Jump to content
sdias

[Projecto] Colocação de rectângulos - Preciso de dicas/Ideias gerais

Recommended Posts

sdias

Boas,

antes de mais peço desculpa por vir pedir ajuda imediatamente após me registar, mas sou novo neste mundo da programação e não conhecia este site até muito recentemente.

Estou em LEI na UMinho (1º Ano) e deram-nos um projecto de programação em C para entregar daqui a 5/6 semanas, apesar de só termos tido 2 semanas de aulas de C - para já só estudamos tipos básicos, estruturas cíclicas e condicionais e listas homogéneas (arrays).

A primeira fase do projecto é sobre a colocação de rectângulos numa área limitada, e posterior verificação de certas condições (os rectângulos estão colados, posições relativas, etc).

Além disto o programa também tem de ser capaz de reconhecer comandos.

Para já não tenho grandes conhecimentos e não faço a mínima ideia como implementar isto. Alguém me pode dar umas dicas, ideais gerais de como pôr isto a funcionar ou que temas é que devo estudar?

Atenção, não estou a pedir que me façam o trabalho, só que dêem umas luzes.

O enunciado do projecto está aqui. http://solidfiles.com/d/90d9/download/

Obrigado.

Diutsu

Das primeiras coisas que ensinam num curso de eng. informática é como aboradar um problema. Neste caso como dividir o projecto em subproblemas mais simples de resolver e implementar e depois interliga-los todos para a solução final

XX SINFO - Semana Informática

KTachyon

Comecem por olhar para a secção "Etapas" que o vosso professor colocou no enunciado.

Depois vejam bem as restrições impostas pelos comandos e desenhem estruturas que permitam armazenar a informação que representa os rectângulos.

Eu aconselhava utilizarem Lex para fazerem a validação dos comandos (com uma máquina de estados), mas pode ser complicado para quem começou a programar à pouco tempo.