Jump to content
Sign in to follow this  
esponjinha

Trabalho de final de curso Domotica maquete

Recommended Posts

esponjinha

Boas pessoal

Eu tenho que realizar uma maquete de uma casa e tenho que controlar portões ;estores ; ligar luzes;etc

Gostava que me dessem umas dicas do que devo usar:

Como Controlar através do PC?

Eu já vi uns tópicos parecidos que me ajudaram mas gostava que me ajudassem a concretizar este projecto.

Obrigado Filipe

bubulindo

Qual é o nível de sofisticação que pretendes?

Porta série/USB?

Wireless?

Ethernet?

GSM?

X10?

Bluetooth?

RF?

Tens aí várias hipóteses...

Editado:

Vais usar só um PC? Que hardware tens disponível para actuar as lâmpadas, estores, etc, etc?

Sabes alguma coisa de electrónica, ou microcontroladores?

Eu digo isto porque, hoje em dia um PC não tem capacidades de hardware para controlar nada independentemente. Antigamente com uma porta paralela tinhas uma imensidão de possibilidades para controlar cenas, mas hoje em dia já não é tão simples e um computador normal permite interfaces por IP, USB, Bluetooth...

Sendo assim, vais precisar de hardware do lado de fora do PC para controlar as luzes, estores, etc, etc que comunique com o PC duma dessas formas.

Como vais usar uma maquete, acho que utilizares o protocolo X10 está fora de questão por uma questão de preço e escala. Não existem módulos X10 pequenos para maquetes. Normalmente são grandes. O X10 é o protocolo que comunica através da rede eléctrica. Já se a maquete for a tua sala de estar, o X10 é a melhor maneira uma vez que é baratíssimo de instalar. Não são precisos cabos de comunicações ou alimentações específicas para os actuadores. Vai tudo pela linha de 230AC.

No entanto, precisas de um filtro na ligação à entrada da casa e depois de um módulo que comunique com o PC, normalmente por USB ou porta série emulada para USB. E nesse caso era só mandar comandos por porta série (USB).

Se vais fazer um modelo pequeno, podes utilizar todas ou quase todas as hipóteses que listei em cima... mas aqui seria preciso ter um pouco mais de informação para tentar aconselhar melhor acerca do que vais fazer. Nomeadamente, o tamanho da escala, se vais desenhar o hardware, se tens conhecimentos de electrónica, se vais ser tu a desenhar e implementar o hardware ou se vais usar algo que já está implementado.

E isto não me parece que seja um trabalho que se faça dum dia para o outro... :\ Entre arranjar componentes, estudar a interligação dos mesmos, programação de firmware, etc, etc... é algo complicado e abrangente. :S

Dá mais info e a malta dá mais ideias.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

esponjinha

Eu queria por usb para não complicar muito.Porque o objectivo e so controlar a casa atravez do pc  .

Por onde devo começar?

esponjinha

Como vou fazer uma maquete  e se percebi o x10 não da porque e uma miniatura e o x10 é mais para uma casa em tamanho real.

Mas tive a pensar e a pesquisar e vi o arduino .Sera Boa opção?

Eu tenho conhecimentos em programação python e c# , tenho conhecimentos em electricidade em electrónica tenho poucos mas tou pronto a aprender novas coisas.O projecto não se faz nem num dia nem dois  mas eu tenho tempo ainda para fazer mas queria já começar para indo fazer as coisas com calma.

bubulindo

O X10 dá... mas o investimento em módulos pode ser alto... Eu não tenho ideia dos preços, mas se procurares pelas lojas e empresas de Domótica Portuguesas ou Europeias podes fazer uma estimativa do preço.

De outra forma o Arduino é uma boa maneira de entrar no Mundo dos microcontroladores. Com algum investimento inicial (aí uns 60 euro) consegues um arduino já com uma ligação ethernet... Ou então através do USB, consegues por 30 com placa.

Para controlares lâmpadas, podes usar relés. Para controlar os estores, podes também usar relés, ou se quiseres, um driver de potência. Se tiveres uma impressora estragada aí por casa, podes tentar com um motor de passo (que te permite controlar melhor a abertura). Depois podes utilizar sensores de luz, temperatura e humidade de forma relativamente fácil uma vez que existem librarias do Arduino para os sensores mais comuns dessas grandezas.

Eu não sei o que é pretendido, mas se fizeres um software de agendamento de acções e possibilidade de controlo da casa via web para controlar um sistema X10, já é algo de relativa dificuldade e utilidade uma vez que a maior parte desses softwares são proprietários. Para demonstração é que provavelmente terias de investir nos módulos necessários. Agora fica a pergunta:

Achas que poderias arranjar uma solução de parceria com um instalador de interfaces de Domótica? Se sim, poderias fazer o software para o instalador e ele fornecia-te, mesmo que emprestado, os módulos para testares e apresentares o teu trabalho. Claro que isto só é possível se houver interessados, mas se calhar é uma possibilidade que não puseste ainda.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

esponjinha

Boas

Acho que secalhar a melhor ideia seja  o arduino já que o custo e mais baixo e faz o que pretende-mos e ah bastantes coisas que se pode fazer com ele.

Qual o arduino melhor para comprar para este tipo de coisas?

Onde e que os componentes vão ligar ? A uma breadbord?

O que vou presizar?

bubulindo

Uma breadboard será sem dúvida alguma o mais barato.

Podes depois soldar tudo numa placa perfurada para ficar bonito. :P

Assim de repente, o arduino mais barato que encontrares, de preferência montado e com o chip de comunicação USB chega. O Uno por exemplo, mas compra com o processador em formato DIP (daqueles grandes) para poderes trocá-lo em caso de problemas.

Depois para controlares um estore, podes arranjar um motor DC, um servo, ou um motor de passo (eu acho que os de passo, tendo em conta que é uma maquete são uma melhor opção). Vais precisar dum controlador de passo ou driver de potência, podes procurar pelo conjunto de L297 e L298 ou usar só um deles... ou então, ver estes links:

http://www.doc.ic.ac.uk/~ih/doc/stepper/

http://www.eetasia.com/ARTICLES/2007APR/PDF/EEOL_2007APR18_CTRLD_EMS_AN.pdf

http://www.doc.ic.ac.uk/~ih/doc/stepper/control2/connect.html

Ou arranjar um shield que faça isso...

Para ligares e desligares lâmpadas, provavelmente o melhor será arranjares uns relés, ou relés de estado sólido.

Já que vais ter um microcontrolador, podes aproveitar para fazer monitorização da casa, ou seja, com temperatura, luminosidade, etc...

Para isso vais precisar de umas LDRs, à venda em quase tudo o que é loja de electrónica.

Quanto a sensores de temperatura, podes usar um ou vários LM35, ou para valores digitais, DS1621.

Se calhar seria boa ideia tentares ao máximo emular no Arduino o protocolo actualmente usado nos módulos X10 para poderes depois passar para um desses módulos mais facilmente, se a oportunidade surgir, ou para não teres de ser tu a definir um protocolo de raíz, que apesar de parecer simples tem sempre uns pormenores que convém ter em atenção.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

esponjinha

O que é um shield?

Como e que vou ligar os reles?

Nao percebi a ultima parte de emular o adruino?

bubulindo

Ok...

Isto é um arduino (http://www.sparkfun.com/products/9950). Uma plataforma com um microprocessador de 8 bits lá metido e portos de entrada/saída disponíveis.

Isto é um shield ethernet(http://www.sparkfun.com/products/9026). Imagina que quererias ligar um Arduino a uma rede Ethernet. Em vez de estares a montar tudo numa breadboard, podes comprar placas já feitas que te dão alguma funcionalidade que pretendes. Ou seja, é quase plug and play. Neste caso, colocas o shield em cima da placa do arduino e podes programar um servidor ou cliente web. Assim tens menos que te preocupar acerca de como ligar as coisas.

Para ligar relés, tens de encontrar o tipo certo de relé e depois com um chip de potência para isolar um pouco o arduino ligas o relé, ou então com um díodo de protecção já dá também. Procurando por relay schematic, encontras imensos esquemáticos.

Eu disse que o arduino iria emular um módulo X10 e não o contrário. Ou seja, não usas os verdadeiros módulos X10, mas se souberes o protocolo (ou seja, os comandos utilizados pelo dito módulo para ligar/desligar luzes e activar estores) deves implementar esse mesmo protocolo em vez de inventares um. O motivo para aconselhar isto é para que tu depois se quiseres poderes integrar o teu projecto num sistema X10 de domótica.

Tás a ver a ideia?

Mas com tantas dúvidas deste género, creio que fabricar tudo isto vá ser demasiado para o que sabes ou até para o que é o objectivo do trabalho. Se conseguires explicar melhor qual o objectivo talvez consigamos indicar-te numa direcção melhor.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

esponjinha

Boas

Obrigado pela explicação

O trabalho consiste em eu fazer uma maquete de uma casa  e que tenha um programa no pc que consiga controlar  as janelas portas portes para abrir quando carregar num botão no programa e para acender e desligar as luzes.Isto é o principal.