Jump to content
PamkY

[Resolvido] Ajuda na construção da PAT (software de orçamento)

Recommended Posts

PamkY

Boas pessoal,

Desta vez não venho colocar dúvidas, mas sim pedir sugestões.

A minha PAT trata-se de um Software de Orçamento e Medidas de Corte para uma Empresa de Alumínios (construção de portas, janelas, perssianas, etc).

Já tenho tudo mais ou menos pronto à excepção do registo de Orçamentos, que não sei ainda como fazer.

Alguém tem sugestões?

Cada Orçamento corresponde a um cliente, que pode conter um ou mais produtos (adicionados no decorrer do programa, e não de uma vez - pode-se dizer que pretendo como um sistema de carrinho de compras online, basicamente).

Ando aqui às voltas a tentar arranjar uma maneira simples de modo a não sobrecarregar demasiado a BD, em Access, ao longo do tempo.

E, não sei como começar com isto  🤔

Obrigado a todos!  :P

M6

Se não queres problemas com a BD, larga o Access e usa uma BD decente.

Digo isto porque não vejo razão para que a base de dados te atrapalhe a vida.

Podendo optar pela tecnologia, o teu projecto não pode/deve sofrer por uma escolha que à partida já se sabe que trás mais problemas do que vantagens.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Andrepereira9

O Acess é pior que as bd's feitas dentro do visual studio (SQL)??

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

PamkY

Eu larguei o SQL visto que não me deixava fazer o que eu queria, pelo menos com a facilidade que faço com o Access

PamkY

Do tipo, eu preciso de ir adicionando tabelas de acordo com a evolução do programa, e no VB perdia sempre os dados que já tinha inserido. Tentei solucionar o problema e até pedi ajuda aqui no fórum mas não consegui :S E como tinha o projecto em C# mais avançado, desisti do VB e SQL e dei continuidade a este com ligação a Access.

Caça

Instala o ManegementStudio do SQL e trabalha com a BD separada do VS

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Andrepereira9

Yep!

E eu na minha PAP, fiz as bd's dentro visual studio (SQL), e no fim de estar tudo pronto, o meu prof, mandou-me alterar tudo para acess, porque o acess era melhor  😡

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Rechousa

O melhor é sempre relativo.

Uma BD pode ser melhor para uma pessoa porque tem mais tipos de dados, transacções, transaction log, locks, backups, user defined funtions, schemas, triggers, stored procedures, .Net CLR, roles, audit logs, performance tools, mirroring, jobs, suporta muitos utilizadores simultâneos e muito, mas muito mais!

Outra BD pode ser melhor para outra pessoa porque é mais simples.

É relatívo...

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

PamkY

Calculo que em Access seja muito mais simples...

Vai valer a pena fazer a BD de novo e alterar todo o código que já tenho para SQL ou será melhor ficar-me pelo Access? Tenho pouco tempo e muito que fazer na PAT :S

Rechousa

Vai valer a pena fazer a BD de novo e alterar todo o código que já tenho para SQL ou será melhor ficar-me pelo Access? Tenho pouco tempo e muito que fazer na PAT :S

Depende do tempo e depende do grau de conhecimento que tens em relação ao Access e ao SQL Server... Se dominas Access, usa access. Depende também do que consideras sobrecarregar a BD. Se irás ter "meia dúzia" de registos apenas para demonstrar, é diferente de teres de demonstrar com um milhão de registos.

Por outro lado, se a utilização do SQL Server te for valizada em termos de nota, aí o caso poderá mudar de figura. Cada vez existem menos programas que, na realidade (em produção - para o cliente final) usem Access - o MySQL e SQLite, por exemplo são mais robustos que o Access.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

PamkY

O software que estou a fazer vai ter uso na empresa de aluminios de meus pais.

Por isso a BD vai ser bastante usada porque não para de sair orçamentos da empresa.

Já tenho instalado o Management Studio, estou a criar as tabelas, tenho é dúvidas em relação aos tipos de dados :\

Por exemplo, no projecto, sempre que for inserido algum valor em textbox, que não seja texto, só deixo inserirem números e o ponto. Há alguma variavel para números decimais que detecte o ponto? Qual?

Obrigado

jpaulino

E eu na minha PAP, fiz as bd's dentro visual studio (SQL), e no fim de estar tudo pronto, o meu prof, mandou-me alterar tudo para acess, porque o acess era melhor  😡

Olha, que belo professor que tu tens :P

Calculo que em Access seja muito mais simples...

Não é mais simples, é diferente e tem diferentes objectivos.

Rechousa

O software que estou a fazer vai ter uso na empresa de aluminios de meus pais.

Sendo assim, recomendo SQL Server.

Por exemplo, no projecto, sempre que for inserido algum valor em textbox, que não seja texto, só deixo inserirem números e o ponto. Há alguma variavel para números decimais que detecte o ponto? Qual?

Podes usar o Numeric, onde colocas, por exemplo: NUMERIC(10, 2), que corresponde a um numérico com 10 algarismos no total, dos quais tem duas casas decimais (logo 8 algarismos inteiros), exemplo de um NUMERIC(10, 2) = 12345678.12

Muitos autores recomendam o uso do Money para guardar valores em dinheiro, mas pessoalmente uso o NUMERIC.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

Caça

Nas propriedades do campo existe uma chamada Is Identity dentro de Identity Specification.

Colocala a True

Pedro Martins

PamkY

É possível copiar uma tabela sem dados, ou seja, só os campos e tipos de dado?

Caça

Colocas a tabela de origem em modo Design e podes copiar

Pedro Martins