Jump to content
sdias

[Projecto] Colocação de rectângulos - Preciso de dicas/Ideias gerais

Recommended Posts

sdias

Boas,

antes de mais peço desculpa por vir pedir ajuda imediatamente após me registar, mas sou novo neste mundo da programação e não conhecia este site até muito recentemente.

Estou em LEI na UMinho (1º Ano) e deram-nos um projecto de programação em C para entregar daqui a 5/6 semanas, apesar de só termos tido 2 semanas de aulas de C - para já só estudamos tipos básicos, estruturas cíclicas e condicionais e listas homogéneas (arrays).

A primeira fase do projecto é sobre a colocação de rectângulos numa área limitada, e posterior verificação de certas condições (os rectângulos estão colados, posições relativas, etc).

Além disto o programa também tem de ser capaz de reconhecer comandos.

Para já não tenho grandes conhecimentos e não faço a mínima ideia como implementar isto. Alguém me pode dar umas dicas, ideais gerais de como pôr isto a funcionar ou que temas é que devo estudar?

Atenção, não estou a pedir que me façam o trabalho, só que dêem umas luzes.

O enunciado do projecto está aqui. http://solidfiles.com/d/90d9/download/

Obrigado.

Diutsu

Das primeiras coisas que ensinam num curso de eng. informática é como aboradar um problema. Neste caso como dividir o projecto em subproblemas mais simples de resolver e implementar e depois interliga-los todos para a solução final

XX SINFO - Semana Informática

KTachyon

Comecem por olhar para a secção "Etapas" que o vosso professor colocou no enunciado.

Depois vejam bem as restrições impostas pelos comandos e desenhem estruturas que permitam armazenar a informação que representa os rectângulos.

Eu aconselhava utilizarem Lex para fazerem a validação dos comandos (com uma máquina de estados), mas pode ser complicado para quem começou a programar à pouco tempo.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare