Jump to content
msc126

Lista Ligada Genérica

Recommended Posts

msc126

Boa tarde, sou novo por aqui...

Será que alguém me pode ajudar na funcão de inserir numa lista genérica.

A estrutura pelo que sei é a seguinte:

typedef struct lista {
  void *data;
  struct lista *next;
} Lista;

Tenho dúvidas quanto a utilizar a data seja ela de qualquer tipo.

Obrigado desde já!

Diutsu

Utilizar como? Basicamente precisas de ter uma função que recebe void* data, para inserires um novo elemento e outra que devolve void* para remover.

A menos que vás precisar de comparar diferentes elementos "data" na lista.

XX SINFO - Semana Informática

msc126

Não preciso de usar diferentes tipos de "data" na lista, preciso é de reutilizar a estrutura para aplicar a várias situações.

o cabeçalho da inserir está assim:

List *add(List *l, void *info);

Faço uma função de inserir em lista ligada "normal" por assim dizer. O problema está em fazer o cast para vários tipos de dados...

Diutsu

Não preciso de usar diferentes tipos de "data" na lista, preciso é de reutilizar a estrutura para aplicar a várias situações.

o cabeçalho da inserir está assim:

List *add(List *l, void *info);

Faço uma função de inserir em lista ligada "normal" por assim dizer. O problema está em fazer o cast para vários tipos de dados...

O cast fica do lado da "aplicação" que usa a lista ligada. Para a lista ligada só lhe interessa que recebe qualquer coisa (void *).

msc126

Depois de tentar, continuo a não conseguir fazer o que quero.

O que pretendia era dada uma estrutura de lista ligada genérica ter (entre outras) a funcão genérica como "insertList(List l, void *data)" que serviria inserir diferentes tipos de dados em diferentes listas, ou seja, numa lista com a função insertList, inseriria inteiros, noutra lista strings...

Espero ter-me feito perceber...

Diutsu

Sim percebi. Podes por o código que tens da lista aqui?

msc126

typedef struct list {
  void *data;
  struct list *next;
} *List, NList;

List insertList(List l, void *data) {
  if (!l) {
    List aux = (List)malloc(sizeof(NList));
    aux->data = data;
    aux->next = NULL;
    return aux;
  }
  else {
    l->next = insertList(l->next, data);
    return l;
  }
}

Tenho isto, não sei se serve, e se servir como utilizar para usar qualquer tipo de dados :/

Diutsu

Não seria essa a maneira como eu o fazia, mas assim também dá (iterativo vs recursivo).

No if(!l) a condição que devias estar a verificar devia ser if(l == NULL), por uma questão de legibilidade do código.

Dito isto, o teu código está bem. Para adicionares um novo elemento à lista o que tens de fazer é algo tipo isto:

#include <stdlib.h>
#include <stdio.h>

typedef struct list{
 void *data;
 struct list *next;
} *List, NList;

List insertList(List l, void* data){
if (l==NULL) {
	aux->data = data;
	aux->next = NULL;
	return aux;
}
else{
	return l;
}
}

int main(){

int a=3;
int b=6;
int c=7;

int *pta =&a;
int *ptb =&b;
int *ptc =&c;

//isto não devia ser assim, era uma funcao para iniciar a lista
List lst = NULL;

lst = insertList(lst,(void*) pta);
insertList(lst,(void*) ptb);
insertList(lst,(void*) ptc);

//outra função devolve void* para ler um elemento da lista
printf("%d %d %d", *(int*)lst->data, *(int*)lst->next->data, *(int*)lst->next->next->data);

return 0;
}

como podes verificar sempre que inicias uma nova lista tens de colocar a variavel a NULL e depois de inserires o 1º elemento tens de actualizar essa variável, isto é facilmente resolvido usando uma estrutura intermédia.

eu usei ints, mas usares floats, strings, ou structs também funciona.

[this shouldn't be here]Até usando vários tipos misturados, desde que não saibas a que tipo corresponde o elemento que estás a ler.

stoned

Utilizar como? Basicamente precisas de ter uma função que recebe void* data, para inserires um novo elemento e outra que devolve void* para remover.

A menos que vás precisar de comparar diferentes elementos "data" na lista.

Podes desenvolver a parte do comparar diferentes elementos "data" na lista?

Por exemplo, imagina que eu quero adaptar a estrutura genérica

typedef struct list{
         void *data;
         struct list *next;
} *List, NList;

List insertList(List l, void* data){
        if (l==NULL) {
                aux->data = data;
                aux->next = NULL;
                return aux;
        }
        else{
                return l;
        }
}

a uma lista ligada de alunos, por exemplo.

typedef struct alunos {
          int numero;
          char* nome;
          int notas[10];
          struct alunos *next;
} *Lalunos, NLalunos;

Se quisesse fazer inserção ordenada na lista, por número de aluno, teria de criar uma função de comparação? É isso que queres dizer?

E já agora, num caso prático, como é que eu utilizaria a lista genérica em si para modelar a minha lista ligada de alunos? Por exemplo, para inserir um aluno teria de utilizar a função de inserção genérica - List insertList(List l, void* data), correcto?

Mas de que forma lhe passo os argumentos que quero armazenar? Suponho que seja com casting, mas já procurei bastante sobre isto mas nunca encontro exemplos concretos e nem sempre é fácil perceber... :/

Agradeço desde já qualquer resposta...

Diutsu

exacto tinhas de criar uma função de comparação e depois chamares a função dentro da lista, pelo que terias de passar a função como parametro para a lista, coisa que o C não suporta "nativamente".

A ideia é separes por completo a implementação da lista, dos elementos guardados dentro da lista, tendo para tal de usares void*, e fazendo os casts para void* quando inseres um elemento, e para (elemento*) quando queres ler um elemento da lista.

Dá uma olhadela a isto, (a estrutura é um red black tree, é mais complexa que uma lista ligada, portanto não ligues muito ao conteúdo das funções (rotates e fixups não te interessam)) para perceberes como enviar e receber elementos http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_geral:c:red_black_tree

Surtr

aux->data = data;

Cuidado com isto, estás a passar o endereço de data e não o valor apontado por data. Esta partilha de endereços acaba por dar estouro, mais tarde ou mais cedo, pois a alocação de memória passa a ser responsabilidade do utilizador. O melhor seria passares um campo size_t datasize à tua estrutura, alocares memória para isso e depois usares memcpy.