Jump to content
tibi

Sistema pesquisa rápida

Recommended Posts

tibi

Ola, boas tardes.

Estou a desenvolver um site no ramo dos automóveis (camiões) e digamos que encravei agora num ponto, pesquisa rápida! 🤔

Tenho 4 campos a partir dos quais o utilizador pode pesquisar (marca, categoria, ano e preço).

No formulário, todos estes campos tem como valor inicial "Indiferente" (value=0), ou seja o resultado será aparecerem os veículos todos.

Para as restantes opções uso um select com o value=id.

Para a primeira opção uso este query,

if($_POST["marca"] == 0 || $_POST["categoria"] == 0 || $_POST["ano"] == 0 || $_POST["preco"] == 0){

$marca=0;

$categoria = 0;

$data = 0;

$preco = 0;

$sql = mysql_query("SELECT * FROM tbl_imoveis WHERE `id_tipoimovel` > '$marca' and `id_tipologia` > '$categoria' and `data` > '$data' and `preco` > '$preco' ") or die ("Tens algum erro!!!");

}

Com isto lista me os resultados todos.

Mas gostava de saber como realizar uma pesquisa para as varias opções. Caso o utilizador escolha por exemplo marca=mercedes e o resto fique tudo indiferente ou marca indiferente e ano ser entre 2005 e 2010...

Tenho que fazer um query para todas as opções possíveis!?

Obrigado.

Nas pesquisas que encontro, usam a condição LIKE, mas como aqui são pesquisados valores fixos...

taviroquai

Tens aí algumas coisas que não batem muito certo... e o melhor era teres uma função para validar cada critério...

De qualquer forma, podes controlar os critérios de pesquisa com algo assim...

// Lista de critérios de pesquisa
$criterios = array();

// Validar e adicionar critério à lista
if(!empty($_POST["marca"]) $criterios[] = "id_tipoimovel = ".mysql_real_escape_string($_POST['marca']);
if(!empty($_POST["categoria"]) $criterios[] = "tipologia = ".mysql_real_escape_string($_POST['categoria']);
if(!empty($_POST["data"]) $criterios[] = "data > ".mysql_real_escape_string($_POST['ano']);
if(!empty($_POST["preco"]) $criterios[] = "preco > ".mysql_real_escape_string($_POST['preco'];

// Construir clausula WHERE
$where = count($criterios) ? ' WHERE ' . implode(' and ', $criterios) : '';

// Construir SQL
$sql = "SELECT * FROM tbl_imoveis $where";
// Testa primeiro o sql num cliente de Base de dados como por exemplo o phpmyadmin.
echo "<p color=\"red\">$sql</p>"; 

// Realizar consulta e devolve o resultado.
$result = mysql_query($sql) or die ("Tens algum erro!!!");

tibi

Sou bem capaz de ter algo no código que não bate certo...  :P

Vou experimentar como tu disseste e se tiver alguma dúvida, volto aqui.

Obrigado  :P

tibi

obrigado, ficou a funcionar como eu queria. só faltava fechar uns parêntesis nas condições. De resto, 5*. Era mesmo isto que queria saber.

Obrigado pela ajuda :P