X11 remoto. Nunca configurei nenhuma coisa destas, mas sei que é muito usado, nomeadamente nas universidades.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

apocsantos

Boa tarde,

Dependendo da experiência que tiveres com GNU/Linux, uma distribuição GNU/Linux à tua escolha. Pela simplicidade com que se fazem as coisas e partindo do principio que não tenhas grande experiência, recomendaria Ubuntu / Open-Suse.

Independente de qual a que escolheres os packages necessários normalmente serão Apache + os módulos (Mod PHP, Mod Perl, mod_python, etc...), Mysql ou ProgreSQL (o que preferires), opcionalmente o PHPMyAdmin, Bind, Filezilla ou outro FTPdeamon que gostes mais e claro um deamon de ssh, (OpenSSH) por exemplo, para poderes administrar remotamente sem grande "espiga".

Como te foi dito se fores trabalhar nele a-partir da rede local o Samba é altamente aconselhável, isto partindo do principio que se trate de um servidor de testes, se fosse algo mais sério eu não dispensaria LDAP. (Opiniões)

Extra-Isto, encaminhar as portas no router como te foi anteriormente dito (Portas: 80 , 21, 3051)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

taviroquai

windows meh...

Eu também tenho um servidor desses caseiro... ;)

Mete um cd do Ubuntu e segue um resultado destes www.google.com?q=apt-get+apache2+php+mysql+no-ip

Se for para servir pouco tráfico até é rápido...

Que fonte de alimentação tens? Vai ficar em cima 24/7? Cuidado com a conta da luz... a minha subiu substancialmente  :)

Moneybag

Eu nunca mexi com linux mas vou dar ai umas vistas da internet e tentar fazer isso. Obrigado pelas dicas.

r3b0rn

Tem graça que tb ando a pensar em fazer uma coisa desse genero, o que é certo é que eu pesquiso pesquiso, e nos sites tugas a pouca informação :D

o portugues nao gosta de ter trabalho nem dores de cabeça, lolol

bem, a minha ideia era:

ter o meu desktop como servidor :

nele o que software devo ter e quais as suas funcionalidades?

ja tenho pagina criada , mas nao sei como alojar no meu desktop (visto que será o servidor)

pretendo tb ter base de dados ( calculo que seja em SQL )

enfim ainda sou um noob nesta materia ..

MMarques

Para alojar uma página no teu desktop instala por exemplo o XAMPP que te instala logo o php, apache e mysql e não precisas de saber muito.

softklin

Bem, não sei se estás decidido a ter mesmo um servidor web, mas fica sabendo que não estás limitado a isso. Vou-te dar algumas sugestões extra:

- Um servidor de FTP ou mesmo um NAS para fazeres backups, ou teres os teus documentos disponíveis online (algo similar ao Dropbox)

- Um sistema de controlo de versões, se lidares com muitos projectos de programação, e quiseres ter uma cópia fora da tua máquina

- Um proxy, que te faz cache dos conteúdos que acedes na internet, e te pode fazer poupar algum tráfego, quando visitas páginas repetidas

- Um género de aparelhagem, com o VLC e alguns MP3 lá metidos, se a máquina tiver colunas. Com acesso à internet, até podes ouvir rádio online

- Um terminal simples e bem configurado para que uma criança (irmãos, primos, sobrinhos, etc) possa brincar e divertir-se com jogos didáticos.

- Ir instalando software de servidor diverso, e aprender os protocolos de comunicação respectivos (através de um sniffer, por exemplo)

...

A lista não acaba aqui. Mais umas ideias:

http://www.geek24.com/g/things-to-do-with-an-used-old-computer-15-great-ideas-your-old-pc-will-like

http://geeklifeblog.com/7-geek-ideas-to-re-use-its-old-computer-with-open-software

A tua imaginação é o limite.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

brooklynps3

Depende do sistema operativo que tens..se linux podes usar o XAMP se windows podes usar o WAMP. São muito bons eu mesmo uso e são magníficos para testes