Jump to content
FDomingos

Windows 8 : Novos Detalhes Revelados

Recommended Posts

FDomingos
É certo e sabido que a Microsoft tem tido um grande trabalho no desenvolvimento do sucessor do Windows 7. O Windows 8 tem data de lançamento prevista para o final de 2012, no entanto, e apesar de estarmos a pouco mais de um ano do lançamento, ainda são poucos os detalhes conhecidos sobre o sistema operativo.

Esta semana surgiram mais algumas informações que, estranhamente, escaparam para a Internet e que revelam, por exemplo, a existência de uma opção que volta a colocar o sistema operativo de raiz (como se acabasse de sair da fabrica) em apenas dois minutos. Foi ainda revelado pelo site Win7China que a versão Milestone 3 do Windows 8 demorou apenas 8 minutos a instalar, ou seja, 2,5x mais rápido que o Windows 7.

Segundo adianta o mesmo site, a funcionalidade de restauro de "fábrica" não necessita de nenhum disco, sendo apenas necessário uma pequena parte do espaço em disco.

O site chinês confirmou ainda que o Windows 8 vai permitir a possibilidade de efectuar o login através do Windows Live ID.

Fonte e imagens: http://wintech.com.pt/content/view/9190/1/

M6

Eu necessito é que o SO seja rápido no dia-a-dia e não durante a instalação! :P

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

apocsantos

Boa tarde,

Será que é desta que a Microsoft acerta à primeira? Ou será mais uma repetição do "windows vista?" :P O ser rápido a instalar até pode ser relevante para as empresas que fazem instalação e comercializam o Windows OEM com PC's novos, de resto, não vejo utilidade.

Se me dissessem que o Windows 8 iria trazer de raiz estabilidade segurança e bom desempenho e um ambiente grafico jeitoso como o KDE, até ficava entusiasmado! :P

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Hipnoted

Desde o Windows Vista que o SO está muito mais estável, mais seguro e com um ambiente gráfico jeitoso. Por isso, quanto a mim, não deve mudar muito.

O Windows 7 em termos de rapidez e fluidez foi um importante avanço em relação ao antecessor, neste caso espera-se também alguns ganhos nesta nova versão.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

apocsantos

Boa tarde,

O Windows 7 está porreiro, ainda assim não deposito demasiadas esperanças no Windows 8. :P Espero para ver, não gosto de "antecipar muito" as coisas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

thoga31

Windows XP rocks. :P

Subscrevo totalmente! :P

Não me recordo de o XP me ter dado problemas. Já o Vista... no comments

Knowledge is free!

apocsantos

Boa noite

Continuo a usar XP em grande parte das minhas maquinas, nas pessoais duas correm XP Pro SP3, uma corre Windows Seven Home e a outra Windows Seven Professional.

Sinceramente prefiro de longe o XP ao Seven.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

thoga31

Volto a subscrever :P

Só há uma coisa no Win7 que acho interessante: na barra de tarefas, podermos mover as tarefas como se fossem tabs de um web browser: daria-me muito jeito à medida que vou necessitando de abrir programas para organizar a própria barra.

Já que o XP vai "morrer" em 2014 e o Vista não, que colocassem essa actualização ao Vista, entre outras! Isto porque há máquinas recentes que suportam Vista e não suportam Seven (weird, mas é um facto: as minhas duas são exactamente este caso).

Cumpz.

Knowledge is free!

apocsantos

Boa noite,

Tens sempre a possibilidade de correr o KDE no Windows XP. Fica porreiro em termos de usabilidade. Se ele funciona-se bem no NT4 Workstation eu até nesse o usava. Tenho uma maquina com NT4 Workstation SP2 que mantenho assim pois é com essa configuração que ela me faz falta. E trabalha! :P

Os drivers quando o XP for finalmente "morto" eu faço intenção de fazer o que fiz para o NT.... "adaptei o que pude e consegui", para manter a maquina a funcionar.

Não me confesso "apologista" de mudar de SO "só porque sim"!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

bioshock

Continuo a usar XP em grande parte das minhas maquinas, nas pessoais duas correm XP Pro SP3, uma corre Windows Seven Home e a outra Windows Seven Professional.

Mas precisas assim de tantas máquinas? :P

Já que o XP vai "morrer" em 2014 e o Vista não (...)

Vai "morrer" ?

Eu prefiro o XP pela simplicidade, assim como performance (ao nível de recursos comparado com o Vista/Seven).

Eu adorava adoptar o Linux como main OS, mas para isso iria ser obrigado a ter máquinas virtuais para puder usufruir de alguns programas que me são indispensáveis do .NET :down:

mjamado
Mas precisas assim de tantas máquinas?

Neste momento também tenho 4 máquinas em casa, mas até já tive 5: o meu pessoal (Win7 Ultimate), o Media Center da sala (Win 7 Ultimate), o portátil da minha esposa (Win7 Home Premium), um MacBook (Snow Leopard) que comprei exclusivamente para brincar com o iOS e um já abatido Gentoo Linux - este passou "para dentro" do meu pessoal, quando troquei para hardware mais poderoso. Tudo depende do uso que lhes dás, e do que fazes em casa.

apocsantos, comparar o Win7 com o XP? Só podes estar a brincar... :P Inclusivamente, o Win7, no mesmo hardware, é mais rápido em uso continuado (isto é, fora de situações fresh intall) e isso é experiência minha de todos os dias, visto que no escritório tenho o Win7 Pro, e a licença do meu boss continua a apanhar pó, enquanto não tem paciência para fazer backups integrais e livrar-se do XP.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

apocsantos

Boa noite

Respondendo por partes:

@Bioshock: Tenho a Tower (MouseHouse), onde faço grande parte do trabalho em casa e armazeno os trabalhos em curso (XP Pro SP3 / Ubuntu). (Tenho licença para o Seven Professional mas não gosto dele naquela maquina.

O Portatil que levo comigo para o trabalho (antigo mas trabalha) uso para levar para o trabalho, ter algumas coisas pessoais lá, e fazer algum trabalho para o empregador, sem ter de usar maquina fornecida por ele. (Windows XP e Opensuse)

A Tower nova que só uso para trabalhos graficos... (nova salvo seja bem re-condicionada e só a uso para trabalho de imagem) Windows Seven Profissional (com a respectiva licença como todos os outros)

E a porra do portátil do E-Escola (Já que tenho direito, porque não usufruir?) Esse mal pego nele está com Seven Home Premium, e não faço grande coisa até porque nem gosto da maquina. É a "patroa" que a usa maioritariamente. Eu só a uso para dar formação.

Espero ter respondido à questão! Preciso porque em cada maquina tenho funcionalidades diferentes e não gosto de aglomerar coisas num só computador, nem gosto de me livrar das maquinas só porque "Estão desactualizadas". Isto fora a colecção de "maquinas velhas", desde Pentiums 133MMX a Maquinas com Duplo Celeron em Board BX. :P (Não deito hardware a funcionar ao lixo, e tudo o que pode ser re-condicionado é re-condicionado e colocado ao serviço).

@Mjamado: Eu não comparo o desempenho do XP com o Seven. No mesmo hardware o Seven chega a ter melhor desempenho que o XP SP3, nem sequer são comparáveis. Só não troco de SO por trocar. Eu mal usei o Vista. Passei do 2k para o XP quando saiu o XP SP2, porque não precisei do XP antes. A Microsoft parece ter um ciclo "mais ou menos assim: (For x = numer_of_bugs : Release a Good SO; Release a NiceTry; Next x)

Se isto for facto, então o Windows 8 vai sair uma grande asneira. Pouco depois lançam o "Windows 9" que será porreiro. Mas isto são suposições, feitas com base no passado (Win98, WinME, Win2K, WinXP, Win Vista, Win7). Se seguir-mos a lógica o Windows 8 será "outra boa tentativa" como o NT foi inicialmente (Nice Try but...) . Claro que eu espero que desta vez eles tenham "acertado com a "formula mágica", mas quando vejo muito "suspanse" num SO e "muita promessa", fico reticente.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

thoga31

Vai "morrer" ?

Resposta:

After October 22, 2010, you'll no longer be able to buy new PCs with Windows XP installed.

(...) and even though we are ending the sale of Windows XP on October 22, 2010, we still plan to provide support for Windows XP until April 2014.

in microsoft.com :P

Espero que isto responda bem à questão da "morte" do XP (entre aspas, os verdadeiros XP Lovers nunca seguirão este funeral)

Cumpz.

Knowledge is free!

bioshock

Disso já tinha conhecimento thoga31, mas nem me lembrei.

Estamos a discutir aqui o lançamento do novo Windows, mas não nos esqueçamos do Google SO. Será que promete?

mjamado

Disso já tinha conhecimento thoga31, mas nem me lembrei.

Estamos a discutir aqui o lançamento do novo Windows, mas não nos esqueçamos do Google SO. Será que promete?

Não tenho a certeza, mas acho que já foi a ti que respondi uma vez: nunca usarei um SO cujo funcionamento dependa de eu ter ou não ligação à 'Net. Ponto.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

bubulindo

Espero ter respondido à questão! Preciso porque em cada maquina tenho funcionalidades diferentes e não gosto de aglomerar coisas num só computador, nem gosto de me livrar das maquinas só porque "Estão desactualizadas". Isto fora a colecção de "maquinas velhas", desde Pentiums 133MMX a Maquinas com Duplo Celeron em Board BX. :P (Não deito hardware a funcionar ao lixo, e tudo o que pode ser re-condicionado é re-condicionado e colocado ao serviço).

Isso hoje em dia, com tanta facilidade de começar com plataformas de microcontroladores, é um luxo. Poderes, por exemplo, aproveitar um PC desses com porta série ou, (sighhh) porta paralela para um interface de maquininhas mais simples é o ideal. Quem me dera a mim ainda ter o meu 166MHz com as portinhas lá atrás em que me bastava um apontador para o 0x378 e já tinha um interface feito. Hoje em dia ou temos USB, que não é nativo e precisámos de drivers, ou temos TCP, que apesar de começar a ser mais visto ainda causa um pouco de overhead em microcontroladores. Mas isto é off-topic.

Quanto a mim, ainda não usei nada da Microsoft acima do XP (porque a Siemens ainda não suporta completamente mais nenhum SO) e depois da borrada que foi o vista andei a pesquisar entre Linux e Mac... decidi-me pelo Mac por causa da qualidade do computador e facilidade de encontrar informação... se bem que hoje em dia, também não é difícil de arranjar ajuda para Linux. Talvez o próximo computador seja um Linux. :P

Quanto à Google... ter de ter internet para usar o SO parece-me um pouco... como dizer... limitativo? E quem usa o computador para trabalhar no comboio? E quem se esqueceu de pagar a net? E quem tem o modem mal configurado e a ligação cai sempre que o vizinho liga o dele?

Mas pronto, se eu tivesse o dinheiro da Google também me metia em coisas dessas.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

taviroquai

Windows 8 para 2012? Faz parte da estratégia do "impulso" comercial... aparecer com o produto XPTO para o pessoal não se distrair com a concorrencia  :P

Também acho que o XP foi o SO quem se tirou, e ainda se tira, mais proveito... já la vão 10 anos...

Por exemplo o MS Office, passei do 2003 para o 2010.. o 2007 praticamente não usei...

Eu em casa só uso windows para jogar jogos... de resto, Ubuntu :P

bioshock

Não tenho a certeza, mas acho que já foi a ti que respondi uma vez: nunca usarei um SO cujo funcionamento dependa de eu ter ou não ligação à 'Net. Ponto.

Não sei, mas concordo contigo nesse ponto. Torna-se muito limitado. Mas será que eles não possuem modo offline?

Quanto a mim, ainda não usei nada da Microsoft acima do XP (porque a Siemens ainda não suporta completamente mais nenhum SO) e depois da borrada que foi o vista andei a pesquisar entre Linux e Mac... decidi-me pelo Mac por causa da qualidade do computador e facilidade de encontrar informação... se bem que hoje em dia, também não é difícil de arranjar ajuda para Linux. Talvez o próximo computador seja um Linux. :)

Pá, a ideia que eu tenho do Mac e que sempre tive, talvez por nunca ter tido um, é que é "apenas" vocacionado para design.

Quanto à Google... ter de ter internet para usar o SO parece-me um pouco... como dizer... limitativo? E quem usa o computador para trabalhar no comboio? E quem se esqueceu de pagar a net? E quem tem o modem mal configurado e a ligação cai sempre que o vizinho liga o dele?

Aliás, pelo que vi, se apenas quiseres te ligar ao SO, tens de ter internet, porque o login é online (Gmail)  :P

Eu creio (espero vá) que não seja assim tão limitado porque com certeza que vai perder muito mercado.

Mas pronto, se eu tivesse o dinheiro da Google também me metia em coisas dessas.

O objectivo é sempre o lucro máximo. Com estas features que nos foi apresentado...🤔

Sou só eu que vejo utilidade nesta nova funcionalidade? Pensem lá quantas vezes não tiveram um amigo ou familiar que não percebe muito de PCs e precisam de efectuar uma formatação? Dois minutinhos e já está. :D

O problema não é a formatação. O problema é a instalação dos softwares/drivers necessários, isso é que é secante. :P

bubulindo

Pá, a ideia que eu tenho do Mac e que sempre tive, talvez por nunca ter tido um, é que é "apenas" vocacionado para design.

Depende do que fazes... Para mim até agora tem tudo o que preciso, mas é um facto que para trabalho tenho o computador da empresa. No entanto, para fotos, programar uma ou outra coisa em C, programar AVRs, fazer desenhos de placas, entre outras coisas, pode fazer-se aqui facilmente.

A única coisa chata é mesmo não ter um MSN messenger decente. LOL

Nem sempre... um exemplo é o telemóvel da Google. O objectivo era impulsionar o uso do Android e não o lucro. :P

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

falco
O ser rápido a instalar até pode ser relevante para as empresas que fazem instalação e comercializam o Windows OEM com PC's novos, de resto, não vejo utilidade.

Não vai ser mais rápido a instalar, o que ele vai fazer é ter um mecanismo de reposição de uma imagem, quando já há uma instalação. Pelo que o que estás a dizer não é aquilo que se descreveu.

Se me dissessem que o Windows 8 iria trazer de raiz estabilidade segurança e bom desempenho e um ambiente grafico jeitoso como o KDE, até ficava entusiasmado!

O KDE comete vários dos mesmos erros que a interface do window$ comete.

Por exemplo ter a barra com o menu em baixo, em vez de ter em cima para ser coerente com as janelas das aplicações... Etc...

Mas basicamente eu considero a UI do KDE e do window$ "cluttered", apesar de terem tido algumas melhorias recentes, também houveram alguns passos atrás (eu por exemplo era capaz de fazer algumas coisas no window$ e agora já não sou capaz sem perder muito tempo e sem pedir ajuda a utilizadores experientes).

Desde o Windows Vista que o SO está muito mais estável, mais seguro e com um ambiente gráfico jeitoso. Por isso, quanto a mim, não deve mudar muito.

O window$ vista foi a maior revolução no window$ desde o window$ nt. Foi o melhor que a m$ fez para corrigir defeitos de design graves no window$. E por isso considero-o um dos window$ mais importantes de sempre (só comparável em importância aos window$ 3.11, nt 4 e 95).

Não me recordo de o XP me ter dado problemas. Já o Vista... no comments

Isso é porque ou tens memória curta, ou não usaste as releases iniciais dele, ou então tiveste sorte...

Sem nunca o ter utilizado, mas tendo noções técnicas sobre os dois. Acho que a tua preferência é mal orientada.

Tens sempre a possibilidade de correr o KDE no Windows XP. Fica porreiro em termos de usabilidade. Se ele funciona-se bem no NT4 Workstation eu até nesse o usava. Tenho uma maquina com NT4 Workstation SP2 que mantenho assim pois é com essa configuração que ela me faz falta. E trabalha!

Manter sistemas não suportados, nem mantidos pelo fabricante é de forma geral errado e perigoso.

Eu adorava adoptar o Linux como main OS, mas para isso iria ser obrigado a ter máquinas virtuais para puder usufruir de alguns programas que me são indispensáveis do .NET

Deixa do .net... Usar tecnologias da m$ é pedir para ter esse tipo de vendor lock-in que nos impede de fazer o que realmente queremos fazer.

apocsantos

Boa tarde,

Manter SO's que o fabricante deixou de suportar não deve ser uma "pratica corrente" mas como para tudo existem excepções, no caso de teres equipamentos ligados à maquina cujo fabricante do hardware não fez software nem drivers compatíveis para outras versões do MS Windows, é uma delas. Não podes obrigar os fabricantes de autómatos e outros equipamentos específicos a fazer o software de trabalho com o equipamento deles para o SO que tu queres. Se eu pudesse obrigava-os a fazer para GNU/Linux, como não posso remedeio como posso.

O Windows Vista até aceito que tenha sido uma evolução importante, mas nas primeiras versões deu demasiados problemas. Lamentavelmente. Mas lá está, as primeiras releases raramente são assim tão "boas".

O KDE para quem se habituou a ele é "aceitável", chegando a superar (pelo menos na minha opinião) a GUI do Windows, ainda assim é uma GUI imperfeita e eu não acredito que alguma vez seja feita uma que seja do agrado de toda a gente.

De facto e como já tinha escrito anteriormente só comecei a usar o Windows XP apartir do SP1, até sair o Windows XP Pro SP1 mantive-me a usar Windows 2000 Workstation e Windwos NT4 WorkStation. Sei que o XP teve os seus problemas nas primeiras releases, e a experiência ensinou-me a evitar as primeiras release de qualquer SO.

A minha preferência do XP face ao Seven não tem a ver com preferências técnicas, mas com preferências pessoais. Tecnicamente o Seven é superior ao XP, na pratica gosto mais do XP mas são questões pessoais. Apenas isso. Nem todos podemos gostar das mesmas coisas.

Sobre GNU/Linux eu ainda tenho de utilizar ferramentas .net porque muitos dos programas que tenho no trabalho foram feitos para correr en .net. Como tal não posso deixar de usar windows. Pelo menos enquanto não conseguir que os programas corram no Mono, e as ferramentas corram no Mono.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

amando96

O vista nunca me deu problemas, e não ficava muito atrás em termos de rapidez comparado com o 7, nunca percebi porquê o ódio todo.

FACEPALMMOVLW PALMMOVWF FACE

thoga31

O vista nunca me deu problemas, e não ficava muito atrás em termos de rapidez comparado com o 7, nunca percebi porquê o ódio todo.

A mim já me tem dado uns problemas, mas também vejamos: qual é o OS 100% perfeito que não dá nem um problema? Pessoalmente, não tenho conhecimento de nenhum.

Até concordo com o teu ponto de vista no que toca a rapidez :P

Knowledge is free!